Há pouco tempo tive a ideia de mostrar que o mundo do automobilismo é muito mais amplo do que parece, e na segunda-feira passada, publiquei o primeiro post dessa série: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/07/brasileiros-no-automobilismo-alem-da.html
Então, vamos continuar com isso!
João Paulo "JP" de Oliveira! Pela arquitetura das construções próximas ao piloto, muitos já devem ter imagino que ele vive no Japão. E estão certos! JP participa em duas categorias nipônicas simultaneamente: Super Formula e Super GT GT500. Uma de monopostos e a outra de turismo. E manda muitíssimo bem nas duas!
Primeiramente, ele foi campeão e vice campeão de Fórmula 3 aqui na América do Sul, para alguns anos depois conseguir o mesmo feito na Alemanha, até que finalmente chegou ao Japão, onde mais uma vez foi campeão e vice campeão na "escola" dos fórmulas. E não é que ele gostou da terra do sol nascente? Acabou ficando por lá, e depois de algum tempo, finalmente veio o título de campeão da Fórmula Nippon em 2010! Que hoje é a Super Formula.
Eles usam motores V8 de 2.4L que geram aproximadamente 600 cv de potência. Desde 2011, os carros mudaram um pouco, e pra melhor, mas nesse vídeo daquele ano, vocês podem ver como esses carros são rápidos com o JP em ação:
Esse ano, ele já venceu nas duas categorias, e por um ou outro azar não teve resultados ainda melhores. Acho que nunca vi o JP pilotando em um nível tão alto como está atualmente.
Agora falemos um pouco da vida tripla de piloto, com outro brasileiro.
Muitos devem conhecer Lucas di Grassi como o cara que ficou 1 ano na Fórmula 1, aparecendo só lá no final do grid correndo pela nanica Virgin, hoje Marussia. Ele merecia mais tempo na categoria, e com certeza em um carro melhor. Mas depois de seu vice campeonato na GP2 Series, e de 2010 sem condições de competir (a não ser com os carros da extinta Hispania Racing Team), ele acabou encontrando um outro ótimo caminho.
Lucas é um cara rápido, preciso, e além disso, técnico. Ele sabe bem sobre o equipamento no qual está colocando as mãos. Habilidade que chamou atenção da Pirelli, que entre outras categorias, faz pneus para a Fórmula 1, GP2 e GP2. Acabaram contratando di Grassi para ser seu piloto de teste, trabalhando no desenvolvimento dos compostos, podendo correr em carros de todas essas categorias, e ainda gravar vídeos desse que com certeza é um dos trabalhos mais legais do mundo. Aqui está o canal do piloto no YouTube: https://www.youtube.com/user/LucasDiGrassi
Como eu já disse, é uma vida tripla. Sendo assim, di Grassi também é piloto do WEC, na categoria principal, pela Audi. E foi ao pódio das 24 Horas de Le Mans duas vezes consecutivas, por pouco não vencendo da última vez.
Então surgiu a Formula E, da qual me viram falar aqui recentemente. Quem foi chamado para testar o carro? Lucas di Grassi. Acabou tomando gosto, e já é piloto da categoria, sendo que foi um dos mais rápidos nos testes.
Quer acompanhar mais esses caras?
JP de Oliveira:
Twitter: https://twitter.com/jpdeoliveira
Instagram: http://instagram.com/jpdeoliveira
Lucas di Grassi:
Twitter: https://twitter.com/LucasdiGrassi
Instagram: http://instagram.com/lucasdigrassi
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Paulo,
ResponderExcluirtoda sorte aos brazucas espalhados pelas pistas mundo afora...
abs...
André Candreva
Isso mesmo! Eles precisam, já que as empresas daqui incentivam pouco. Abraço, André!
ResponderExcluir