Falar daqueles clássicos apresentados no Acelerados, Ford Maverick GT, Chevrolet Opala SS 250-S e Dodge Charger R/T, que depois apostaram corrida, me deu vontade de falar de outros carros antigos que se tornaram ícones da nossa indústria automobilística, então o escolhido de hoje, como viram no título, é o Volkswagen Passat GTS Pointer.
Lançado em 1984, o GTS Pointer é o ápice da evolução esportiva do modelo, sendo o sucessor do GTS comum e este, por sua vez, foi o sucessor do TS. E é o que tem o motor mais esperto.
Seu diferencial em relação aos antecessores, são 200 cilindradas a mais, tendo assim um motor AP de 1.8 litros herdado do Gol GT, com comando de válvulas nervoso e câmbio de 5 marchas (coisa não muito comum naquela época). Movido a álcool, parece pouco dizer que ele gera apenas 99 cv de potência e 14,9 kgfm, mas isso bastava para levá-lo de 0 a 100 km/h em apenas 11 segundos (para se ter uma ideia, um Gol Power de hoje leva quase 10 segundos) e atingir a velocidade máxima de 175 km/h. E com um consumo relativamente bom - para aquela época -, fazendo aproximadamente 6 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, Freios a disco na frente e tambor atrás.
Ah! E bancos Recaro, que denunciam a proposta esportiva do veículo. ;-)
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário