quarta-feira, 15 de julho de 2015

Fórmula 1 - Novo sistema de pontuação para a superlicença


Eu já devo ter tocado no assunto aqui outras vezes, mas como algumas coisas foram modificadas, caso eu nunca tenha falado, aí vai.

Um dos requisitos para se obter uma superlicença e assim poder guiar um F1, é uma determinada quantidade de pontos, acumulada correndo em outras categorias, de base ou não. Em 3 anos, o piloto precisa obter a soma de 40 pontos.

Quem for campeão da Fórmula 2, ou da GP2 Series, ou Fórmula 3 Europa, ou do WEC ou da IndyCar, já conquista essa pontuação. No caso das duas primeiras, até o vice campeonato já garante os 40 pontos. Aliás, na Fórmula 2, até um 3º lugar no campeonato vale.

Na World Series by Renault (Fórmula Renault 3.5), o título vale 35 pontos. Na GP3 Series, 30 pontos.

Essas são as principais, eu diria. Que dão mais pontos. Mas a Federação Internacional do Automóvel (FIA) distribui bons pontos em outras categorias mais distantes da Fórmula 1.

O título Super Formula (é do Japão, onde corre o JP de Oliveira), por exemplo, garante 25 pontos. O FIA GT (ou Blancpain, ou "Mundial de Turismo" também pode se referir ao WTCC), o DTM e a Indy Lights valem 15 pontos.

E abaixo de 15 pontos, há campeonatos fórmula menores, regionais e até alguns de kart.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário