quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Fórmula 1 - Valeu, Schumacher!

(Foto: AP)

Como já esperávamos, seis dias após a contratação de Lewis Hamilton pela Mercedes AMG, o heptacempeão Michael Schumacher anunciou a sua segunda aposetadoria da Fórmula 1, hoje, em uma coletiva de imprensa em Suzuka, onde começa hoje a etapa do Japão da temporada 2012. Aliás, um circuito onde ele já foi campeão.

A Sauber tinha o alemão em seus planos, mas creio que ele não aceitaria. Schumacher existe na Fórmula 1 para aparecer na frente. Se isso não foi possível com a escuderia da Mercedes-Benz, provavelmente poderia ser até pior na Sauber. O maior recordista da história da categoria, vai se aposentar aos 43 anos, com seus sete títulos, várias vitórias, pódios, pole positions, mais de 300 corridas disputadas, e com o respeito e admiração não só dos jovens pilotos da Alemanha, que o tiveram como ídolo de infância, como também de muitas outras pessoas do mundo automobilístico. Tanto pilotos, quanto engenheiros jornalistas etc.

Não sou fã do Schumacher, mas nada contra ele, também. E não vou entrar na questão de se ele merece ou não seus títulos. O importante é que, os números, ele tem em seu currículo. Não importando como estes foram escritos. Mas foi uma pena ver ele voltar, e não fazer "nada" demais. "Nada" entre aspas, porque apenas pilotar - e bem - um F1 na idade dele, já é uma conquista. Além disso, em 2011 ele foi o piloto que mais fez ultrapassagens. Afinal, ele é Michael Schumacher, e ganhando sete títulos, bem, acho que ele sabe como pilotar bem. Será eternamente lembrado no mundo da Fórmula 1, como o maior recordista, até que alguém o supere, e ainda assim, será lembrado.

Polêmico, sim. Agressivo, com certeza. Sujo? Talvez. Não ganhou os apelidos de "Dick Vigarista" e "Cheat" (nos fóruns britânicos) de graça. Mas gostando ou não, esse foi o jeito que ele arrumou de conquistar tudo o que conseguiu (e não foi pouco), e estilo de pilotagem, cada um tem o seu. Isso não se discute.

Gostando ou não dele, também, não dá para negar que ele já fez apresetações espetaculares nos autódromos ao redor do mundo. Gostando ou não dele, ele faz parte da história da Fórmula 1. Talvez não como o maior piloto de todos os tempos, mas os recordes ele tem. Um mito. Mais uma lenda da Fórmula 1, e delas, a que mais venceu.

Agora temos apenas mais seis corridas para ver o heptacampeão em ação.

Bom, agora, com a palavra, Michael Schumacher:

"Embora eu ainda seja capaz de competir com os melhores pilotos que estão na ativa, em algum momento é bom dizer adeus, e é isso que estou fazendo nesta temporada. No último mês, eu não tive certeza se ainda tenho a motivação necessária para seguir em frente. Não é meu estilo fazer algo se não estou 100% dedicado. Com a decisão de hoje, eu me sinto livre dessas dúvidas. Certamente não conseguimos nosso objetivo de desenvolver um carro para lutar pelo título. Mas também é muito claro que eu ainda posso me sentir feliz pelas conquistas da minha carreira.

Nos últimos seis anos, aprendi muito sobre mim. Aprendi que posso me abrir mais sem perder o foco. Aprendi que a derrota é mais difícil e mais instrutiva do que a vitória. Nos primeiros anos da carreira, em alguns momentos eu perdi esse foco. Mas é bom fazer o que você ama e viver suas convicções, eu consegui fazer isso.

Quero me concentrar até o fim da temporada e aproveitar as últimas corridas junto com vocês. Vamos nos divertir."

Ele ainda agradeceu todos que o apoiaram nessas três temporadas que disputou pela Mercedes AMG. Pessoas de dentro de de fora das pistas.

Valeu, Michael Schumacher!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário