domingo, 28 de junho de 2015

Circuito dos Cristais: o Autódromo (e condomínio) Internacional de Curvelo


Perdoem-me se isto já foi tema de post aqui no AutoblogPV8. Acontece que o mesmo foi - milagrosamente - pauta do Globo Esporte de Minas Gerais na semana passada. "Já sei disso há muito tempo", pensei. Mas será que falei com vocês sobre? Bem, não encontrei nenhum post. E se até o Globo Futebol, ops, GE-MG com todo seu descaso com automobilismo, falou do Circuito dos Cristais, é uma questão de honra para o AutoblogPV8.

Para quem não conhece, Curvelo é uma cidade que fica a uns... 150 km (talvez um pouco mais) de Belo Horizonte. Dizem que em toda a sua extensão territorial, é até maior.

Apesar de ter a conclusão adiada algumas vezes, as obras no Circuito dos Cristais estão a pleno vapor, e ele deverá ficar pronto até março de 2016, podendo inclusive entrar para o calendário da Stock Car. Isso mesmo, o circuito é de alto porte, com homologação FIA e FIM (nem preciso falar em CBA, né?), podendo receber competições de carros e motos a nível internacional.

O que já é ótimo, pode ainda melhorar. Que tal morar no autódromo? Se você é dono de um esportivo ou superesportivo, mas naturalmente tem medo de colocá-lo nas ruas do Brasil, o Circuito dos Cristais é também um condomínio.

WHAT?!


É, pode parecer estranho. Bem... nem tanto. Alguns aí devem conhecer o circuito Ascari, na Espanha. Certo? Dá uma olhada lá no Gran Turismo 6. Então, ele é um condomínio (me parece que inclusive possui um hotel bem luxuoso). Acho melhor chamar de "Race Resort". A ideia é nova só aqui no Brasil mesmo. Ou melhor, em toda a América Latina. Você pode morar no circuito, ou pelo menos ter a sua casa lá para acelerar nos finais de semana. É o Casa de Pista. Precisa dizer que as garagens são praticamente oficinas? Não, né?


Mas vamos voltar para a pista?

Aqui você pode ver uma simulação feita pela TecRacing, que desenvolve esse projeto "pouco" ambicioso.


São 4,4 km de um circuito de alta velocidade, em sentido anti horário, variação de relevo de 30 metros, 16 curvas e 30 boxes. Estrutura de primeira em tudo.

Não curte asfalto? Beleza, "trilheiro". Vai ter pista off road pra você levar seu jipe ou sua moto para praticar motocross também. Satisfeito?

Além ainda de área de preservação ambiental.

Demais, não?

Pelo menos isso é tudo o que está no papel. E no final das contas, tomara que fique assim de verdade mesmo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário