terça-feira, 22 de novembro de 2016

Cadillac One, ou The Beast: a limousine presidencial dos Estados Unidos



Primeiramente, de Cadillac, o One, a limousine presidencial que leva Barack Obama (e posteriormente o fará com Donald Trump) para cima e para baixo, tem só o nome e a aparência. Aliás, ela tem um outro nome mais apropriado: "The Beast" (a fera), que como podem imaginar, não é à toa.

Para começar, ele é feito sobre o chassi de um caminhão da GMC, o Topkick. E sim, é pra carregar toda a blindagem monstruosa que esse bichão aí carrega. Do aço ao titânio, a espessura da carroceria é de 20 cm. Sim, é que nem um avião! As portas pesam tanto quanto as de um Boeing 757. Pode atirar à vontade com o calibre que for, que nenhum projétil vai entrar ali. A cabine é hermeticamente selada e um sistema filtra todo ar que entra e sai desta. O assoalho também tem uma placa de aço de 13 cm, para o caso de proteger o presidente contra minas terrestres, por exemplo.

Os vidros todos tem 12,8 cm de apenas o do motorista pode abrir, para quando tiver que se comunicar com alguém do lado de fora, ao passar por uma portaria, pedágio, ou algo assim. E é pouquinha, essa abertura, de apenas 7,5 cm. Cabe ressaltar também que há uma divisão entra a frente, onde fica o motorista, e a parte de trás dos demais ocupantes, mas é retrátil, conforme a vontade do presidente.


Lá dentro, temos um sistema de combate a incêndio, bolsas de sangue do tipo do presidente, tanques de oxigênio e, em caso de extrema emergência, uma arma. Mas o The Beast não é apenas um abrigo. É também um escritório móvel. Uma mesinha no assento presidencial, com laptop, Wi-Fi, e um telefone com duas linhas diretas. Aliás, é via satélite, só dele. Uma para o vice-presidente e outra para o Pentágono. E pode acionar a CIA, em caso de emergência.

Além do motorista ser um piloto profissional, pronto para agir em qualquer situação de emergência, há um agente do governo que acompanha o presidente na parte de trás. Aliás, em caso de ataque, se atirarem nos pneus, esses também tem um reforço extremo. E se por acaso forem destruídos, o Cadillac One é capaz de continuar se locomovendo apenas com as rodas.

Para carregar isso tudo, que não são poucas toneladas (e cada fonte aponta um peso diferente, de 4, 5 a 8), o motor é um V8 de 6.5L movido a diesel. Até por este combustível ser menos inflamável. Aliás, o tanque deste também tem um isolamento especial. Faz de 0 a 100 km/h em 15 segundos, como um carro popular. Porém, esta também é a sua velocidade máxima. O consumo estuimado é de 3,4 km/l, mas creio que isso não seja problema para os Estados Unidos, certo?

Você achava que o Caveirão do BOPE era grande coisa? Não é nada perto do Cadillac One, The Beast!


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário