quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 / 2013 - Felipe Massa continua na Scuderia Ferrari?

(Foto: Ercole Colombo)

Os jornalistas automobilísticos Lito Cavalcanti, Americo Teixeira Jr. e Roger Benoit, todos veteranos da área, afirmaram que Felipe Massa já renovou contrato com a Scuderia Ferrari para a temporada 2013 do Mundial de Fórmula 1. Será? Bom, vamos esperar a confirmação oficial da escuderia de Maranello.

Faz sentido, sim. Desde a chegada de Alonso, Felipe perdeu boa parte da atenção que estava acostumado a receber da equipe. Em 2010 ele até fez uma temporada regular, com alguns pódios, e teria uma vitória, caso a Ferrari não tivesse feito um horrível jogo de equipe no GP da Alemanha. Mas em 2011, ele não fez uma boa temporada, e nem mesmo subiu ao pódio (algo que há muitos anos não acontecia com um piloto da Ferrari), e seus resultados continuaram fracos no início de 2012, enquanto Fernando Alonso vencia corridas. Por isso, no começo da temporada muitos diziam que Massa seria dispensado da Ferrari no meio do ano. O que possivelmente aconteceria. Mas ainda bem que o piloto reagiu, conseguindo melhores resultados nos últimos GPs, e mostrando ritmo forte de corrida, até atingir o pódio na última corrida, o GP do Japão, onde foi o 2º colocado depois de largar em 10º e fazer uma bela e limpa corrida.

Porém, ainda há também os boatos de que ele será, sim, substituído. Antigamente os nomes eram Sergio Pérez, Mark Webber, ou até Jules Bianchi. Mas Pérez foi para a McLaren, e disse que nunca foi uma opção da Ferrari. Webber continua na Red Bull Racing. E Bianchi, bem, ele é piloto reserva da Force India, e não sei como continua no ano que vem. Agora, quem supostamente estará no lugar de Felipe Massa, podem ser Heikki Kovalainen, Nico Hulkenberg e Paul di Resta. Aliás, di Resta tem demonstrado sinais de saída da Force India. Mas ninguém garante isso, e muito menos que ele iria para a Ferrari.

Algo, ou melhor, alguém, é muito importante para que Felipe Massa continue na Scuderia Ferrari: Fernando Alonso. O espanhol vive defendendo seu companheiro, dizendo que ele não é um piloto ruim, e que já fez muito pela Ferrari, e muitos bons resultdos em sua carreira. O que não é nada, se comparado aos outros pilotos. Mas não se enganem pensando que Alonso diz isso por ser bonzinho, porque não é mesmo, e não está errado. O voto dele é importante para decisão da escuderia, e ele com certeza não quer ninguém que possa disputar de igual para igual com ele (não que eu não acredite no potencial de Massa). Ainda mais di Resta, que é extremamente regular, é rápido, e não comete erros. Tanto que desde que entrou no ano passado, só não completou duas corridas.

Ainda a favor de Felipe Massa, está a política da Ferrari. Sempre tendo um piloto com maior potencial (sim, Alonso normalmente é mais rápido) e recebendo mais atenção da equipe, e outro, digamos, escudeiro. Que eu me lembre, a última vez que a Ferrari permitiu que dois pilotos de ponta disputassem de igual para igual, e dando atenção aos dois, foi quando teve em seus cockpits Nigel Mansell e Alain Prost, se não me engano, em 1990. Não que eu esteja dizendo que Felipe Massa ou Rubens Barrichello não sejam bons pilotos. Aliás, eles estão entre os que mais venceram pilotando os carros vermelhos. Só quis mostrar que a Ferrari sempre mantém o foco mais em um piloto, e Massa até já foi esse piloto, do meio da temporada 2008 até o final da mesma.

Mas então, vamos aguardar a confirmação da Scuderia Ferrari. E eu acredito que estes boatos sejam mesmo verdadeiros. Felipe Massa deverá continuar na equipe de Maranello em 2013. Pelo menos assim espero, e com certeza não sou o único. Ah! E não que isso seja um detalhe muito importante, mas Felipe Massa é muito querido dentro da escuderia italiana.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário