Deixemos a corrida pra depois (e nem há muito o que falar). Pessoal, como a maioria de vocês já deve saber, algo muito grave e muito triste aconteceu, provocando a bandeira amarela lá pela volta 44, e a bandeira vermelha na volta 47, não tendo mais relargada.
Adrian Sutil havia saído da pista com sua Sauber, e como de costume, um daqueles pequenos tratores com guindaste teve que ir lá remover o carro. Tudo bem com o alemão, pelo menos, felizmente. Porém o francês Jules Bianchi, talentoso piloto da Marussia (que deu à equipe seus primeiros pontos no GP de Mônaco) e o mais experiente da academia de pilotos da Ferrari (que estava até esperançoso em assumir o cockpit deixado por Fernando Alonso), também escapou da pista, e foi direto para a máquina que removia o carro de Sutil.
Bianchi bateu muito, muito forte, a pouco mais de 200 km/h. Aquela parte chamada "Santo Antônio", que já protege muito o ocupante do veículo, foi completamente destruído. O capacete do piloto, pelo menos, ficou inteiro. Porém isso não é motivo para ficar menos preocupado. Jules foi levado ao hospital inconsciente, em estado muito grave, tendo sofrido um traumatismo craniano e já foi operado. Mas continua em estado grave.
No pódio, já vou adiantando que tivemos uma dobradinha da Mercedes AMG, com Lewis Hamilton vencendo Nico Rosberg, e Sebastian Vettel - ainda - da Red Bull. Porém nada de sorrisos (ok, um ou outro, bem discreto... mas com todos os pilotos respeitando a situação), e nenhuma gota de champanhe foi jogada nos outros. Deram seus pequenos goles, e saíram com os troféus. Após saírem do autódromo de Suzuka, primeiramente foram ao hospital Fernando Alonso e Felipe Massa. Depois TODOS os pilotos fizeram o mesmo.
(Foto: Getty Images) |
Bem, na hora marcada para o início da corrida, como era de se esperar, tivemos um dilúvio. Quase 40 minutos depois, tendo completado algumas voltas com o safety car na pista, foi dada a largada pra valer. As Flechas Prateadas dispararam na frente, e logo começaram sua corrida particular. Com muita insistência, o inglês acabou fazendo uma bela ultrapassagem sobre o alemão e dali, da liderança, não saiu mais, vencendo o GP do Japão.
Em 3º e 4º, vieram os carros da Red Bull, que apesar de terem largado um pouco atrás, tiveram uma performance excelente, já que prevendo uma forte chuva no dia anterior, fizeram a classificação com um acerto mais apropriado para a condição climática do dia seguinte (esqueci de mencionar isso no post de ontem). Tanto Vettel quanto Ricciardo, ultrapassaram quem estava na frente quase como se estivessem brincando... no molhado.
Jenson Button foi o primeiro a colocar pneus intermediários (e diga-se de passagem que ele é um ótimo piloto na chuva), logo no início da corrida, e isso contribuiu para que ele fizesse um ótimo 5º lugar pela McLaren. Muitos segundos depois, veio a dupla da Williams, com Valtteri Bottas na frente e Felipe Massa logo atrás.
Fechando a zona de pontuação, Nico Hulkenberg em 8º, Jean-Éric Vergne (que vive dias tensos) em 9º com a Toro Rosso, e o outro piloto da Force India, Sergio Pérez, em 10º, sendo o primeiro a ficar uma volta atrás.
Além de Sutil e Bianchi, Fernando Alonso em uma de suas últimas atuações pela Ferrari, abandonou ainda com o safety car na pista. Seu F14-T sofreu uma pane elétrica ou eletrônica, e simplesmente apagou, não podendo voltar à prova.
Resultados finais do GP do Japão 2014 de Fórmula 1, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/japao-2014/
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
(Foto: Getty Images) |
Um abraço!
Paulo Vitor
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