domingo, 5 de julho de 2015

Fórmula 1 2016 - Quem fica na Ferrari?

Como é de costume nessa época, começam os rumores de trocas de equipe, a desta vez o principal alvo das especulações, é a Scuderia di Maranello.

Ao que parece, a Ferrari tem três opções, que eu darei na ordem que eu acho mais provável de se concretizar: renovar o contrato de Kimi Raikkonen, ou chamar Valtteri Bottas, ou chamar Daniel Ricciardo, ou chamar Nico Hulkeberg.


Apesar dos azares e de ser "velho" para a categoria, em performance pura, o Iceman ainda é um senhor piloto, capaz de extrair um excelente proveito do SF15T. Seu empresário está negociando com a Scuderia, estando tanto ele quanto o finlandês confiantes na renovação. Além disso, Sebastian Vettel tem poder de veto caso queiram trazer alguém de fora, e ele e Kimi são amigos e o tetracampeão o defende constantemente. Não à toa o campeão de 2007 tem trabalhado melhor e demonstrado maior animação, o que é raro vindo dele.


Conterrâneo do primeiro, temos Valtteri Bottas. O piloto da Williams é um diamante bruto que vem sendo constantemente lapidado e, quando estiver pronto, estando dentro do cockpit certo, terá totais e reais condições de disputar o título. Seu empresário foi visto em negociações com os italianos, mas parece que ainda não há nada definido. Pelo que dizem, a equipe de Maranello pagaria menos do que paga a escuderia de Grove.

Williams ou Ferrari? Neste ano são rivais na pista e são capazes de entregar os mesmos resultados. Em tal pista uma leva vantagem, em outra pista, a outra equipe, ou as duas, ou nenhuma se dá bem com o traçado, o que eu acho difícil.

Atualmente, a Williams está bem financeiramente, tendo a forte parceria com a Martini, e outros patrocinadores, inclusive a Petrobras (se bem que... deixa pra lá). Mas até quando? A Ferrari tem dinheiro para se reinventar e reerguer quando quiser, fora os patrocinadores gigantes que ela escolhe qual quer ter.


Namoro das antigas e com sobrenome italiano, Daniel Ricciardo é outro nome apontado, que pode estar sendo negociado. Há um interesse recíproco, mas não sei se Vettel gostaria de ter o australiano de volta como companheiro. Dos três possíveis substitutos, é o único que tem vitórias.

Por último, Nico Hulkenberg. Oficialmente, não há nada, nem negociações. Mas no passado, antes de Luca di Montezemolo trazer Raikkonen, a Scuderia quase fechou com o incrível Hulk, constantemente rejeitado pelas equipes grandes, por mais talentoso que seja. A Fórmula 1 não tem merecido esse cara, tanto é que pode ir ao World Endurance Championship (WEC) de vez pela Porsche. Aliás, foi a sua vitória nas 24 Horas de Le Mans que o colocou de volta no mapa especulativo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário