sábado, 15 de dezembro de 2018

Formula E e Jaguar I-Pace eTrophy 2018/19 - ePrix de Ad Diriyah


Começou para valer hoje a temporada 2018-2019 da Formula E, com o ePrix de Ad Diriyah, na Arábia Saudita e... choveu no deserto. É. Não na corrida, mas como o evento é todo em um dia só, fica bem comprometedor.

Tivemos treinos livres adiados ou cancelados e a classificação modificada por causa disso. Assim, Antônio Félix da Costa, da BMW iMotorsport Andretti ficou com a pole position. Venceu de ponta a ponta, mas como eu digo: contou com a sorte do azar alheio.

Atual campeão do certame, Jean-Éric Vergne que, aproveitando, teve seu contrato renovado com a DS Techeetah (não revelaram o prazo, mas parece ser longo), veio do meio do grid muito forte para cima do português, e provavelmente teria vencido, se não fosse punido. Ainda assim, remou tudo de novo chegou em 2º. Jérôme D'Ambrosio completou o pódio pela Mahindra Racing.

A propósito, em questão de uma ou duas voltas, uma penca de pilotos foi punida. E não se justificou a razão. Apenas alegaram uma irregularidade técnica. Entre estes, estava Felipe Massa, da Venturi, que largou em 12º e ia fazendo uma ótima corrida, com belas ultrapassagens, chegando ao 7º lugar. Desta forma, terminou apenas em 14º. Seu companheiro Edoardo Mortara bateu na primeira volta e até conseguiu voltar, mas acabou em último.

Mitch Evans fez um excelente 4º lugar para a Jaguar Racing. André Lotterer completou o top 5 pela DS Techeetah. Sébastien Buemi, da Nissan NISMO e.dams, foi o 6º, seguido por seu companheiro, Oliver Rowland, e Daniel Abt, da Audi Sport, em 8º.

Quanto aos outros brasileiros, Lucas di Grassi, da Audi, e Nelsinho Piquet, da Jaguar, completaram a zona de pontuação, chegando em 9º e 10º, respectivamente. Antes isso do que nada, afinal, automobilismo exige consistência, ainda que por poucos pontos, pois podem fazer toda diferença no final, os ganhos e os perdidos.

Abandonando, tivemos Felix Rosenqvist, se despedindo da Mahindra, mais uma vez com alguma falha técnica. Gary Paffett, da HWA Racelab, também recolheu aos boxes (Stoffel Vandoorne sofreu com o mesmo problema, o qual depois identificaram, mas conseguiu terminar, em 17º). E José María López, o Pechito, da Dragon Penske, bateu. Olha que largou em 2º.

Como demonstrado nos testes (que não necessariamente querem dizer alguma coisa), a BMW iMotorsport tem um carro muito forte, mas a Techeetah, que por pouco não foi campeã no ano passado (perdendo na corrida final para a Audi), agora ainda com a DS, vem com muita força.






Tivemos também a estreia da Jaguar I-Pace eTrophy, categoria de turismo satélite dos monopostos elétricos.

Por causa da chuva, também tiveram sua classificação comprometida, largando com as posições do treino livre.

O pole position foi Simon Evans (sim, irmão de Mitch), dividindo a fila com Bryan Sellers. A segunda fila, era do Time Brasil, de Sérgio Jimenez e Cacá Bueno, nesta ordem.

De ponta a ponta, Evans foi o vencedor. Com uma bela ultrapassagem sobre Sellers na penúltima volta, Jimenez chegou em 2º, com o americano completando o pódio.

Cacá estava no mesmo ritmo dos três à sua frente. Os quatro eram superiores. Até que o brasileiro foi tocado na traseira por Stefan Rzadzinski, e segurou lindamente o carro, mas não conseguiu mais alcançá-los, terminando em 4º.

Completando o top 5, veio a pilota convidada, Alice Powell, que me parece, foi quem fez mais - e belas - ultrapassagens na prova, num circuito muito travado. Guiou demais.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário