quinta-feira, 1 de junho de 2017

Andando ainda furado: pneus run flat chegam ao Brasil pela Pirelli

Obs: esse aqui não é o da Pirelli, mas apenas um que eu achei que ilustrasse.
Eu tinha lá os meus 11 anos de idade, e já era um apaixonado por carros (desde que me entendo por gente, na verdade) quando estreou o filme "Taxi", estrelando Queen Latifah, que interpretava Belle, uma motorista de táxi de Nova York que dirigia, ou melhor, pilotava um Ford Crown Victoria todo modificado e sonhava em correr na NASCAR.

Bem, a antagonista, Vanessa, interpretada pela modelo brasileira Gisele Büdchen, era a líder de um grupo de ladras e pilotava uma BMW, não lembro qual modelo. Acontece que em determinado momento, esta deveria ter seus pneus furados e isso não acontece. Assim, Vanessa e sua gangue escapam. Mais tarde, Belle menciona que ela conseguiu continuar andando numa boa graças aos "pneus run flat" e eu, na minha ingenuidade infantil, pensei que fosse invenção do cinema.

Alguns anos depois, eu descobri que o tal pneu mágico existe e, mais recentemente, começou a ser fabricado no Brasil pela Pirelli. Mas me parece que as opções de medidas são meio limitadas, não dando para calçá-los em qualquer carro.

E o que é isso, afinal? Bem, como demonstrou bem a Gisele, é um pneu que, se fura, consegue rodar por mais algum tempo. Aliás, por alguma distância. Mais especificamente, 80 km, andando a no máximo 80 km/h. Melhor: até se o pneu estourar, dá para manter o carro sob controle.

Isso acontece pois esses compostos tem todo um reforço estrutural interno que consegue suportar o peso do veículo, mesmo que vá perdendo sua pressão. Claro que o motorista nota se furar o pneu, pois aos poucos a direção começa a puxar para o lado do dano, e ouve-se um certo ruído enquanto roda.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário