terça-feira, 30 de outubro de 2012

Fórmula 1 2012 - GP da Índia - Corrida

(Foto: Reuters) Sabem aquele famoso quadro, "O Grito"? Pois é... (risos)
Primeiramente, me desculpem pelo atraso. Não sei se viram, mas no post anterior eu expliquei o que está acontecendo. Quem fez ou faz faculdade, sabe como é final de semestre.

Para o pânico de Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari e dos tifosi, Sebastian Vettel da Red Bull Racing mais uma vez dominou uma corrida de ponta a ponta, com muita tranquilidade. Se não me engano, ele vem liderando todas as voltas desde o GP de Cingapura ou Japão. Mas mesmo com a vitória de Vettel, Fernando Alonso impressionou muito, ultrapassando os carros da Vodafone McLaren, e Mark Webber, que completou o pódio.

(Foto: AP) De ponta a ponta, Vettel continua na liderança de voltas das últimas corridas.

Na largada, são pouco metros entre a reta e a primeira curva. Mark Webber tentou ganhar por dentro a posição de Sebastian Vettel, mas o alemão deu um "chega pra lá" no companheiro de equipe, que diminuiu a sua aceleração, e assim, Vettel ganhou a curva primeiro, mantendo a liderança da forma que foi até o final. Enquanto isso, Lewis Hamilton chega a ganhar a posição de Jenson Button. Foi quando surgiu Fernando Alonso, que em uma tentativa fantástica de ganhar as duas posições do time inglês, na curva seguinte levou o troco de Sebastian Vettel, fazendo com que a ordem dos cinco primeiro ao final da primeira volta fosse Vettel, Webber, Button, Alonso e Hamilton. Mas logo depois o espanhol conseguiu a posição que queria, e foi atrás de Mark Webber. Talvez não seria possível ultrapassar o australiano, mas chegou certa hora, que o KERS de seu RB8 parou de funcionar, e sem poder abrir o DRS na maior reta, acabou sendo ultrapassado por Fernando Alonso, e ficou com a 3º posição, terminando nesta.

(Foto: Reuters) Hoje não, Kimi.
Felipe Massa apesar de não ter ganhado posições, fez uma boa corrida na medida do possível. Seu F2012 estava com problema no consumo de combustível, então não foi possível adotar um estilo de pilotagem mais agressivo. Mas o brasileiro demonstrou inteligência quando na saída dos boxes, Kimi Raikkonen veio "rasgando" a reta à toda velocidade, e com pneus aquecidos. Felipe não fecha as portas, e deixa o finlandês saborear um pouco a 7ª posição, mas se manteve colado na traseira do Lotus E20, e logo entraram na zona de DRS, quando Massa acionou seu dispositivo, e deu o troco no "Iceman", que também terminou a corrida na mesma posição em que largou. Aproveitando este espaço, devo dizer que a Lotus renovou o contrato de Raikkonen.

O outro piloto da Lotus, Romain Grosjean, apelido há pouco tempo por Mark Webber como "o maluco da primeira volta", fez uma largada limpa, e ganhou posições, marcando pontos para ele e logicamente para a Lotus. Espero que agora ele pare de provocar tantos acidentes. Me surpreendeu nas últimas corridas.

Por falar em salvar pontos, quem mais fez isso foi Bruno Senna em uma boa corrida. Largando não tão bem quanto o planejado, na 13ª posição, ele superou Pastor Maldonado, que mais tarde teve um pneu furado por uma Sauber (não me lembro de quem) em um outro duelo com seu companheiro de equipe, e com essa Sauber. Depois o brasileiro superou Kamui Kobayashi (o que me faz pensar que foi esta a Sauber responsável pelo pneu furado de Maldonado), e por último uma tão desejada ultrapassem sobre Nico Rosberg da Mercedes AMG, entrando na zona de pontuação, e salvando o último ponto para a Williams. Enquanto Maldonado terminou a corrida com o 16º lugar.

(Foto: Getty Images) Ao contrário da classificação, Senna fez uma boa corrida.
Resultados da Corrida do GP da Índia 2012 de Fórmula 1:

(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)

1 - Sebastian Vettel (Alemanha / Red Bull Racing / Renault) = 60 voltas em 1h,31m,10s,744
2 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 9s,437
3 - Mark Webber (Austrália / Red Bull Racing / Renault) = a 13s,217
4 - Lewis Hamilton (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 13s,909
5 - Jenson Button (Inglaterra / Vodafone McLaren / Mercedes-Benz) = a 26s,266
6 - Felipe Massa (Brasil / Scuderia Ferrari / Ferrari) = a 44s,600
7 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Lotus F1 Team / Renault) = a 45s,200
8 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 54s,900
9 - Romain Grosjean (França / Lotus F1 Team / Renault) = a 56s,100
10 - Bruno Senna (Brasil / Williams F1 Team / Renault) = a 1m,14s,900
11 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = a 1m,21s,600
12 - Paul di Resta (Escócia / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = a 1m,22s,800
13 - Daniel Ricciardo (Austrália / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1m,26s,000
14 - Kamui Kobayashi (Japão / Sauber F1 Team / Ferrari) = a 1m,26s,400
15 - Jean-Eric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Ferrari) = a 1 volta
16 - Pastor Maldonado (Venezuela / Williams F1 Team / Renault) = a 1 volta
17 - Vitaly Petrov (Rússia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
18 - Heikki Kovalainen (Finlândia / Caterham F1 Team / Renault) = a 1 volta
19 - Charles Pic (França / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 1 volta
20 - Timo Glock (Alemanha / Marussia F1 Team / Cosworth) = a 2 voltas
21 - Narain Karthikeyan (Índia / Hispania Racing Team / Cosworth) = a 2 voltas

Não completaram: Sergio Pérez (roda), Pedro de la Rosa (freios) e Michael Schumacher (abandono).

Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/

A próxima parada da Fórmula 1 será em Abu Dhabi, nos dias 2, 3 e 4 de novembro. Ou seja, no próximo final de semana. Ou seja (2), já vou ter que fazer o post da programação amanhã ou quinta-feira, se a faculdade me permitir (risos). Então, já deixo avisado.

Um abraço!
@paulovitorpv8

2 comentários:

  1. Paulo,

    o título está bem mais perto de Vettel... e ainda que a Ferrari tente algo novo e Alonso explore ao máximo suas qualidades, Vettel tem equipamento de sobra...

    a não ser que o imponderável aconteça em favor de Alonso...

    abs...

    ResponderExcluir
  2. Concordo, André. Obrigado pelo comentário.
    Vettel está quase com o tricampeonato nas mãos, e irá entrar para um grupo bem seleto de pilotos que conseguiram três títulos seguidos, que foram apenas Juan Manuel Fangio e Michael Schumacher.
    Um abraço.

    ResponderExcluir