domingo, 12 de outubro de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Rússia - Corrida


"Estamos fazendo história aqui", foi o que disse o inglês Lewis Hamilton, ao cruzar a linha de chegada em 1º lugar. E ele tinha toda razão, por mais de um motivo.

Foi a primeira vez que a Rússia recebeu um Grande Prêmio de Fórmula 1, no circuito construído no Parque Olímpico de Sochi, e Hamilton ganhou essa. Ainda por cima, com a dobradinha tendo Nico Rosberg como 2º colocado, a Mercedes AMG conquistou o campeonato de construtores, pela primeira vez desde o seu retorno à categoria em 2010. Acabando com a hegemonia da Red Bull dos últimos 4 anos.

(Foto: Getty Images)
Hamilton ganhou a corrida logo no começo... ou melhor, Rosberg perdeu. O alemão fez uma largada agressiva, e chegou a tomar a liderança. Mas pelo excesso de arrojo (e ele é de pilotagem mais suave), não conseguiu controlar o carro no limite e travou o eixo dianteiro na hora de dividir a freada com o companheiro, indo parar na área de escape. Isso desgastou demais os pneus de seu W05, fazendo-o vibrar muito, e com isso ele já entrou nos boxes ainda no final da primeira volta, o que deu início a sua corrida de recuperação. Ele conseguiu chegar em 2º, mas mais de 10 segundos atrás do vencedor e líder do campeonato.

Lá na frente, Lewis só se preocupava em não errar e ser rápido, mas também administrando a sua vantagem.

(Foto: Getty Images)
Junto com Rosberg, quem também foi fazer seu primeiro pit stop foi Felipe Massa, que já tinha largado lá de trás por problemas mecânicos na classificação, e por isso arriscou fazer uma estratégia diferente... que não deu certo. Bem, pelo menos não nas circunstâncias dessa corrida, pois ele ficava constantemente preso no "trânsito". Principalmente atrás de Sergio Pérez, da Force India. Que ele deveria conseguir ultrapassar com o carro excelente que tem, não? Porém não posso julgar muito, pois não prestei muita atenção no desempenho do brasileiro, que terminou em 11º, fora da zona de pontuação.

Enquanto isso, quem completou o pódio pela quinta vez no ano? Ele mesmo: o outro piloto da Williams, Valtteri Bottas. Já era a posição em que ele largou, então dessa vez, sem querer tirar o mérito, não teve muita coisa de espetacular. Tinha o carro certo, e estava no lugar certo e na hora certa. O que não quer dizer que foi fácil andar no pelotão da frente.

No pódio entregando os prêmios, tivemos ninguém menos que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, que estava bem Contentin (bah dum tss). E diga-se de passagem que o Lewis ficou todo empolgado com isso.

(Foto: Reuters)
Sobre a briga lá da frente não ter sido fácil, na largada e primeiras voltas, por exemplo, avançaram para a briga lá da frente, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo, que inclusive duelaram um com o outro. A princípio o alemão esteve na frente, mas com o desenrolar da prova, não só acabou invertendo de posição com o australiano, como também ambos acabaram perdendo algumas posições, com o RB10 #1 terminando em 8º e o #3 em 7º.

Logo atrás do pódio, veio a dupla da McLaren, tendo feito uma corrida muito, muito boa. Principalmente se comparar com a primeira fase do campeonato. Jenson Button foi o 4º e Kevin Magnussen o 5º. O time de Woking fez uma excelente estreia, mas depois teve um apagão. Então desde a volta das férias no final de agosto, aos poucos eles vem evoluindo constantemente.

A Ferrari terminou em 6º com Fernando Alonso, fazendo uma corrida não tão boa, mas fez o possível, e Kimi Raikkonen em 9º. Fechando a zona de pontuação, Pérez em 10º.

(Foto: AFP)
Não completaram Kamui Kobayashi da Caterham e Max Chilton da Marussia, ambos com problemas em seus carros.

Por falar em Marussia, antes dos pilotos entrarem em seus carros para a volta de apresentação, eles se reuniram à frente da linha de largada em um círculo, em uma corrente de orações e pensamentos positivos em homenagem ao piloto francês Jules Bianchi, que como todos sabem, sofreu um grave acidente no GP do Japão e ainda está internado na terra do sol nascente.


Resultados finais do GP da Rússia, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/russia-2014/

Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

(Foto: Getty Images)

(Foto: Getty Images)
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário