quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Nostalgia Ayrton Senna



O canal Nostalgia, do youtuber Felipe Castanhari, postou ontem um vídeo de mais uma hora e dez minutos de duração, falando sobre o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna.

Claro que, como não é especialista no assunto, os mais íntimos do automobilismo podem notar um ou outro errinho. Coisa à toa, que sinceramente, não faz muita diferença no todo. Aliás, alguns detalhes enriqueceriam ainda mais o conteúdo, mas novamente, nada grave. Talvez até perderiam o foco se o fizessem. Para algo feito não especificamente para os fãs do esporte, este vídeo está realmente excelente. Ou melhor, está ótimo até para nós, apaixonados por velocidade, também. Tanto que resolvi compartilhá-lo aqui. Não quero desmerecer esse pessoal, não. De forma alguma. Nem tenho esse direito. Pelo contrário, tenho é que espalhar esse vídeo mesmo.

Inevitavelmente, aquele Senna pilar da moral e dos bons costumes foi um pouco reconstruído aqui, e como eu digo sempre, todo piloto de ponta, na verdade, não tem nada de bonzinho enquanto competidor. O que é perfeitamente natural e compreensível. Tantos outros gênios, como o brasileiro, foram e são assim.

Mas por mais que seja difícil escapar dessa narrativa do mito, que criou uma geração chata de "ai, a Fórmula 1 acabou em 1994", o Nostalgia trouxe muita coisa legal sobre o ídolo do esporte, tanto profissional quanto pessoal, por outro lado até humanizando o Senna, o que geralmente falta por aí. E achei ótimo que, surpreendentemente, tenham até entrado em detalhes das categorias de base, o que os leigos daqui ignoram ou não dão valor, e isso quando sabem que existem. Falaram de acontecimentos que muitas vezes faltam até em matérias feitas por profissionais do jornalismo esportivo, mais especificamente automobilístico.

Ayrton era um ser humano normal, com seus defeitos, mas também com bons exemplos para dar. Inegavelmente, um gênio que perdemos muito cedo, de maneira trágica. Mesmo que com tantos outros tenham sido assim, este em especial, não deixa de ser uma das maiores referências do esporte mundial, e merecidamente. Gostem ou não, Senna de fato transcendeu seu certame de atuação, tanto que fez muitas pessoas que nem gostavam daquilo, assistirem só por causa dele. O que por outro lado, gerou aquele pessoal que desmerece tantos outros grandes profissionais, e gênios que rivalizam com o brasileiro no patamar de melhores de todos os tempos.

Não quero parecer um chato, crítico, nem nada assim. Só um pouquinho realista. Porque de qualquer forma, Castanhari e toda a sua equipe estão de parabéns pelo brilhante trabalho feito aqui, que inclusive também foram bem sensatos no texto, sem idolatrar, endeusar etc., e com o maior respeito por outros pilotos, que normalmente falta ao falarem desses que se destacaram demais. O que fizeram, foi justamente trazer a Nostalgia da alegria daquelas manhãs de domingo. Assistam, pois vale a pena, cada minuto. Nem vão ver o tempo passando.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário