terça-feira, 10 de julho de 2012

Fórmula 1 2012 - Análise da temporada


Quem poderá ser o campeão da temporada 2012 do Mundial de Fórmula 1?
Fernando Alonso? Mark Webber? Sebastian Vettel? Lewis Hamilton? Outro piloto?
Seja lá quem ele for, em um campeonato tão equilibrado, como talvez nunca tenha sido visto antes, este piloto dificilmente (mas não é impossível) vencerá mais do que três ou quatro corridas, se este equilíbrio continuar. O que coloca Alonso e Webber na frente dos adversários.
No início do ano, ouvi jornalistas dizendo "A McLaren tem o carro a ser batido neste ano". Um pouco cedo, não acham? Vejam só o desempenho terrível dos MP4-27 no GP da Inglaterra, se comparado ao que ele era no GP da Austrália. Tudo bem que Jenson Button, o primeiro vencedor do ano, de repente parece ter entrado em uma má fase. Mas Lewis Hamilton, que também já venceu, normalmente pilota no pelotão de frente, o que não aconteceu na última corrida. E olha que em Valência, que foi um GP recente, o MP4-27 podia ser levado ao pódio, o que não aconteceu graças a "genialidade" de Pastor Maldonado.
Falando em Maldonado, este só porque venceu o GP da Espanha, com o piloto da casa (Fernando Alonso, que é ótimo) em 2º lugar, está pensando que pode fazer o que quiser. Tirou Hamilton da corrida em Valência, e repetiu a dose em cima de Sergio Pérez, da Sauber, em Silverstone. Mas mesmo assim não leva a punição que merece. Estou falando disso, porque com desenvolvimento, a Williams já mostrou que o FW34 pode vencer corridas, ou no mínimo disputar fortemente contra aqueles que em determinada corrida, serão os candidatos a vencedores. Maldonado pode vencer mais corridas, assim como Bruno Senna pode ter a primeira vitória dele na Fórmula 1? Se a Williams não ficar para trás no desenvolvimento do carro, sim, podem. O FW34 foi "bem nascido", diferente de seu antecessor, o FW33. Pastor Maldonado costuma ser mais rápido, mas erra muito mais do que Bruno Senna, que é mais constante. Sei que Bruno também tem errado, mas até os pilotos de ponta, o que Bruno ainda não é pela falta de experiência, cometem erros. Porém ele voltou a ser quem era, pois nas duas ou três corridas antes de Silverstone, parecia que ele estava mais agressivo, querendo tirar do carro mais do que ele podia dar.
E também depois da vitória de Fernando Alonso na Malásia, com o que o "mal nascido" F2012 era naqueles tempos, com sorte, evolução do C31 e boa estratégia, eu não duvido nem de uma vitória da Sauber. A Scuderia Ferrari merece os parabéns com o que eles fizeram com o F2012 desde o início do ano. É praticamente outro carro, já que agora briga por pole position e vitória. O que agora também é bom para Felipe Massa, que se diz confortável em seu carro. Felipe superou a má fase do início de 2011 até as primeiras corridas deste ano, e agora tem um carro em que confia. Acreditem, isso é muito bom. Se o F2012 continuar sendo melhorado, acredito no pódio do brasileiro, e talvez, eu não duvide nem de uma vitória. Mesmo que aparentemente o F2012 de Massa tenha menos velocidade em reta do que o de Alonso. Sim, às vezes sou meio otimista. E aí já é mais um piloto para tirar vitórias do futuro campeão.
Se você pegar apenas cinco dos sete vencedores diferentes, e der três vitórias para cada um, já é quase o campeonato completo, sendo que novos vencedores ainda podem surgir. A Lotus por exemplo, está fazendo um ótimo trabalho com o E20, e cedo ou tarde eles vencerão uma corrida, seja com Romain Grosjean ou com Kimi Raikkonen. Eles assim como qualquer outro piloto, também cometem seus erros, mas são pilotos rápidos em bons carros. Em Valência, após o problema no Renault do RB8 de Vettel, se o Renault do E20 de Grosjean também não tivesse apagado, é muito provável que ele teria ganho aquela corrida.
Por isso eu digo. Três ou quatro vitórias, podem ser o máximo que o campeão deste ano pode conseguir, se a temporada continuar bem equilibrada, e se Lotus, Sauber e Williams continuarem desenvolvendo bem os seus carros.

Um abraço!
@paulovitorpv8