quinta-feira, 12 de julho de 2012

Sébastien Loeb, passado, presente e futuro


 Sébastian Loeb é, sem dúvida, um dos maiores pilotos da atualidade. O fracês que desde 2004 vem ano após ano sendo campeão do WRC (World Rally Championship - Mundial de Rali), ou seja, já é oito vezes campeão consecutivo da categoria, está com o futuro incerto nas "pistas" de terra (ou neve), pois o futuro da Citroën é incerto. Não se sabe se um vai ter sucesso sem o outro depois de uma longa parceria de tanto sucesso, logo, os futuros da equipe de WRC da Citroën e de Loeb, estão juntos.
Hoje, a Peugeot/Citroën demitiu oito mil funcionários, na França. Se as coisas não vão bem para as montadoras francesas, será que continuam nas competições? Essa é a polêmica levantada em algumas publicações recentes.
Tudo bem. Afinal, o que falta para Loeb no WRC? É hora de ele ir experimentar novas categorias, o que aliás, às vezes ele faz. Mas quis dizer que talvez ele deveria se mudar para outra, definitivamente, pois já tem oito títulos (e quem sabe este ano consiga o 9º) nos ralis. Além de conquistas na terra (ou neve, como já disse), Loeb tem outras, como por exemplo, na RoC (Race of Champions - Corrida dos Campeões), onde ele conseguiu títulos. E recentemente (para ser mais específico, no início desse mês), o francês venceu uma corrida do Global RallyCross, disputado nos X Games de Los Angeles (vídeo abaixo).


Sébastian Loeb também já se aventurou nos carros da Fórmula 1, em um teste pela Red Bull Racing, que se não me enganou aconteceu por volta de 2008. Veja no próximo vídeo. E ele correu bem, hein?
Loeb já tem muitas conquistas e um enorme respeito no cenário automobilístico mundial. Poderia parar, mas ainda é jovem (38 anos, imagino... considerem isso jovem, ok? - Rs), e se está tão bem atualmente, como sempre foi, ele ainda pode fazer muita coisa.
Sabe-se que Loeb tem uma equipe pronta para a Porsche Cup francesa e de Endurance com protótipos LMP2. E quem disse que ele quer apenas ser dono de equipe? Ele quer correr, e ainda sonha vencer as 24 Horas de Le Mans.
Seja como for o futuro de Sébastian Loeb, boa sorte para o francês.

Um abraço!
@paulovitorpv8