sábado, 29 de dezembro de 2018

Acelerados campeões da Sprint Race


Bom, não há muito o que falar além do que já está no próprio vídeo: os Acelerados Cassio Cortes e Gerson Campos se tornaram campeões da temporada 2018 da Sprint Race, nas categorias GP e Pro, respectivamente, em Interlagos. Como sou fã do programa, quis compartilhar aqui. Parabéns aos pilotos!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Feliz Natal e um próspero ano novo!

Em tempo, gostaria de desejar-lhes um feliz Natal e, adiantando-me, também um próspero ano novo de 2019 (não que necessariamente eu não volte a postar este ano). Em 2018, novamente, o blog cresceu ainda mais. De forma que eu nem me sinto merecedor, pois escrevi bem menos aqui. Se gostaram assim ou não, dos posts resumidos, não sei, mas parece ter funcionado e, de qualquer forma, muito obrigado, galera!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 22 de dezembro de 2018

Atualizando o blog: Fórmula 1, IndyCar e mais


Semana corrida que se passou, e acabou me obrigando a deixar o blog um pouco de lado. Me desculpem. Mas então, vamos aos destaques!

Ah! Eu não me esqueci dos testes da meninas na Formula E domingo passado, OK? Simplesmente não encontrei resultados, infelizmente. Mas tenho certeza que se saíram bem e, pelas fotos da categoria, das equipes, da FIA, foi algo bem bacana e produtivo. Agora, vamos ao principal certame mundial...

A Renault Sport, aliás, me parece que o nome oficial agora é apenas Renault F1 Team, passou à frente das adversárias Ferrari e Racing Point e, por enquanto, será a primeira escuderia a apresentar seu bólido de Fórmula 1 para a temporada 2019: 12 de fevereiro.

A FIA andou revendo suas regras malucas sobre punições. Mais especificamente, o realocamento dos pilotos no grid. Sabem quando dois recebem aquelas bizarrices que os fazem perder mais posições do que realmente há de lugares no grid? Como saber quem fica à frente de quem? Agora, ficou mais simples: o que originalmente tiver se classificado melhor.

Na IndyCar, um dos executivos da categoria, Jay Frye, agora assume a presidência da mesma. Mas falando na Road to Indy, o campeão da Pro Mazda, Rinus VeeKay, assinou com a Juncos para disputar a temporada 2019 da Indy Lights.

O World SBK, ou Mundial de Superbike, anunciou que passará a correr em Laguna Seca ano que vem. Mas trago esta categoria para falar mesmo da chegada de um brasileiro na classe Supersport 300: Ton Kawkami, pela Yamaha, com apoio desta aqui do Brasil.

E Gabriel Robe, campeão do Brasileiro de Turismo em 2017, correrá na Stock Car pela Mico's.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Ken Block em Gymkhana 10


Ken Block chegou ao décimo Gymkhana e, para que fosse marcante, mais uma vez, se superou - e muito: foram cinco carros, em cinco localidades bem distintas. A cereja do bolo foi sua nova Ford F-150 Hoonitruck na Rota 66.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: data de lançamento de Fórmula 1 da Racing Point; DragonSpeed na IndyCar; Villeneuve na NASCAR Euro Series; iRacing e Porsche juntas nos eSports; e adiamento da nova CNH


Anunciando depois, mas prometendo antes da Ferrari, a agora tão somente Racing Point definiu os detalhes do lançamento de seu primeiro carro, por assim dizer: será no dia 13 de fevereiro, em Toronto, no Canadá.

Eu tinha certeza que já havia falado sobre este rumor antes (não encontro o post, mas isso vem desde o começo de julho), que hoje foi oficializado: a DragonSpeed, nossa conhecida do WEC, colocará um carro na IndyCar. No entanto, para apenas cinco etapas do campeonato: Mid-Ohio, Road America, São Petersburgo, Barber e, é claro, as 500 Milhas de Indianápolis. O piloto escolhido foi Ben Hanley. E o motor será Chevrolet.

Campeão mundial de Fórmula 1 em 1997, o canadense Jacques Villeneuve irá disputar a temporada 2019 da NASCAR Euro Series, que como o nome sugere, é uma divisão europeia. O fará pela equipe Go Fas Racing.

iRacing e Porsche, juntas realização um campeonato de eSports no ano que vem, com o GT3 Cup e com a não necessidade dos competidores se reunirem em um local específico. O campeão ganhará um prêmio de US$ 100 mil.

Por último, além da novela da placa Mercosul, da qual até já desisti de falar, agora a nova Carteira Nacional de Habilitação (CNH), com chip, que estava prevista para 2019, foi adiada para 2022 pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 15 de dezembro de 2018

Formula E e Jaguar I-Pace eTrophy 2018/19 - ePrix de Ad Diriyah


Começou para valer hoje a temporada 2018-2019 da Formula E, com o ePrix de Ad Diriyah, na Arábia Saudita e... choveu no deserto. É. Não na corrida, mas como o evento é todo em um dia só, fica bem comprometedor.

Tivemos treinos livres adiados ou cancelados e a classificação modificada por causa disso. Assim, Antônio Félix da Costa, da BMW iMotorsport Andretti ficou com a pole position. Venceu de ponta a ponta, mas como eu digo: contou com a sorte do azar alheio.

Atual campeão do certame, Jean-Éric Vergne que, aproveitando, teve seu contrato renovado com a DS Techeetah (não revelaram o prazo, mas parece ser longo), veio do meio do grid muito forte para cima do português, e provavelmente teria vencido, se não fosse punido. Ainda assim, remou tudo de novo chegou em 2º. Jérôme D'Ambrosio completou o pódio pela Mahindra Racing.

A propósito, em questão de uma ou duas voltas, uma penca de pilotos foi punida. E não se justificou a razão. Apenas alegaram uma irregularidade técnica. Entre estes, estava Felipe Massa, da Venturi, que largou em 12º e ia fazendo uma ótima corrida, com belas ultrapassagens, chegando ao 7º lugar. Desta forma, terminou apenas em 14º. Seu companheiro Edoardo Mortara bateu na primeira volta e até conseguiu voltar, mas acabou em último.

Mitch Evans fez um excelente 4º lugar para a Jaguar Racing. André Lotterer completou o top 5 pela DS Techeetah. Sébastien Buemi, da Nissan NISMO e.dams, foi o 6º, seguido por seu companheiro, Oliver Rowland, e Daniel Abt, da Audi Sport, em 8º.

Quanto aos outros brasileiros, Lucas di Grassi, da Audi, e Nelsinho Piquet, da Jaguar, completaram a zona de pontuação, chegando em 9º e 10º, respectivamente. Antes isso do que nada, afinal, automobilismo exige consistência, ainda que por poucos pontos, pois podem fazer toda diferença no final, os ganhos e os perdidos.

Abandonando, tivemos Felix Rosenqvist, se despedindo da Mahindra, mais uma vez com alguma falha técnica. Gary Paffett, da HWA Racelab, também recolheu aos boxes (Stoffel Vandoorne sofreu com o mesmo problema, o qual depois identificaram, mas conseguiu terminar, em 17º). E José María López, o Pechito, da Dragon Penske, bateu. Olha que largou em 2º.

Como demonstrado nos testes (que não necessariamente querem dizer alguma coisa), a BMW iMotorsport tem um carro muito forte, mas a Techeetah, que por pouco não foi campeã no ano passado (perdendo na corrida final para a Audi), agora ainda com a DS, vem com muita força.






Tivemos também a estreia da Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de turismo satélite dos monopostos elétricos.

Por causa da chuva, também tiveram sua classificação comprometida, largando com as posições do treino livre.

O pole position foi Simon Evans (sim, irmão de Mitch), dividindo a fila com Bryan Sellers. A segunda fila, era do Time Brasil, de Sérgio Jimenez e Cacá Bueno, nesta ordem.

De ponta a ponta, Evans foi o vencedor. Com uma bela ultrapassagem sobre Sellers na penúltima volta, Jimenez chegou em 2º, com o americano completando o pódio.

Cacá estava no mesmo ritmo dos três à sua frente. Os quatro eram superiores. Até que o brasileiro foi tocado na traseira por Stefan Rzadzinski, e segurou lindamente o carro, mas não conseguiu mais alcançá-los, terminando em 4º.

Completando o top 5, veio a pilota convidada, Alice Powell, que me parece, foi quem fez mais - e belas - ultrapassagens na prova, num circuito muito travado. Guiou demais.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: data de lançamento do próximo carro de Fórmula 1 da Ferrari; reforma em Monza; e Jani com a Porsche na Formula E

(Foto: Ferrari)
A informação surgiu como rumor, que teria saído da boca de Maurizio Arrivabene no meio da semana, e hoje, veio a confirmação. Estava correta.

O carro com o qual a Ferrari disputará a temporada 2019 da Fórmula 1, tem data marcada para ser apresentado: 15 de fevereiro (o que pode mudar, claro).

O bólido será pilotado pelo tetracampeão mundial do certame, Sebastian Vettel, e pelo piloto "novo" da casa (já fazia parte da Ferrari Driver Academy), Charles Leclerc, que foi o estreante do ano pela Alfa Romeo Sauber, vindo de títulos consecutivos na Fórmula 2 e na GP3 Series.

Ainda falando em italianos, o autódromo de Monza chegará ao seu centenário em 2022. Até lá, passará por uma série de reformas que tragam melhorias e também, alterações na pista visando maior velocidade. Há ainda a possibilidade de retorno do circuito oval. As obras estão orçadas em 100 milhões de euros.

Por último, falemos um pouco da categoria de monopostos elétricos, a Formula E. Começando por um de seus fundadores, Alejandro Agag, que deixa de ser um "mero" diretor-executivo para tornar-se presidente da mesma - o que por mim, até já era.

A outra notícia é que a Porsche, que como devem saber, ingressa na disputa a partir da próxima temporada, nos últimos dias estava aí provocando um certo rebuliço para começar testes mas, antes disso, claro, anunciar pilotos.

Pois bem, hoje conhecemos o nome do primeiro deles - que é um velho conhecido da casa, aliás: Neel Jani, vencedor das 24 Horas de Le Mans de 2016, mesmo ano em que tornou-se campeão do WEC pelos alemães (e campeão da A1 Grand Prix, diga-se).

Lembrando que a marca deixou o campeonato mundial de endurance justamente para entrarem na Formula E. Quanto aos testes em pista de seu carro (pois o powertrain já está em testes de dinamômetro), só em março.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Loeb pode voltar ao WRC pela Hyundai; Valdeno muda de equipe na Stock Car; e recall dos Volkswagen Gol e Voyage


Sébastien Loeb pode voltar ao WRC em 2019, agora, pela Hyundai. Sabe-se que as negociações existem e, segundo a AutoSport, as partes chegaram a um acordo.

O francês participou de uma etapa recentemente, pela velha parceira Citroën e... venceu, mesmo tendo deixado a categoria há uns bons anos. Dono de nada menos do que nove títulos, talvez assim venha o décimo dele e o primeiro dos coreanos.

Atualização do dia seguinte: notícia acima confirmada. Porém, para apenas seis etapas do mundial em 2019 e ainda não se sabe quantas em 2020. O contrato é de 2 anos.

Notícia de mais de um mês atrás, mas que salvo engano, eu esqueci de dar: na Stock Car, para o ano que vem, Valdeno Brino troca a Carlos Alves Eisenbahn pela Prati-Donaduzzi, no lugar de Antônio Pizzonia, pois a equipe continua com Júlio Campos.

Por último, um recall da Volkswagen, em seus modelos Gol e Voyage, fabricados este ano. Trata-se de uma falha nos cintos de segurança traseiros, que podem causar o rompimento dos mesmos. Confira aqui se seu chassi está envolvido.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Massa de Formula E vs. falcão; Castroneves e di Grassi na ROC; Latifi com a DAMS na F2; Sirotkin testará no DTM; MotoGP renova com GP da Argentina; McLaren 720S Spider


Felipe Massa já venceu sua primeira corrida a bordo de um carro da Formula E. Mas... foi contra um falcão peregrino. O animal pode passar dos 300 km/h.

Tal como fizeram com Jean-Éric Vergne contra um guepardo no ano passado, a categoria, promovendo sua chegada a Arábia Saudita, levou o brasileiro ao deserto, para uma disputa contra a ave.

Para a Race of Champions, que em sua próxima edição, acontecerá no México, já temos o Time Brasil para disputar a Copa das Nações: Helio Castroneves e Lucas di Grassi.


E Sergey Sirotkin, que perdeu seu posto de titular na Fórmula 1 pelo time de Grove para Robert Kubica, fará um teste pela Audi Sport no DTM, em Jerez de la Frontera.

Dando um pulinho sobre as duas rodas, a Dorna, promotora da MotoGP, renovou seu contrato com o GP da Argentina até 2021, em Termas do Río Hondo.

Por último, falemos um pouquinho de carro de rua... mas que com certeza também dá show na pista. A McLaren apresentou ontem a versão Spider de seu 720S, lançado no começo do ano passado.

O bólido, naturalmente como um conversível em relação ao cupê, é mais pesado. Mas no caso aqui é pouco, pela tecnologia desenvolvida no monocoque de Woking.

Temos aqui o mesmo motor V8 de 4.0L biturbo, que gera 720 cv de potência. O 720S Spider faz de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos e, fechado, atinge 341 km/h (com o teto aberto, 325 km/h).


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Rossi vence rally; presentes para Pedrosa; notícias da Stock Car e Light; NASCAR nos eSports; e recall de Fiat e Chery


Ei, Doutor, o senhor não consegue sossegar? Terminada a temporada da MotoGP, Valentino Rossi participou do Rally de Monza. E venceu, com um Ford Fiesta. Na verdade, já é a sétima vez que o italiano alcança tal feito.

Ainda sobre outro veterano das duas rodas, o agora aposentado como titular (mas será reserva da KTM) Dani Pedrosa, recebeu dois presentes bem especiais da Honda neste final de semana em que a marca juntou seus pilotos e carros, incluindo F1 da STR, em Motegi. O espanhol levou para casa um protótipo da classe principal e uma 250cc de corrida. Nada mau, hein?


Na Stock Car, uma troca de lugares na dança das cadeiras: Gabriel Casagrande deixa a Vogel pela Cimed, e Lucas Foresti vai da Cimed para a Vogel.

Se tivemos o bicampeonato de Daniel Serra na classe principal, acho justo mencionar também a principal divisão de acesso: Raphael Reis, da Shell V-Power Racing, é o novo campeão da Stock Light.

E mais uma categoria aceita e entra no mundo dos eSports. Desta vez, a NASCAR! Será a eNASCAR Heat Pro League, em parceria com a RTA e a 704Games.


Por último, gostaria de informar sobre dois recalls importantes, da Fiat e da Chery.

Quanto aos italianos, trata-se dos airbags de Uno, Palio e Grand Siena, de 2012 e 2013. Aquele já conhecido problema com os dispositivos da Takata, que podem ferir ou até matar com seus estilhaços. Confira aqui.

E nos chineses, a falha é com um chicote no motor (dar curto circuito ou romper-se) do Tiggo 2, entre os modelos do ano passado e os que já saíram como linha do próximo ano. Isso é muito sério. Verifique.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 9 de dezembro de 2018

Serra bicampeão da Stock Car

(Foto: Fernanda Freixosa)
Na etapa final da temporada 2018 da Stock Car, em Interlagos, Daniel Serra, da RC Eurofarma, faturou seu bicampeonato consecutivo. Grande fase vive este piloto.

Largando de 3º, bastou um 4º lugar, numa corrida em que ele precisava mais se preocupar em chegar à frente de Felipe Fraga, da Cimed, que largou lá de trás, salvo engano de 18º, e fechou o top 5. Fez uma excelente recuperação e foi um grande campeonato de ambos.

A prova foi vencida praticamente de ponta a ponta pelo pole position Ricardo Zonta, da Shell V-Power Racing. O que foi uma redenção para quem havia conquistado duas vitórias no ano, mas foi desclassificado de ambas.

O pódio foi completado por Júlio Campos, da Prati Donaduzzi, que já havia largado em 2º, e Gabriel Casagrande, da Vogel, após largar em 6º.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

Atualizando o blog: notícias de Fórmula 1, F2, WEC, IMSA e Formula E


Começando com algumas considerações sobre a temporada, mais especificamente quanto ao carro, da McLaren em 2018, com base em declarações dom presidente-executivo desta, Xeque Mohammed bin Essa Al Khalifa.

Segundo este, o time de Woking até tinha uma especificação B do MCL33, e eu cheguei a comentar algo sobre. Porém não compensava implantá-la devido ao atraso para identificar uma falha estrutural do bólido. Por isso, ao que parece, o mesmo ficou sem grandes atualizações desde maio - razão pela qual o desempenho caiu tanto em relação aos primeiros GPs da temporada.

E ah! Lembram do carro de Fernando Alonso passando sobre o cockpit da Alfa Romeo Sauber de Charles Leclerc no GP da Bélgica? A FIA apurou e divulgou hoje que o halo realmente salvou a vida do monegasco. Aliás, vimos o dispositivo fazer seu trabalho em outras categorias este ano.

A TAG Heuer, que está com a Aston Martin Red Bull desde 2015, renovou seu vínculo com os austríacos pelos próximos 3 anos.

Quando ao mecânico da Ferrari acidentalmente (óbvio) atropelado por Kimi Raikkonen no GP do Bahrein, Francesco Cigarini pôde voltar a trabalhar esta semana.

Falei aqui anteontem da UNI-Virtuosi no lugar da Russian Time na Fórmula 2 a partir do ano que vem. A equipe anunciou a sua dupla de pilotos: Luca Ghiotto e Guanyu Zhou.

A FIA aprovou os Hipercarros no lugar do LMP1 do WEC para a super-temporada 2020-2021. Eis o regulamento. A categoria também anunciou seu retorno a Sebring para uma corrida de 1000 milhas em março do ano que vem, assim como o calendário da temporada 2019-2020, que vai se setembro de um ano até junho do outro. Falando nisso, foi também confirmado o calendário 2019 da Fórmula 1.

Ainda no endurance, mas agora de IMSA ou SportsCar, Rubens Barrichello fará mais uma participação no certame. Ele correrá de protótipo pela equipe JDC nas 24 Horas de Daytona.

Nos monopostos elétricos, sabem aquele "modo Mario Kart"? Chamado assim a princípio, a Formula E divulgou um vídeo bem legal mostrando o básico de seu novo "Modo Ataque", que nada mais é do um trecho da pista no qual um carro ganhará potência extra para fazer ultrapassagens, como o DRS dos F1.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

terça-feira, 4 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: McLaren com Chevrolet na Indy 500; Pippa em testes com a Dragon na Formula E; sai Russian Time e entra UNI-Virtuosi na F2; e Hero deixa a Stock Car


A McLaren levará o aposentado da Fórmula 1 Fernando Alonso de volta para as 500 Milhas de Indianápolis em 2019.

Sabemos que o time de Woking tem uma história recente nada feliz com a Honda. E quando esteve na IndyCar em 2017, o espanhol, que chegou a liderar a Indy 500 e aparecia como sério candidato ao triunfo, ficou na mão com o igualmente motor japonês da Andretti, a poucas voltas do fim.

Então é meio que impossível reconciliar essas três partes. Levando isso em consideração, a equipe que irá ao Indianapolis Motor Speedway, correrá com os motores Chevrolet.

Teremos um bom número de mulheres pilotando na Arábia Saudita este mês na Formula E. Hoje, foi confirmada mais uma: Pippa Mann testará pela Dragon.

Na Fórmula 2, teremos uma troca de equipes. Bom, mais ou menos. Enfim, sai a Russian Time e entra a UNI-Virtuosi. Acontece que as duas já estavam trabalhando juntas no certame há tempos.

E na Stock Car, teremos uma equipe a menos: com uma história breve, mas bem chamativa, a Hero deixa o grid da categoria.

Lucas di Grassi, que corre na atual temporada pelo time, já não tinha mesmo planos de seguir adiante nesta empreitada, se dedicando aos monopostos elétricos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Farfus com a Hyundai no WTCR; 500 Milhas de Kart da Granja Viana 2018; Latifi reserva da Williams na Fórmula 1; e Hamilton se aventurando no World SBK



Além disso, o brasileiro correrá no WTCR, novo mundial de carros de turismo da FIA, no lugar do WTCC, pelo qual ele passou e, salvo engano, vai para a sua segunda temporada. Porém neste certame, ele correrá pela Hyundai.

Aqui no Brasil, neste último final de semana tivemos a edição 2018 das 500 Milhas de Kart da Granja Viana. Foram 647 voltas em 12 horas de prova, que teve de pista quente com muito sol, até uma forte chuva.

Venceu o #120 da AM Com, com Enzo Prando cruzando a linha de chegada após um último stint espetacular. A equipe também contou com o multicampeão André Nicastro, além de Pedro Cardoso, Rafael Prada, Guilherme Voltolini, Marciano Cardoso, Marcelo Furtado, Alexandre Grott e Jorge Garcia.

Mais um nome da Fórmula 2 sobe para a Fórmula 1. Como reserva, claro, pois as vagas de titulares já se esgotaram. Será Nicholas Latifi, que na verdade não sabe em que equipe irá correr na categoria em que disputa, se é que ficará nesta (até porquê o Super Formula tem sido bem atrativo). Ele chega pela Williams. Na verdade, já ocupou posto semelhante pela Force India.

Por último, se a temporada acabou, Lewis Hamilton, por outro lado, não consegue sossegar. Esteve em Jerez de la Frontera para os testes do World SBK. Só que... na pista. Isso mesmo, o inglês pentacampeão mundial acelerou uma Superbike da Yamaha por esses dias.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sábado, 1 de dezembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Racing Point na Fórmula 1; e o fim dos testes da Fórmula 2


Não é de se espantar. Após tirar uma equipe falida das mãos de um indiano e assim ter que "ressuscitá-la" com um novo nome, este era provisório e agora, Force India fica totalmente para trás.

Tornou-se Racing Point Force India e, sob o comando de Lawrence Stroll, agora será apenas Racing Point. Ou de forma mais completa: Racing Point UK Limited.

Salvo engano o patrocínio da BWT permanece e na dupla de pilotos, a novidade "nem um pouco esperada" é a chegada de Lance Stroll, com a manutenção de Sergio Pérez. Esteban Ocon virou reserva da Mercedes.

E na Fórmula 2, terminaram os testes após a temporada, no circuito de Yas Marina, em Abu Dhabi.

Louis Delétraz liderou pela Carlin, superando a Russian Time de Luca Ghiotto. Sérgio Sette Câmara, da DAMS, fechou o top 5. E Mick Schumacher ficou em 10º pela Prema.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

sexta-feira, 30 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: na Fórmula 1, Stroll na Racing Point Force India e o novo patrocinador da Williams; sobre os testes da F2; Rowland na Nissan e.dams, e uma possível ida da Formula E para a Coreia do Sul; e o novo Kia Soul


Vocês acreditam que Lance Stroll irá disputar a temporada 2019 da Fórmula 1 pela Racing Point Force India? É sério! Eu nunca havia imaginado isso, mas juro que é verdade.

Ironias a parte, o time cor-de-rosa confirmou a chegada do canadense de forma oficial - num acordo que deve durar até ele se cansar. O que já era mais do que óbvio, porque... ah, sério que eu preciso falar? Enfim, papai Lawrence Stroll arrematou a equipe. O garoto até já participou pela mesma nos testes em Abu Dhabi.

O dinheiro dos Stroll e da Martini, saem da Williams. Mais um novo patrocinador chega até Grove, juntamente com o agora titular Robert Kubica: a petrolífera polonesa PKN Orlen.

A Fórmula 2 também esteve testando no circuito de Yas Marina, e passou por uma tremenda dança das cadeiras.

O primeiro dia teve como mais rápido Louis Deletráz, agora na Carlin. Neste dia que Tatiana Calderón correu pela Charouz, ela foi a 6ª entre 20 pilotos/carros. Sérgio Sette Câmara colocou a DAMS em 7º. E o estreante Mick Schumacher, da Prema, foi o 12º.

No dia seguinte, Juan Manuel Correa colocou a Charouz no topo e Schumacher foi o 2º mais rápido. O brasileiro subiu para 4º.


Com a ida de Alexander Albon para a Toro Rosso-Honda, a Nissan NISMO e.dams teve que correr atrás de um substituto na Formula E. Bom, o anúncio foi feito hoje: Oliver Rowland, que já havia substituído o tailandês nos testes.

Por falar nesta categoria, a mesma está em negociações para a realização do ePrix de Seoul, na Coreia do Sul.


E falando em coreanos e em algo parecido com Seoul, a Kia apresentou a nova geração do Soul no Salão de Los Angeles.


Visualmente, o crossover é completamente novo, como podem ver. E ganhará ainda uma versão "aventureira", o X-Line, e uma "esportiva", GT-Line.

Ele poderá ser equipado com um motor 2.0L aspirado que gera 150 cv de potência, acoplado ao câmbio manual de 6 marchas ou CVT, ou um 1.6L turbo de 204 cv e câmbio automatizado de dupla embreagem e 7 marchas.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mais uma garota em testes com a Formula E na Arábia Saudita, e a busca por outras, entre as quais uma brasileira, para a W Series




A quinta temporada da categoria estreia no mês que vem, justamente com o novo ePrix de Ad Diriyah. Nesta etapa, haverão também testes coletivos. E o CEO Alejandro Agag avisou: queria mulheres na pista, pilotando.

Não sei se mais alguma topou, mas já temos confirmadas: Tatiana Calderón, reserva da Alfa Romeo Sauber, pela DS Techeetah.

Agora, mais uma: vinda dos GT, Carrie Schreiner, de 20 anos, pela HWA Racelab, equipe da Mercedes. Na verdade, era para ser Sophia Flörsch em seu lugar. Mas devido a todo o acontecido (e agora ela está bem), houve essa mudança de planos.


Além disso, há a nova competição satélite, eTrophy que, pelo que sei, já conta com Katherine Legge e Célia Martin.

Por falar em garotas ao volante, a W Series, nova categoria feminina que estreia ano que vem, está com 55 candidatas, para 18 vagas.

Entre essas, temos uma das, infelizmente, pessoas que deram a ideia (entendam), Carmen Jordá. E também a brasileira Bruna Tomaselli, que correu na Road to Indy na USF2000 nos últimos anos.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Porsche apresenta oitava geração do 911


Ultimamente eu não tenho falado muito em lançamentos. Mas um ícone da Porsche, aliás, do mundo, de todos os tempos desde a invenção do automóvel, não pode e nem deve passar batido, não é mesmo?

Até então sob o código 992, os alemães apresentaram hoje, no Salão de Los Angeles, a nova geração, isto é, a oitava, do lendário 911. Na verdade, andou "vazando", como de costume nos últimos tempos, mas eu decidi esperar.

Temos aqui um 3.0L biturbo de seis cilindros, naturalmente, com os mesmos opostos, boxer, ou melhor, flat-six (perdoem-me, "porschistas"), que gera 450 cv de potência a 6.500 rpm e 54 kgfm de torque dos 2.300 aos 5.000 rpm.


Via de regra, acoplado ao câmbio automatizado PDK, de dupla embreagem, com 8 marchas. Mas para a alegria e o alívio dos puristas, posteriormente haverá também uma versão manual de 7 marchas. Satisfeitos?

Serão duas versões: Carrera S e Carrera 4S. A diferença é que o primeiro tem tração traseira e o segundo, integral.

Segundo a fabricante, dependendo da versão e de pacotes opcionais de performance escolhidos, a aceleração de 0 a 100 km/h varia entre 3,4 e 3,7 segundos. E a velocidade máxima, 306 e 308 km/h.

Visualmente, nem tem o que dizer, não é? Apenas... Lindo! Diga-se de passagem, achei a traseira meio retrô, bem legal.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

Fórmula 2 2018/19 - Algumas trocas de pilotos, entre os quais, Sette Câmara


Estamos tendo uma dança das cadeiras um tanto quanto interessante na Fórmula 2, e um dos pilotos afetados, é brasileiro.

Sérgio Sette Câmara filho troca a atual equipe campeã, Carlin, pela também forte DAMS. Faz sentido? A princípio, parece que não. Mas a Carlin sofreu mais com quebras esse ano e, com todo respeito, acho eles um pouquinho... trapalhões, especialmente nos boxes. Enquanto a DAMS, terminou o ano com um carro mais competitivo.

Lembrando ainda que o possivelmente torcedor do Galo, mas não que isso venha ao caso, agora, também faz parte do programa de desenvolvimentos de pilotos da McLaren. Seu colega de academia, Nyck de Vries troca a Prema pela ART Grand Prix, e terá como companheiro de equipe Nikita Mazepin, reserva da Racing Point Force India, que sobe da GP3 Series com um vice-campeonato. Ele chega substituindo o atual campeão, George Russell, pupilo da Mercedes que correrá pela Williams.

Se de Vries deixa a Prema, nesta chega o atual campeão da Fórmula 3 Europeia, Mick Schumacher, filho do heptacampeão mundial de Fórmula 1, Michael Schumacher.

Para o até então lugar do brasileiro na Carlin, vai Nonuharu Matsushita que, ao que parece, terá Louis Delétraz como colega, já que o vice-campeão, Lando Norris, vai para a McLaren.

Bom, acho que é isso... Ademais, há um merecido teste para a recentemente badalada Tatiana Calderón, pela Charouz. Ela disputa a GP3 e é pilota reserva da Alfa Romeo Sauber. Andou pilotando F1 este mês, inclusive.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Fórmula 1 2018 - 2º dia de testes coletivos em Abu Dhabi


Segurem o menino!

Em seu primeiro dia como titular da Ferrari, Charles Leclerc liderou tanto as atividades matinais quanto as da tarde do segundo dia de testes coletivos em Abu Dhabi.

O monegasco foi, inclusive, mais rápido do que Sebastian Vettel ontem. Embora o carro possa ter evoluído e eu duvido que o alemão tenha buscado uma volta no limite.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor (novo Twitter)

terça-feira, 27 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: 1º dia de testes coletivos da Fórmula 1 em Abu Dhabi; Schumacher na Fórmula 2; Alonso e Kobayashi nas 24h de Daytona; mudança na Stock Car; e Dudu Barrichello na Road to Indy


Hoje aconteceu o primeiro dia de testes coletivos pós temporada da Fórmula 1 no circuito de Yas Marina, onde permanecem as equipes após o GP de Abu Dhabi.

Valtteri Bottas, da Mercedes, liderou a sessão matinal e Sebastian Vettel, da Ferrari, baixou ainda mais os tempos mais tarde.


Chamaram a atenção as estreias. Inclusive Pietro Fittipaldi teve problemas com sua Haas mais cedo. E como podem ver, o trabalho de alguns rendeu bastante.

Eles experimentaram os novos compostos da Pirelli. Segundo o mais rápido do dia, quase não sentiu diferença. Lembrando que em condições normais, serão apenas três. Aliás, mudaram as cores, também.


Descendo um degrau, atual campeão da Fórmula 3 Europeia, Mick Schumacher anunciou sua estreia na Fórmula 2 no ano que vem, pela equipe para a qual já corria em seu até então certame, a Prema, ao contrário do que se especulava com a ART Grand Prix.


O que era até então um rumor, hoje tornou-se uma confirmação: Fernando Alonso voltará a disputar as 24 Horas de Daytona, do IMSA, com o Cadillac DPi da Wayne Taylor Racing.

Diz que quer fazer corridas icônicas no ano que vem. Inclusive ontem já começou a curtir a sua aposentadoria com um carro da NASCAR.

O espanhol já esteve na competição antes. Parece ter tomado gosto pelo endurance com o WEC, inclusive vencendo as 24 Horas de Le Mans, requisito de sua nova ambição: a Tríplice Coroa do Automobilismo. E ele já está confirmado para ir mais uma vez às 500 Milhas de Indianápolis, desta vez, ao que parece, com uma equipe da McLaren.

Ah! E ele leva Kamui Kobayashi, colega de Toyota na LMP1, junto.

Dando um pulinho no Brasil, na Stock Car, Gabriel Casagrande sai da Vogel e vai para "a Cimed" (aspas, porque será um time B, dentro da mesma estrutura, mas com outro patrocínio).

Por último, falando em pilotos brasileiros, mas fora do país, nos Estados Unidos, Eduardo Barrichello, filho de Rubinho, este ano fez sua estreia na Fórmula 4 de lá.

Ano que vem, no entanto, teremos uma pequena mudança de planos: a Road to Indy. Dudu pilotará na USF2000, pela novata equipe Miller Vinatieri.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

segunda-feira, 26 de novembro de 2018

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) do dia: Formula E em Belo Horizonte; e Sophia Flörsch ganha alta e quer voltar a correr


Antes de tudo, aqui está o post com notícias só de Fórmula 1. Dito isso...

Desde a estreia da Formula E, era para ter um ePrix no Brasil. Primeiro, no Rio de Janeiro. Esse ano quase tivemos em São Paulo, mas acabou não dando certo também.

Agora, a categoria volta a flertar com o país e agora, com Belo Horizonte. O que particularmente eu achei maravilhoso, já que moro praticamente ao lado, a pouco mais de 1h de carro.

Enfim, a informação é do site Lance! e depois eu dei mais uma apurada nas redes sociais dos monopostos elétricos.

Acontece que a Formula E tem uma parceria, da qual até então eu não sabia, com a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, multinacional exploradora de nióbio (seria usado nos carros?), com sede em Minas Gerais.

E este vínculo foi estendido pelos próximos 3 anos, com a vinda do CEO da F-E, Alejandro Agag, para São Paulo. Ele diz que é questão de tempo para os carros elétricos correrem por aqui. Afinal, tenos dois campeões mundiais, Nelsinho Piquet e Lucas di Grassi.

Prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ex-presidente do Clube Atlético Mineiro, teria interesse, e o atual presidente do Galo, Sérgio Sette Câmara, que com esse nome nem preciso dizer pai de quem é, também.

E por último, uma notícia rápida, mas por mim até mais importante, é que depois do acidente horrível que sofreu na Copa do Mundo de Fórmula 3, e passar por cirurgias de sucesso, a pilota de 17 anos, Sophia Flörsch, recebeu alta, está em casa e já avisou: voltará a correr, inclusive no GP de Macau.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Rapidinhas ( ͡° ͜ʖ ͡°) da Fórmula 1 2018/19: Albon na Toro Rosso; Bottas perde engenheiro; Pirelli continua como fornecedora única; Alonso troca F1 com NASCAR de Jimmie Johnson; sobre os testes; e outra troca, entre Vettel e Hamilton


A princípio ele já estava confirmado para correr pela Nissan e.dams na Formula E, porém, logo apareceram os rumores de uma negociação na Fórmula 1.

Dito e feito: o contrato foi rompido e foi anunciado que, Alexander Albon, atual vice-campeão da Fórmula 2, irá correr pela Toro Rosso-Honda. Com isso, os três primeiros colocados da divisão de acesso sobem, e ele se junta ao campeão George Russell, piloto Mercedes que correrá pela Williams, e ao 3º colocado, Lando Norris, da McLaren.

E com isso, tchau, tchau, Brendon Hartley. A outra vaga é de Daniil Kvyat, que está de volta ao certame.

Se um veio dos monopostos elétricos, outro faz o caminho inverso. Mas não é um piloto. Tony Ross, engenheiro do título de Nico Rosberg e desde então ao lado de Valtteri Bottas, deixa o finlandês para trabalhar na empreitada das Flechas Prateadas na outra categoria.

Há pouco mais de dois meses, eu falei sobre um possível ingresso da Hankook como fornecedora de pneus. Porém, a Pirelli segue como escolhida para ser a única fabricante de compostos.


Mal saiu da categoria, fazendo sua despedida ontem, e Fernando Alonso já foi se divertir com outros carros. Como aliás, já era esperado.

A McLaren foi para o Bahrein e levou seu carro de 2013, o último V8. Lá, o espanhol... pilotou o F1? Não. Este ficou para Jimmie Johnson. Isso mesmo, o bicampeão mundial pilotou o Chevrolet do heptacampeão da NASCAR no circuito de Sakhir.

Mas falando em Abu Dhabi agora, as equipes continuam por lá para os testes após o fim da temporada.


Por último, como um sinal de respeito mútuo, Lewis Hamilton, pentacampeão da Mercedes, e Sebastian Vettel, tetracampeão da Ferrari, fizeram uma troca de capacetes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

domingo, 25 de novembro de 2018

Fórmula 1 2018 - GP de Abu Dhabi - Corrida


Assim termina a temporada 2018 de Fórmula 1: com um, como era de se esperar, GP de Abu Dhabi muito chato. Nada surpreendente vindo do circuito de Yas Marina, embora outras categorias por lá consigam ser mais interessantes.

As emoções foram por circunstâncias alheias a competição: a despedida de Fernando Alonso do certame, com direito a escolta de sua McLaren por Sebastian Vettel e Lewis Hamilton até a reta principal, para darem zerinhos, as despedidas e de Daniel Ricciardo e de Kimi Raikkonen de suas equipes. O australiano terminou em 4º, OK. E o finlandês, melancolicamente, teve problemas em seu carro, abandonando.

Alonso, a propósito, foi apenas o 11º. Por pouco não levou o último pontinho em seu último GP. Completaria 1900 pontos na categoria. Ficou com 1899.


A corrida foi vencida por Hamilton, da Mercedes-AMG, com Vettel, da Ferrari, chegando em 2º e Max Verstappen, da Aston Martin Red Bull, completando o pódio. Como a outra Flecha Prateada, de Valtteri Bottas, apenas fechou o top 5, ele foi superado na classificação pelo holandês rubro-taurino que, por apenas 1 ponto, também não tomou o 3º posto do outro finlandês, da Scuderia. E isso porquê perdeu uma vitória fácil no GP do Brasil e a Red Bull, além dele mesmo, deu outros vacilos.

Em um excelente 6º lugar veio Carlos Sainz Jr., da Renault Sport, seguido pelo também muito bom Charles Leclerc, da Alfa Romeo Sauber. Depois veio Sergio Pérez, da Racing Point Force India. E levando os últimos pontos, as Haas de Romain Grosjean e Kevin Magnussen, respectivamente.

Além do Iceman, também abandonaram com problemas em seus carros: Pierre Gasly, da Toro Rosso-Honda; Esteban Ocon, da Force India; e Marcus Ericsson, da Sauber, e que vai para a IndyCar no ano que vem. Já Nico Hülkenberg, da Renault, foi um caso de capotamento louco após tocar rodas com Grosjean, num lance normal de corrida, no qual o alemão foi otimista demais, ainda na primeira volta.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!