terça-feira, 3 de março de 2015

Fórmula 1 2015 - O caso Alonso: o que é oficial e o que - ainda - é rumor


Atenção, eu disse o que é oficial e o que é rumor. Não o que é verdade e o que é mentira. Quem sou eu para isso? Pois bem, tenho pouco tempo até ir à faculdade, então vamos lá...

Oficial:

- Fernando Alonso perdeu o controle do MP4-30 de forma bem incomum no circuito de Barcelona a 215 km/h e colidiu com o muro a 105 km/h, de lado, não provocando grandes danos ao carro.

- O piloto, segundo os médicos, sofreu uma concussão e a McLaren-Honda admitiu isso. Ele está bem agora, sem sequelas cardíacas ou neurológicas que perdurariam e vai fazer um procedimento normal como qualquer atleta nesses casos para se recuperar totalmente. O afastamento das pistas é para evitar nova concussão em curto período de tempo, e foi uma opção do próprio Alonso.

O que não é oficial, mas é bem plausível:

- Pela forma como perdeu o controle e bateu, sem nem tentar fazer nada para impedir, é bem provável que, no mínimo, ele tenha tido um mal estar e, consequentemente, até desmaiado.

O que é rumor (mas pode ou não ser verdade):

- "Alonso acordou falando italiano, achando que ainda estava na Ferrari, e não se lembra da batida (a amnésia até parece que é verdade mesmo)", para depois dizerem que "vazou a informação" de que "Alonso disse que sentiu um choque nas costas antes de bater."

Ué... ele não teve um lapso de memória, gente? Uma informação contradiz a outra. Decidam-se!

Pior: há quem afirme até a intensidade exata do choque elétrico. Claro, a pessoa tinha sensores no MP4-30. Aliás, sensores nas costas do assento. Pois é bem comum um piloto levar um choque nas costas, não é mesmo?

E mais uma vez, repito: não estou dizendo que é mentira, mas se fosse o caso, a Federação Internacional do Automóvel (FIA) não estaria fazendo um estardalhaço na mídia com a McLaren? Sim, eles estão mais preocupados com o mimimi dos capacetes, mas gostam de chamar atenção e disseram que o acidente seria investigado. Nunca fazem um relatório como esperamos e sempre tiram de si qualquer responsabilidade, mas investigam.

Qual a base disso tudo? "Ah, o Alonso falou para o pessoal de uma TV e..." então por que não põe no ar? Ou: "O Alonso contou para a mãe, que contou para um tio, que contou para um amigo, que contou para o repórter da revista tal...", e por aí vai. Me ajudem aí, né?

Correr atrás de toda informação, oficial ou não, é importante. Mas tenham bom senso antes de sair gritando qualquer coisa aos quatro ventos.

É, eu não sou jornalista para entender a metodologia. Minhas áreas são Direito e Relações Internacionais (só um flerte com esta, haha), por isso, gosto de coerência. Sou apenas um humilde blogueiro que ama automobilismo, e que já viu dezenas de rumores não se concretizarem. Já divulguei muitos deles aqui há alguns anos, quando adolescente, mas queimei tanto a língua nisso, que achei melhor parar e pensar bem antes de escrever sobre tudo o que leio por aí.

É isso aí, pessoal. Muita coisa continua sendo um mistério (por isso nascem os boatos), mas saindo qualquer informação OFICIAL da McLaren-Honda ou do próprio piloto dizendo que "sim, Alonso sofreu um choque nas costas que o deixou inconsciente", eu digo aqui sem o menor constrangimento, pois sei que até agora, eu não fiz nada de errado.

O primeiro jornalista a chamar o MP4-30 de "Cadeira Elétrica", ganha uma vaga no Sensacionalista! HUE HUE BR BR


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário