domingo, 18 de dezembro de 2011

Sebastian Vettel: Melhor piloto da atual Fórmula 1? Pode ser...

(Foto: AFP)

Antes de tudo, fãs deste piloto, eu acredito no talento dele. E acredito que um dia ele poderá ser o melhor piloto da atual Fórmula 1.
Sebastian Vettel está fazendo história no automobilismo mundial, e se torna um piloto cada vez melhor em cada corrida. Sem dúvida, é muito talentoso, e pode chegar ao topo das tabelas de recordes de sua categoria. Só na Fórmula 1, ele foi o mais jovem a disputar uma corrida, o mais jovem a marcar ponto, o mais jovem vencedor, o mais jovem vice-campeão, o mais jovem campeão, e o mais jovem bicampeão. Mas tendo conquistado seus maiores feitos com carros de ponta, ainda tem pessoas que pensam que ele ainda tem o que provar, e em parte, eu concordo com estes. Não por duvidar do talento dele, mas para conquistar mais respeito dos críticos, ou pelo menos da maioria deles.
Digo que o Vettel bicampeão é melhor piloto e é mais maduro do que o Vettel campeão. Lembram do GP da Turquia em 2010? Um erro tão, digamos, besta, e ainda saiu do carro chamando Mark Webber de louco. Parecia até que ele havia faltado da aula de ultrapassagens da academia de pilotos da Red Bull. E o fato de neste ano ele ter quebrado o recorde de pole-positions de Nigel Mansell, não faz dele o mais rápido. Mansell fez o recorde dele com aproximadamente quatro corridas a menos no campeonato, e Lewis Hamilton já foi mais rápido com um carro inferior, e muitas vezes ele e Jenson Button estiveram bem perto de fazer pole-positions.
Não estou tentando diminuir a imagem que Vettel vem conquistando, de ser o melhor do mundo. Apenas penso que ele ainda não é um piloto completo. Mas falta pouco, e tão rápido quanto Sebastian é em suas voltas, ele vai chegar lá, será em breve um piloto completo.
Em 2011 ele pilotou o RB7, melhor carro do grid, e ainda sendo confiante por ser o atual campeão. Mas por pilotar uma verdadeira nave projetada pelo genial Adrian Newey, ele atraiu comentários de pilotos e chefes de equipe, do tipo "só vence porque tem o melhor carro", e "ainda não é o melhor porque Lewis Hamilton (pilotando o MP4-26, um carro da McLaren inferior ao RB7 da Red Bull Racing), conseguiu tirar uma pole-position das mãos do bicampeão", e quando ele não subiu ao pódio, ficando várias voltas atrás de Felipe Massa (Ferrari F150º Italia, muito inferior ao RB7), só conseguiu ultrapassar o brasileiro no final da corrida, dentro dos boxes, porque a Scuderia Ferrari é ruim de pit-stop com o Massa, enquanto a Red Bull Racing faz um trabalho extremamente rápido, tanto quanto seus carros na pista. Um acontecimento recente, uma opinião, na verdade, também me fez refletir se Sebastain Vettel é mesmo o melhor, que foi quando Paul di Resta lembrou da temporada 2006 da Fórmula 3 Européia, quando os dois eram companheiros de equipe, tendo o mesmo carro, e o escocês teve melhor desempenho. Por tudo isso penso que mais uma vez, Sebastian Vettel deve provar o seu valor.
Voltando às ultrapassagens, e tudo sobre o que falei destas manobras de Vettel, estas eram um dos principais argumentos que me convenciam de que ele ainda não era o melhor, mas na noite passada andei assistindo alguns vídeos de ultrapassagens feitas por ele, e cheguei à conclusão de que apesar de não ser mestre nisso, ele sabe sim fazer boas ultrapassagens.
E agora, depois de falar porque muitos pensam que Sebastian Vettel ainda não é o melhor, vamos nos lembrar de alguns fatos da sua carreira que o levaram à Fórmula 1. Além de ter sido o primeiro em tudo na atual categoria (inclusive em ser multado pela FIA, por ultrapassar o limite de velocidade nos boxes, quando sua carreira como titular na Fórmula 1 tinha começado há apenas nove segundos), como eu disse no início do texto, um ano que ele chamou bastante atenção foi 2004, quando se não me engano, ele tinha apenas 17 anos, correndo na Fórmula BMW (todos com o mesmo carro), ele venceu 18 das 20 corridas da temporada. E já na Fórmula 1, correndo pela Scuderia Toro Rosso, ele venceu o GP da Itália, sua primeira vitória no topo do automobilismo mundial, no circuito de Monza, onde os carros mais velozes (naquele ano os da McLaren e da Scuderia Ferrari) normalmente vencem, por ter retas bem longas. Ah! E quando isto aconteceu, ele ainda tinha pouca experiência, pois era titular há pouco tempo, tendo apenas 21 anos de idade, o mais jovem vencedor da história da Fórmula 1. O título de 2011 pode não ter sido difícil de conquistar, mas em 2010 ele era um dos que menos tinham chances de marcar pontos o bastante para ser campeão, e em 2009, foi vice-campeão superando Rubens Barrichello, que é um piloto rápido, experiente, que comete poucos erros, e que é sim um piloto completo, e que ainda por cima tinha um carro quase imbatível, feito pela Brawn GP naquele ano. Aliás, fugindo da Fórmula 1, na pista do programa Top Gear, usando um certo carro, Sebastian Vettel e Rubens Barrichello, nesta ordem, são os mais rápidos, colocando no bolso muitos outros pilotos, alguns deles campeões.
E voltando à Fórmula 1, na opinião dos que o criticam, o que ele deve fazer é vencer corridas e conquistar pole-positions tendo um carro do mesmo nível ou um pouco inferior ao dos outros pilotos, principalmente superar os outros pilotos de ponta da atual geração, o que em parte, ele já fez no ano passado, mas parece que muitos se esquecem disso, talvez porque ele cometeu mais erros nas corridas de 2010, e era um pouco imaturo. Na minha opinião, os melhores pilotos da Fórmula 1 de hoje são Sebastian Vettel, Lewis Hamilton, e Fernando Alonso. Ah! Também tem Jenson Button, que este ano provou muito o seu valor.
Admito que estou ficando perdido sobre o que pensar no meio de tantas opiniões e argumentos, e me desculpem por eu estar passando um pouco disto para o texto, mas meu pensamento é de que Vettel pode ser o melhor piloto da Fórmula 1. Não de todos os tempos, é claro, já que os carros mudam bastante. Ele já provou ser um grande piloto, mas vai ter que mostrar ao mundo que ele pode ser ainda mais rápido, mais competente nas suas ultrapassagens e em defender sua posição, e cometer menos erros, ser um piloto completo. Sobre os erros (sair da pista, perder o controle do carro, etc), ele já melhorou bastante em relação aos anos anteriores, e penso que nisto o maior deslize dele foi não ter aguentado a pressão de Jenson Button nas últimas voltas do GP do Canadá 2011.
Sebastian Vettel pode um dia ser o melhor piloto da Fórmula 1, sim, pois ele ainda é muito jovem, e pode correr por um bom tempo. Quanto mais velho, normalmente maior é a maturidade, mais experiência, e menores as chances de cometer erros. Acredito que Sebastian Vettel ainda pode quebrar mais recordes, conquistar mais títulos, e ser um piloto completo. Assim, as críticas vão diminuir bastante.

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário