Voltando a falar em clássicos esportivos, hoje temos aqui aquele que... bem, vamos forçar um pouquinho a barra e dizer que foi sucessor do Maverick.
Em sua primeira geração por aqui (mas já a terceira lá fora), de 1983, o Escort XR3 era um baita sonho de consumo. Com direito a versão conversível, diga-se de passagem.
Trazia dentro de si um motor 1.6L de 83 cv de potência e 12,8 kgfm de torque.
O bastante para fazê-lo acelerar de 0 a 100 km/h em 13,4 segundos e atingir a velocidade máxima de 163 km/h.
Em suas gerações seguintes, cilindrada, potência, torque e tecnologia aumentaram, obviamente, assim como os números de performance. Mas quero tratar aqui só desta geração.
Por que? Porque tinha um proprietário bem ilustre que, inclusive, também era o garoto propaganda.
Bem, vocês já tinham visto isso no título (que talvez seja o que mais tenha chamado atenção)...
Como Ayrton Senna foi campeão das Fórmula Ford 1600 e 2000 (além da extinta Fórmula 3 Inglesa), me parece que ele acabou tendo um patrocínio com a montadora por aqui, tendo também, aliás, um Corcel II.
Senna teve dois XR3: um prata e um vermelho.
Na foto abaixo, o futuro tricampeão da Fórmula 1 estava em seu primeiro ano na categoria máxima do automobilismo mundial, como piloto da Toleman.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário