Eu tentei, galera. Eu tentei não falar sobre isso, pra não parecer chato. Mas uma crítica (no sentido amplo da palavra, que é positiva e negativa) bem feita, é bem-vinda.
Já devem ter notado por um ou dois posts daqui do AutoblogPV8, que eu gosto muito de acompanhar o Jovem Nerd. Os caras são nerds, inteligentes, muito divertidos e engraçados, e trazem assuntos bem interessantes. Mas...
Atenção, pois agora vem...
Porém no Nerdcast da semana passada, veio o tema "Fórmula 1". Eu fiquei meio com medo de abrir e ouvir aquelas quase 2 horas... porque, é, nunca vi eles falando disso, ou seja, são leigos. E o próprio Alexandre demonstrou isso (e não há problema algum, ora), por isso eles convidam "especialistas", e foi aí que começou a dar errado (em parte, pois teve "roda" dentro e "roda" fora)...
Lembram-se daquele meu post do final da semana passada falando sobre Mundial de Construtores? Foi exatamente por causa desse Nerdcast, que eu escrevi aquilo. Colocaram as equipes pequenas e médias como inúteis, dispensáveis, como se não tivessem nenhum objetivo ali. E ainda falaram como se Fórmula 1 fosse um esporte individual, com a equipe feita para servir ao piloto, quando é justamente o contrário, como eu havia dito no post que mencionei neste parágrafo.
Entre outras coisas de regulamento e da parte técnica que...
Relaxa... é só pra brincar mesmo, haha. |
Não fique bravo, fã do Jovem Nerd. Eu também sou um de vocês! Também sou, em boa parte, um nerd (ou pelo menos assim me chamam muitos, e eu aceito bem isso). Só estou escrevendo este post, porque aquilo lá foi um baita desserviço à categoria. Brasileiro (generalizando) já tem um problema sério com isso, e como o site tem muita credibilidade, só serviu para o leigo que já fala muita bobagem, falar mais bobagem ainda. E a respeito disso: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/05/formula-1-heranca-maldita-dos-campeoes.html
Trataram KERS (que nem se usa mais) como DRS, e este, nem me lembro de ter sido mencionado. Mas pelo menos falaram que hoje usam o ERS, do qual falaram de uma forma mega superficial. Mas tudo bem, o público deles não é em sua maioria, automobilista. E o problema é explicar errado para quem já não sabe das coisas.
Foram falar de como se entra na Fórmula 1, e disseram simplesmente que é pagando, e usaram diretamente o exemplo do Niki Lauda, lá no meio dos anos 70, e aí deixaram essa pauta de lado. Não, não é tão simples assim. Tem que ter apoio financeiro, é claro. Mas talento também, e tem todo o caminho de categorias de base para seguir. Se quer saber alguma coisa sobre isso, recomendo a leitura deste post: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2014/05/o-acesso-formula-1.html
O final foi dedicado à pegar no pé de Rubens Barrichello. Coisa que muitos verdadeiros fãs, que realmente entendem do assunto, também fazem, mas sabendo do valor do cara. Afinal, existe a zuera sadia. Só que lá começaram com o "recorde de participações e poucas vitórias, é ruim mesmo", e por aí vai. Ok, respeito a opinião, mas não concordo. Não é porquê é o Rubinho ou por ele ser brasileiro. Mas meu amigo, que eu me lembre, Nick Heidfeld e Pedro de la Rosa tem muitas participações e nenhuma vitória. São maus pilotos? De jeito nenhum! Robert Kubica teve apenas uma vitória, e é um piloto espetacular! Pena que não pode mais correr na Fórmula 1. Mark Webber, outro que virou dinossauro lá, teve carros campeões de 2010 até 2013, mas perdeu para Sebastian Vettel e sequer foi vice campeão em toda a sua carreira na maior categoria. Mau piloto? Não, não e não! Tendo seu talento muito bem aproveitado pela Porsche, no WEC. Gente, ter UMA vitória na Fórmula 1, já vale MUITO! Rubinho foi vice duas vezes, o que é bom, e é sim lembrado. E lembrem-se que foi vice de ninguém menos que Schumacher, que cá entre nós, sem lhe tirar o mérito ou seu incrível talento, era um piloto favorecido dentro da Ferrari, independente dele concordar ou não com isso.
E nessas horas é sempre bom lembrar do que eu disse aqui, pra saber valorizar mais qualquer piloto: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/11/automobilismo-nao-e-esporte.html
Outra coisa bem ruim foi a maldita comparação leiga entre Fórmula 1 e Indy, como se a segunda não valesse nada porque "só fazem curvas para um lado". Quantas corridas em oval temos hoje, mesmo? E os circuitos mistos e de rua? Inclusive teremos corrida aqui no Brasil, em Brasília, no ano que vem. Ê falta de informação... Mas apesar de não ter se manifestado, deu pra perceber que um convidado lá não concordou muito com isso.
Mas calma, como eu disse lá no começo, teve a parte boa também, da qual já vou falar.
Bem, apesar de muitas vezes ter ficado claro que a galera se encaixava bem no grupo...
...até que eles não foram fanboys, e isso eu achei muito bacana. Trataram muito bem, de uma forma muito sensata, das rivalidades de Ayrton Senna com Alain Prost, Nigel Mansell, Nelson Piquet e Michael Schumacher. Este último, aliás, foi tratado como merece (bem, pois brasileiro é meio injusto com isso). Nas palavras de Alexandre, "o Super Sayajin 4" (risos).
Na verdade, no aspecto histórico, especialmente em anos 80, o material está excelente! Só não digo impecável, porque há muita gente que entende bem mais do que eu, que pode encontrar falhas.
Coisa rara de se ver, abordaram a carreira de Nelson Piquet (mais focado nas fanfarronices que nós fãs amamos) de uma forma bem divertida, interessante e com boas informações. Trataram muito bem da rivalidade (e das tretas) dele com o Senna, e sobre este, tiveram a ótima sacada de separar o Senna piloto, com seus defeitos e qualidades, do Senna produto da Rede Globo.
Aliás, fizeram muito bem ao lembrar que todo campeão da Fórmula 1, e não fizeram nenhuma exceção (particularmente, eu tiraria Jenson Button, apenas), consegue isso com uma ou outra "filha-da-putagem", tirando a santidade do falecido, que foi sim um piloto espetacular, que eu acredito que era um cara legal, mas que como todos nós, é um ser humano com defeitos também.
Não pensem que sou um hater, pois até há uns 3 anos, eu também me encaixava muito bem na última imagem que apareceu ali em cima. Continuo muito fã do cara, uso a camisa do duplo S, ainda vou ter minha réplica do famoso capacete amarelo, mas hoje sou bem mais realista.
Bem, acho que acabei. Teve erros e acertos. Minha preocupação foi por ensinar errado à quem não entende, e aumentar ainda mais os pitacos insuportáveis que quem entende do assunto vê por aí. E não que haja consenso entre esses que sabem o que falam. Nunca há. Mas há um limite entre dois caras que entendem de Fórmula 1 discordarem num assunto deste esporte (como eu discordo de gente que eu sei que sabe bem mais do que eu), e falar bobagem.
Dito tudo isso, se você quiser ouvir o programa, aqui vai o link: http://jovemnerd.com.br/nerdcast/nerdcast-433-lendas-da-formula-1/
Acho válido. Como sempre o Nerdcast foi divertido, e com uma certa de humor negro ou não, dei algumas boas risadas também.
Jovem Nerd, Azaghal, curto demais os vídeos de vocês, continuarei assistindo, sempre e tenho o maior respeito. Só achei justo e necessário fazer algumas correções aqui, apesar de não ser muito o interesse do público de vocês. Abraços!
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário