Antes de qualquer coisa, algumas observações importantes:
1 - O Japão é aquele lugar onde você anda e vê os Cavaleiros do Zodíaco, o Godzilla (incluindo o Nissan GT-R), o InuYasha e a Sakura Cardcaptor, entre outros. Daí tem terremoto, tsunami, meteoro etc., e por isso a corrida poderá ser realizada no sábado. Agora é sério: por causa de um tufão previsto para o domingo, ou a erupção de um vulcão (sim, há as duas possibilidades... Japão ¯\_(ツ)_/¯ ).
2 - Pastor Maldonado estourou o limite de motores, então perderá 10 posições no grid. E já que a Lotus não tá lá essas coisas, provavelmente o E22 venezuelano vai partir lá atrás das Caterham.
Agora, vamos ao que mais interessa...
(Foto: Getty Images) |
Numa dobradinha da Mercedes AMG, Nico Rosberg liderou a primeira sessão de treinos no autódromo de Suzuka, seguido de perto por Lewis Hamilton.
A Ferrari parece estar bem, tanto com Fernando Alonso quanto com Kimi Raikkonen, 3º e 5º respectivamente. Entre eles, tem Valtteri Bottas em 4º, enquanto o outro piloto da Williams, o brasileiro Felipe Massa, não foi bem, sendo apenas o 11º.
Tivemos o espanhol Roberto Merhi de volta ao cockpit da Caterham, mas só para esse treino, para o alívio de Kamui Kobayashi. Parece ter melhorado um pouco, mas ainda ficou meio longe do Marcus Ericsson. Pois é, longe do Ericsson. Mas é novato, tem pouca prática... não é um André Lotterer da vida.
Mas por falar em reservas testando, o que com certeza chamou muita atenção hoje, foi a estreia de Max Verstappen, aos 17 anos. Quebrando um recorde da Fórmula 1.
E ele já havia experimentado um F1 (no caso, o STR7) aos 16 anos, num teste particular da Toro Rosso. Ei ai... um moleque que até então tinha 16 anos (ele fez 17 no começo dessa semana) colocando as mãos em um F1, e eu aqui com 21 anos e de Golzinho 1.0, haha. Lembrando que o máximo com que ele estava acostumado, era um F3 (que tem BEM menos performance que um F1).
(Foto: Getty Images) |
Olha, até que ele foi bem, viu? Podemos dizer que ele não teve tanta experiência, pois essa nova geração de F1 com o motor V6 1.6L turbo exige um estilo de pilotagem bem diferente dos V8 2.4L aspirados, e são ainda mais difíceis de serem domados. Mas ele conseguiu manter bem o controle. Um delize aqui e outro ali, é normal. Nada grave. Ficou a pouco menos de 0,5 segundo de Daniil Kvyat, marcando do 12º tempo. E nos minutos finais, seu motor Renault estourou. Foi bem. Ficou dentro das expectativas.
Resultados do 1º Treino Livre para o GP do Japão, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/japao-2014/#tl1
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Paulo Vitor
Nenhum comentário:
Postar um comentário