sábado, 9 de abril de 2016

Conheçam mais esportes a motor


Bem-vindos ao maravilhoso mundo dos esportes a motor! Que é muito mais amplo do que imaginamos. Eu mesmo conheço pelo menos uma nova categoria todos os anos.

Coitado daquele que acha que a Fórmula 1 é tudo o que há de esporte a motor no mundo. Ela é a maior categoria, sem dúvidas, no sentido de ser a que tem maior audiência mundial, chega a todos os cantos do planeta e tem mais dinheiro circulando. Mas boas e más corridas, nós temos nessa e em outras categorias.


Quando o leigo sabe um pouquinho mais, conhece a IndyCar, aliás, a "Fórmula Indy", como chamam (até nós que somos mais íntimos, acabamos pegando esse hábito). Uns dão valor. Outros "ai, é só virar pra um lado, qualquer um ganha". Olha, uma parte é verdade: literalmente, qualquer um pode gahar. Ótimo, não? Muito mais equilíbrio e competitividade! Mas de fácil, os ovais não tem nada. Inclusive do Indycar para o carro da NASCAR - essa sim menos conhecida por aqui-, são exigidas diferentes técnicas de pilotagem, em pistas iguais. E nas duas, diga-se de passagem, existem os circuitos mistos e, no caso dos monopostos, os circuitos de rua.

Se não conhecem, deem uma chance e tentem entender, que eu garanto que assistirão provas de tirar o fôlego. Mas se quer uma coisa ainda mais dinâmica, vamos para as duas rodas.


MotoGP! Tanto na categoria principal, como nas de base, Moto2 e Moto3, podem dar corridas espetaculares! Eu mesmo não era muito de acompanhar e, quando comecei a assistir mais de uns 2 anos pra cá, me arrependi de não tê-lo feito desde bem antes.

Voltando para as quatro rodas, nos últimos anos o WEC tem crescido, e temos a girininha da Formula E, mas que já chama muita atenção. São categorias completamente diferentes.


A primeira é o endurance, em que, diga-se de passagem, destaca-se muito mais o trabalho em equipe, como é em qualquer esporte a motor. São corridas de longa duração, então o carro deve aguentar isso, e os pilotos também - por isso são uns três por carro, geralmente. Sendo assim, não dá pra ir com a faca nos dentes em todas as voltas para não correr riscos desnecessários, nem andar devagar demais, porque a longo prazo isso prejudica muito. É outro ritmo, outra estratégia. Uma prova de resistência, mas não por isso menos emocionante. Tem que ter muita atenção e paciência para apreciar.

Nos monopostos elétricos, uns dizem que está o futuro. Por mim, conversa fiada, mas as corridas são ótimas, sim. Que nem no WEC, apesar da duração ser curta, primeiro deve-se garantir estrategicamente, que o carro chegará ao final, devido ao consumo de bateria regulado pelo piloto, proporcionalmente a potência gerada. E como os carros são quase totalmente iguais, temos muita disputa aqui também.


Categorias de base são sempre válidas também, mesmo que seja para ver um festival de barbeiragens entre a molecada. As Fórmula 4, Fórmula 3, a Fórmula 3.5 V8 (World Series by Renault, até o ano passado), GP3 e GP2 Series... até para nos lembrarmos que aquele pessoal na elite, mesmo com um necessário suporte financeiro para todos eles - pelo menos no início -, não chegaram lá à toa.

Por último, mas não menos importante, a ampla gama de turismo. Aqui rola até uma troca de tintas. Stock Car, DTM, V8 Supercars, campeonatos de marcas específicas e por aí vai.


Explorem o grande mundo dos esportes a motor, galera! Não vão se arrepender! Eu cheguei ao ponto de, duas vezes, assistir corrida de cortadores de grama (é sério), haha.


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Um abraço!

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