sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Biocombustível: solução pra tudo?


Quando se fala em preservação ambiental e redução dos índices de gás carbônico na atmosfera terrestre, uma das possíveis soluções mais lembradas é o uso de biocombustíveis.

Um dos meios de influenciar as pessoas a usarem estas fontes de energia, é através dos esportes a motor. Na Stock Car Brasil, por exemplo, os carros nos últimos anos são movidos a etanol, o que até aumenta a competitividade das corridas, já que este biocombustível queima melhor, e consequentemente gera mais potência para os stock cars.

Mas um aumento de potência também significa maior consumo de combustível, e se a grande maioria da população que possui veículos motorizados adotasse definitivamente os biocoumbustíveis, bem, imagine o tamanho das plantações necessárias para atender toda a frota nacional. E com isso, ainda pode gerar mais desmatamento. Sem falar do transporte da matéria prima, que deverá ser feita por caminhões e trens, que são máquinas com um "apetite" enorme para "beber" diesel. Claro que tem o biodiesel, mas aí teriam que fazer plantações ainda maiores e assim desmatar mais.

Os biocombustíveis são sim algo positivo, mas na luta contra o aquecimento global, não podemos contar apenas com a ajuda deles.


Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário