domingo, 11 de junho de 2017

Fórmula 1 2017 - GP do Canadá - Corrida


Grand Chelem. Absoluto. Lewis Hamilton reinou passeando no parque, de ponta a ponta. Pole position, liderança de todas as voltas, volta mais rápida e vitória com ampla vantagem. Que senhora corrida fez o inglês no GP do Canadá.

Nem dá para falar muito de Valtteri Bottas, que completou a dobradinha para a Mercedes. O finlandês apenas ultrapassou Sebastian Vettel na largada e teve alguma disputa com Max Verstappen até este abandonar a prova com problemas no carro. Se para este piloto da Red Bull, o dia foi ruim, o mesmo não pode se dizer de Daniel Ricciardo, que completou o pódio com o alemão da Ferrari em seu encalço.


O tetracampeão, aliás, foi eleito o piloto do dia. Largou na primeira fila, arrancou mal já perdendo duas ou três posições, teve a asa dianteira quebrada por Verstappen, caiu para 18º e ainda conseguiu se recuperar quase chegando ao pódio.


A seguir, a Force India da discórdia. Sergio Pérez vinha perseguindo Ricciardo, sem conseguir ultrapassar o australiano. Voltas antes, Esteban Ocon chegou a ocupar a 2ª posição, andando no mesmo ritmo de Bottas. Após fazer sua parada, foi escalando o grid até chegar em Pérez, visivelmente mais rápido do que o mexicano. Mas empacou ali. A equipe propôs uma troca de posições só para o francês tentar superar o rubro-taurino e, caso não conseguisse, inverteriam as posições de novo. Justo. Mas Pérez se colocou como indivíduo à frente do time e, por isso, Vettel que vinha forte conseguiu ultrapassar ambos. Depois disso, Ocon foi com "sangue nos zói" pra cima do companheiro, mas este jogou duro e o francês já não tinha mais a performance de voltas antes em seu carro, De qualquer forma, mais uma excelente performance da Force India. Mas dava para ter sido melhor.

De certa forma, ainda bem que tudo foi assim mesmo, pois desta forma pudemos ver Patrick Stewart tomando o "Shoey" de Ricciardo no pódio, hahaha.


Em 7º veio Kimi Raikkonen que, coincidentemente ou não, supostamente começou a enfrentar problemas com o mapeamento de seu próprio carro justamente quando Vettel o alcançou. Independente de um jogo de equipe disfarçado ou não, é compreensível por parte da Ferrari. Afinal, o alemão é líder do campeonato, enquanto o Iceman é o 4º colocado na tabela.

Outra grande corrida de Nico Hulkenberg, dentro do que era possível fazer pela Renault. E marcando seus primeiros pontos na Fórmula 1, logo em sua corrida em casa, Lance Stroll, da Williams. Fechando a zona de pontuação, Romain Grosjean, da Haas.


Quanto a Felipe Massa, o brasileiro do time de Grove abandonou na volta 1 sem ver o que aconteceu. Carlos Sainz Jr., da Toro Rosso, mudou de trajetória desnecessariamente, não percebendo que Grosjean estava ao seu lado. Com o toque, o espanhol saiu rodando feito passageiro em seu próprio carro, que foi de encontro com a Williams de Massa. Fim de prova para ambos e Sainz perderá 3 posições no grid da próxima corrida por isso. Pior ainda para a Toro Rosso que, a poucas voltas do fim, também teve que recolher o carro de Daniil Kvyat, que vinha fazendo uma bela recuperação depois de cair para o fim do pelotão ao ficar para trás na volta de apresentação.


Além desses, um abandono que deu pena, mas acabou gerando mais uma cena interessante sobre o indivíduo, foi o de Fernando Alonso. Faltando 4 voltas para o fim da corrida, ele vinha em 10º, para marcar o primeiro ponto da McLaren na temporada. Mas mais um motor Honda estourou. E ao parar na área de escape, o espanhol invadiu as arquibancadas, indo para a galera, literalmente. Lá, jogou suas luvas para o alto, causando aquela bagunça numa disputa acirradíssima.


Mundial de Pilotos: https://www.formula1.com/en/results.html/2017/drivers.html

Mundial de Construtores: https://www.formula1.com/en/results.html/2017/team.html


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário