domingo, 14 de junho de 2015

WEC 2015 - 24 Horas de Le Mans

(Foto: AP)
Após 5 anos consecutivos de um domínio absoluto da Audi nas 24 Horas de Le Mans - na categoria principal LMP1 -, a Porsche venceu uma das mais tradicionais provas do automobilismo mundial!

Os pilotos do carro vencedor, o 919 Hybrid #19, foram Earl Bamber, Nick Tandy e... sim, Nico Hülkenberg! O piloto alemão da Force India na Fórmula 1, foi o responsável por guiar o bólido vencedor no começo da corrida, e voltou ao cockpit para receber a bandeira quadriculada. Os três pilotos fizeram um excelente trabalho.

(Foto: AP)
Os três carros da Porsche, aliás, é que ocuparam as três primeiras posições do grid, com o #18 de Romain Dumas, Marc Lieb e Neel Jani na pole position, e a princípio, a corrida teve intensas disputas entre os líderes e a Audi Sport Team Joest que vinha logo atrás com seus R18 e-tron quattro.

Só que, corridas de endurance são repletas de reviravoltas, mas... quase todas elas estiveram contra a Audi neste final de semana. Batida, pneu furado, carenagem soltando... e nem isso fez o time se entregar. Faziam todos os reparos de forma assustadoramente rápida até para uma corrida de endurance. Mas o quatro-argolas mais bem colocado em Le Mans hoje, chegou completando o pódio em 3º lugar, com André Lotterer, Marcel Fässler e Benoît Tréluyer do #7.

(Foto: AP)
É isso aí, pessoal: tivemos não "só" uma vitória da Porsche, como também uma dobradinha! E quando eu disse que quase todas as reviravoltas estiveram contra a Audi, é porque uma delas esteve contra o outro carro da equipe vencedora. O #17 de Timo Bernhard, Mark Webber e Brandon Hartley, recebeu uma punição quando o australiano fez uma ultrapassagem em trecho de bandeira amarela, o que ampliou a vantagem do #19, mas ainda assim o #17 chegou em 2º lugar.

O maior susto que o trio do #19 teve, foi quando ao ultrapassar um Aston Martin retardatário da GTE-Am, este perdeu o controle e bateu muito forte. O piloto Roald Göthe foi encaminhado ao hospital, mas saiu ileso, aparentemente.

Os terceiros carros das protagonistas, ficaram em 4º (Audi #8 - Loïc Duval, Oliver Jarvis e Lucas di Grassi) e 5º (Porsche #18, o pole position).

(Foto: Toyota)
Atual campeã da categoria, a Toyota só conseguiu colocar um de seus TS-040 conseguiu apenas um modesto 6º lugar com seu #2, e isso porque o #9 da Audi que veio logo em seguida na mesma volta, teve problemas mais sérios. E a Nissan, coitada, com sua pomposa estreia (com direito a anúncio no intervalo comercial do Super Bowl - o mais caro do mundo), e o inovador GT-R LM NISMO, já na classificação ficou foram da margem dos 110% com seus três carros, e por isso sendo punidos, largando lá de 30º, 31º e 32º, e durante a prova, passaram mais tempo fazendo reparos do que correndo, então, né... sem comentários.

(Foto: Nissan)
Na LMP2, outro trabalho muito bem feito, desta vez pelo trio Nicolas Lapierre, Richard Bradley e Matthew Howson levando o Oreca 03R Judd #7 da KCMG à vitória de ponta a ponta. Mas não foi com grande folga. Carros da Jota Sport e da G-Drive (desta vez não era o que tem Pipo Derani entre seus pilotos) que completaram o pódio, chegaram na mesma volta.

Na GTE-pro, a Corvette conquistou a tríplice coroa do endurance ao vencer com o C7.R #64 de Oliver Gavin Tommy Millner e Jordan Taylor. Com 5 voltas de vantagem sobre a Ferrari F458 Italia #71 da AF Corse de James Calado, Davide Rigon e Oliver Beretta, que chegou atrás até da F458 Italia #72 da SMP, que aliás, foi a vencedora da GTE-Am, com Viktor Shaytar, Andrea Bertolini e Alexey Basov, com o Porsche 911 RSR da Dempsey Proton em 2º lugar (sim, é o carro do ator Patrick Dempsey).

Não me esqueci do terceiro brasileiro, Fernando Rees. Junto com seus companheiros Alex MacDowall e Richie Stanaway, o trio conquistou a pole position com o Vantage V8 #99 da Aston Martin na GTE-Pro e brigavam pela vitória, porém infelizmente se envolveram em um acidente bem pra lá da metade da prova, e também tiveram problemas com os freios logo após a troca destes, classificando-se então em últimos da sua "sub categoria" e entre os últimos da classificação geral.


Todos os resultados das 24 Horas de Le Mans 2015: http://www.fiawec.com/races/24-heures-du-mans/results-and-chrono.html


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário