quinta-feira, 10 de abril de 2014

Fórmula 1 2014 - O que é que a Mercedes tem?

(Foto: Getty Images)
É incrível como, na Fórmula 1, muitas vezes o "pulo do gato" está em algo tão simples, porém brilhante. Vide o difusor de ar da Brawn GP em 2009. A equipe que teve 1 ano de vida, mas que viveu o bastante para ser campeão no mundial de pilotos e de construtores, se tornou o que hoje é a Mercedes AMG, que mais uma vez descobriu como deixar os adversários para trás, como vimos nessas três primeiras etapas da atual temporada.

Ao contrário das outros carros, mesmo os com motor Mercedes-Benz, a unidade de força que equipa o W05 tem uma pequena mudança, que faz toda diferença: ao invés do compressor de ar e a turbina ficarem juntos, o que é algo bem normal, ficam bem distantes um do outro. Por incrível que pareça, isso gera uma série de benefícios aos alemães.

Não superaquece com tanta facilidade, necessitando apenas de pequenas entradas de ar que fazem os ventos "segurarem" menos o carro. Consequentemente, isso é benéfico para a aerodinâmica, que não é melhor só por isso. Essas partes do motor como estão colocadas, ocupam menos espaço, deixa o carro mais balanceado, e permite que o câmbio seja mais centralizado. Menos espaço, carroceria menor, aerodinâmica melhor. Ainda melhora o centro de gravidade do carro, e consequentemente sua dirigibilidade e estabilidade. E olha que essa nova geração de F1 é mais instável que a anterior. O motor ficou mais potente, e o turbo responde mais rápido.

Para mostrar como isso tudo funciona, a Sky Sports F1 fez esse ótimo vídeo que vem logo após o texto.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário