domingo, 1 de maio de 2011

17 anos sem o Campeão (Ayrton Senna)... :-(



Você sabe que dia é hoje? Dia 1º de maio, o Dia do Trabalhador. Sabe o que aconteceu há 17 anos atrás nesta mesma data? No grande Grande Prêmio de Ímola, morria o homem que era um herói do esporte para o povo brasileiro, aliás, para outras nações também. O próprio campeão do Mundial de Fórmula 1 de 2008, o inglês Lewis Hamilton, corre com um capacete muito parecido com o deste homem. Esta pessoa incrível, se chama Ayrton Senna da Silva.

A história dele, quem acompanha meu blog já conhece (se não é seu caso, aqui está: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/03/ayrton-senna-da-silva-51-anos-parabens.html), nosso querido piloto Tricampeão na F1.

Hoje quando liguei o computador mais cedo, e entrei no Twitter, fiquei feliz ao ver o nome deste cara nos TT's Br.. Sim, é uma data triste, mas fiquei feliz ao ver que o Brasil ainda se lembra dele, tanto é que ele foi um dos assuntos mais falados de hoje nesta rede social.

Também no Twitter, vi piadinhas de pessoas que não acompanham o automobilismo, uma total falta de respeito. Fiquei muito irritado, mas acho que pessoas idiotas assim devem ser ignoradas, né? Tudo bem, se não gosta do piloto (aliás, essas pessoas mal conhecem a Fórmula 1, muito menos Senna), mas pelo menos respeite, e não faça piadinhas. Com a morte dos outros não se brinca. Ayrton Senna da Silva foi um exemplo de brasileiro, um exemplo de pessoa, e isso nunca vai mudar com a opinião destas pessoas.

Voltando ao que interessa, pois falar da falta de respeito dos outros me irrita bastante...

O que aconteceu com o carro de Senna? Isso é um mistério, existem muitas teorias, inclusive de sabotagem, mas acho melhor não citar os nomes dos suspeitos. Posso apenas dizer que a coluna de direção se quebrou (e aí está a possível sabotagem, e quem teria feito, se é que fez, fez isso logo no final de semana em que Ayrton pediu que se trocasse esta peça, ou seja, a data perfeita), e também já vi trechos de documentários que mostram por simulação de computador, peças da traseira da Williams de Senna se quebrando, o que pode ter feito o carro perder a estabilidade bem no meio da curva Tamburello. O resultado, é que o carro de Ayrton saiu de frente nesta curva que já citei o nome, e bateu com muita força em um muro. Dr. Sid, médico da Fórmula 1 (ou pelo menos era naquela época) diz no recente documentário "Senna" que a morte, foi por um ferimento na cabeça, e quando tiraram seu corpo do carro, ele apenas deu um suspiro e relaxou o corpo todo "não sou religioso, mas senti que naquele momento a alma dele se foi" (palavras de Sid, entre aspas).

Sid era amigo de Ayrton, e sabia o que era necessário fazer para se dar segurança na principal categoria do automobilismo mundial, e os pilotos queriam muito que estas mudanças fossem feitas, logo a FIA deu esta função ao médico, e ele fez um ótimo trabalho, pois desde a morte de Ayrton Senna da Silva, nenhum outro piloto morreu na Fórmula 1. E se você pensa que naquela época já era difícil morrer nestas corridas, está enganado. No mesmo final de semana que Senna morreu, Roland Ratzenberger também se foi, e quase que Rubens Barrichello também, mas graças à Deus nosso Rubinho está muito bem, e continua na Fórmula 1. E na época de Emersdon Fittipaldi (anos 70, se não em engano), era comum um, dois, ou até três pilotos morrerem em uma temporada. Essas corridas eram muito arriscadas!

Que bom que hoje isso não acontece mais, mas seria melhor se em 1994 já fosse assim, desta forma ainda teríamos Roland e Ayrton entre nós. Pelo menos com a morte dos dois, a Fórmula 1 se trocou a categoria mais segura do automobilismo mundial.

Quando o corpo de Senna chegou ao Brasil, milhares, ou milhões de pessoas, acompanharam um trajeto que o seu corpo fez pelas ruas de São Paulo, do aeroporto para o local do velório, e de lá para o cemitério. Grandes amigos de Senna que era pilotos da Fórmula 1, ou chefes de equipe, estavam lá, como Rubens Barrichello, Emerson Fittipaldi, Frank Williams, Gerhard Berger, Alain Prost (sempre me lembro de Alain fazendo o Sinal da Cruz na frente do caixão de seu amigo e rival). A família, lógico, estava lá, junto com sua última namorada, Adriene Galisteu. A ex-namorada que também o amava (e ainda ama bastante, segundo declarações recentes dela) muito, Xuxa, também estava no velório.

Não gosto de falar dessa parte do velório, enterro, etc, é muito trsite, mas se quiser saber como foi, dê uma olhadinha no YouTube, lá tem vários vídeos destes momentos. Me desculpe, não quero ser mal educado, mas é que como eu disse, não gosto de falar, muito menos ver imagens do "Adeus Ayrton Senna". Mais uma vez peço desculpas, de verdade, por não colocar os links aqui, é chato ficar assistindo todos aqueles vídeos tristes para ver qual fica "melhor" (se é que podemos usar esta palavra boa em uma história dessas) para colocar aqui no blog.


"Ayrton, obrigado pelas alegrias que você deu ao povo brasileiro, naquela época em que o futebol não ia bem, e nosso país estava em um período político muito ruim, pelo menos nossa nação tinha você para dar um pouco de felicidade nas manhãs de domingo. Me orgulho de ser brasileiro por você, você Senna, era um brasileiro orgulhoso! Ao invés de esconder isso do mundo, quando vencia, você levantava a bandeira do nosso país, dentro do carro e no pódio! 'Rei da Chuva', 'Rei de Mônaco', você foi demais! E nos faz falta, muita falta..."


Resumo em vídeo do Mundial de Fórmula 1 de 1994 até a morte de Ayrton Senna: http://www.youtube.com/watch?v=JgAgq-ZiPlM


Um abraço!

@paulovitorpv8


PS: A música que se tornou um hino das vitórias brasileiras na Fórmula 1, mas quando alguém escuta, provavelmente lembra mais de Ayrton Senna da Silva. O Tema da Vitória, de Eduardo Souto Neto, e tocado pelo Roupa Nova: http://www.youtube.com/watch?v=X6ulHEeBniY


Lembre que quando Senna se foi, ele estava na frente de todos! Inclusive de Michael Schumacher, que tinha um carro superior (com equipamentos ilegais).

Como teria sido bom, no final desta corrida, poder ter escutado a voz de Galvão Bueno gritando "AYRTON, AYRTON, AYRTON SENNA, DO BRASIL!!!" e logo em seguida ouvir o Tema da Vitória na volta de comemoração de Ayrton Senna.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. É, apaguei o comentário.
    Esse povo mal educado e que não tem um pingo de respeito é foda... Esse lugar aqui é sério! Pilotos, blogueiros, fãs de automobilismo, etc entram aqui todos os dias! E não são poucos! O próprio Rubens Barrichello já acessou este blog e me falou pelo Twitter. Então pode parar com isso. Se for alguma das pessoas que eu estou pensando, na escola até que ainda vai, mas aqui é sério, não é lugar pra brincadeira não!

    ResponderExcluir