Com motor menor da turma de clássicos no Acelerados, mas não menos valente, o Opala SS é o sonho de consumo de todo "opaleiro". Ou melhor, de qualquer um que goste dos nossos carros lá de trás - alguns preferem até mais do que os de hoje (e dependendo do que me oferecerem de 2015, é bem provável que vá de Opalão mesmo).
Em 1971, o seis canecão 6 cilindros em linha de 4.100 cc (pra galera que usa "4cc" ou "6cc", "cc" é cilindrada, não "caneco", viu?), ou 4.1 litros, como quiser, a princípio era estrangulado usando o carburador mais simples, semelhante aos seus irmãos. Aliás, ele não tinha nada demais além do visual - se comparado aos irmãos - rendendo "poucos" 140 cv de potência (o que já é ótimo, mas esse bolo precisava de uma cereja).
Mas isso mudou em 1976, com o lançamento do motor 250-S. Carburador de corpo duplo e comando de válvulas mais "nervoso" fizeram com que o novo SS gerasse 171 cv de potência e 32,5 kgfm de torque, sentidos na tração traseira. Associado ao câmbio manual de 4 marchas, assim ele fazia de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos e atingia a velocidade máxima de 190 km/h. Para pará-lo, freios a disco na frente e tambor atrás.
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário