terça-feira, 31 de julho de 2012

Fórmula 1 2012 - Análise da temporada (2)

(Foto: McLaren)

Apenas alguns "pitacos"... Ainda posso atualizar este post.
Neste final de semana, terminou a primeira metade da temporada 2012 de Fórmula 1. Um começo dos mais equilibrados da história deste esporte a motor, e talvez a temporada mais equilibrada.
Vencedores diferentes, e 2º e 3º lugares que também variavam bastante.
Agora é hora de férias, e ao final delas, muita coisa pode mudar. Algumas equipes vão evoluir muito, e outras quase nada.
A Red Bull Racing conseguiu três vitórias: duas com Webber, uma com Vettel. Isso, somado à regularidade da equipe, sempre (ou quase) pontuando com os dois pilotos chegando em boas posições, deixou a bicampeã austríaca no topo da tabela do Mundial de Construtores, e Mark Webber na vice liderança do Mundial de Pilotos.
Ainda é cedo para prever o campeão, mas o favorito do momento é Fernando Alonso, da Scuderia Ferrari, que tem a liderança isolada do campeonato. O espanhol foi o único piloto que pontuou em todas as etapas, e possui três vitórias nesta mesma. Mais uma vitória, e seguir subindo ao pódio em algumas vezes, pode garantir o título dele. O problema é que as próximas duas corridas, são em pistas  bem rápidas. E nós já vimos que velocidade final não é o forte do F2012 (ele não é bom em extremos... nada de pistas extremamente "lentas", nem de extremamente rápidas). Sendo que a segunda corrida, é em casa, Monza, onde provavelmente os carros andam em maiores velocidades, por ser um circuito com três ótimas retas. A primeira que vem aí, aliás, é Spa. Talvez lá a equipe de Maranello até consiga apresentar um bom desempenho, mas vai ter trabalho contra McLaren, Lotus e principalmente Red Bull Racing.
Outra coisa que merece ganhar destaque, é o desempenho da equipe Lotus. O E20 vem evoluindo cada vez mais, e Kimi Raikkonen e Romain Grosjean estão cada vez mais rápidos, e cometendo menos erros. Eles tem um carro bom o bastante para vencer corridas, e dependendo de outros fatores, como evolução dos adversários e boa estratégia, podem vencer corridas. Não duvido nada que Raikkonen termine o ano entre os três primeiros colocados. O finlandês é rápido, tem um ótimo ritmo de corrida, e sempre consegue seus pontinhos. A Lotus também pode acabar tomando o lugar da McLaren na tabela, pois a equipe de Jenson Button e Lewis Hamilton está passando por altos e baixos. Nada regular. Inconstante.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário