quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Donington Park 1993. Show de Senna? Claro! Mas ele não foi o único.

O Grande Prêmio da Europa de Fórmula 1, em 1993 foi disputado no autódromo Donington Park, o que gerou muita crítica de pessoas envolvidas com automobilismo. Diziam que aquela pista mal tinha dois pontos de ultrapassagem para uma corrida de Fórmula 1. Mas um brasileiro calou a boca dessas pessoas naquela corrida. Eu disse um brasileiro? Desculpe, quis dizer dois.
Ah! Já sabe do que eu estou falando, não é? Sim, é a volta que muitos consideram como a melhor volta da história da Fórmula 1.
Ayrton Senna largou na 4ª posição, ao lado de Michael Schumacher. Então, o alemão logo na largada jogou seu carro para cima do de Senna, que caiu para 5º, mas ainda na primeira volta, com chuva caindo sobre o asfalto daquele circuito de dois pontos de ultrapassagem por volta, Ayrton Senna da Silva pilotando uma McLaren, que naquele ano usava um fraco motor Ford (80cv menos potente que os Cosworth), ultrapassou todos que estavam na sua frente, dois deles usando carros de longe muito superiores ao seu, os dos pilotos da Williams, um deles, o grande Alain Prost liderava a prova, até que ele viu em seu retrovisor um carro branco e vermelho com um piloto de capacete amerelo pronto para o ultrapassar, o que logo aconteceu, e assim, Ayrton deu mais um show, concluindo a primeira volta como líder da corrida. E foi só aumentando a distância entre ele e Prost.


Mas, não foi apenas Senna que deu show. Lá atrás, um piloto novato na Fórmula 1 naquele ano, disse ao Galvão Bueno que estava torcendo para chover, porque ele, além de Senna, também era, e é, muito bom em pista molhada. E a chuva caiu.
O estreante não tinha um carro muito bom, e assim conseguiu apenas a 12ª segunda posição do grid de largada.
No final da primeira volta, Senna passou rápido pela reta do grid, em 1º lugar, seguido pelas Williams. E quem estava atrás da Williams? O estreante, em 4º lugar! De 12º para 4º em uma volta, na pista de dois pontos de ultrapassagem.
Sabe qual é o nome desse piloto? Rubens Barrichello!

E assim, no Donington Park em 1993, Rubens Barrichello ultrapassou oito carros mais rápidos que o seu na primeira volta. Olha quem é que tá ali atrás dele! Michael Schumacher! (Rsrs). É isso aí, Rubinho!

Um abraço!
@paulovitorpv8

Nenhum comentário:

Postar um comentário