quinta-feira, 20 de outubro de 2011

#SennaTri: 20 anos do tricampeonato de Ayrton Senna!

20 de outubro de 2011, 20 anos do tricampeonato de Ayrton Senna da Silva!


Ayrton na sua McLaren MP4-4, carro do ano de 1988, ano no qual ele entrou nesta escuderia e de cara já foi ganhando o título de seu rival (talvez maior rival, e uma das maiores rivalidades da história da Fórmula 1) e companheiro de equipe, Alain Prost, um outro grande piloto.


E em 1990, mais uma vez o duelo clássico Senna vs. Prost, desta vez com o francês no cockpit de uma Ferrari. No ano anterior, Prost havia ganhando de Senna de forma injusta, então no ano seguinte, o brasileiro deu o troco na mesma moeda. Na primeira curva do autódromo de Sukuza, Ayrton colocou seu carro em uma posição que Alain o atingiria, de forma que a culpa parecesse ser do francês, então os dois carros foram parar fora da bista, e Senna se tornava ali bicampeão do Mundial de Fórmula 1.


Em 1991, Ayrton Senna conquistou seu último título da maior categoria do automobilismo mundial, e pela 3ª vez no Japão (aliás, o povo japonês é louco por Senna, tanto quanto os brasileiros e alguns até mais). Ele disputaria naquela corrida o título com Nigel Mansell (outro grande rival de Senna). Quando a Williams do "Leão Inglês" saiu para fora do circuito de Suzuka, o título caiu nas mãos de Ayrton, que nem mesmo precisava da vitória, já que Mansell estava fora. Após uma conversa pelo rádio com seu chefe Ron Dennis, os dois decidiram dar um presente ao outro piloto da McLaren, Gerhard Berger, grande amigo de Senna e que ainda não havia conquistado nenhuma vitória na Fórmula 1, mas que ajudou muito na conquista do tricampeonato de Senna. Na última curva do autódromo, Ayrton fez a curva de modo bem aberto, dando passagem para Berger, que então o ultrapassou e venceu sua primeira corrida, e Senna em 2º, tricampeão do Mundial de Fórmula 1!


Vídeos (ainda não sei colocar mais de uma janela vídeo em um mesmo post, então, vou deixar aqui apenas os links):

Senna campeão: http://www.youtube.com/watch?v=EUqWiTcBIDU
Senna bicampeão: http://www.youtube.com/watch?v=SvSgJDIsRnc
Senna tricampeão: http://www.youtube.com/watch?v=NBiYukM4zE4


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário