Como viram no post anterior, queria ter publicado este texto ontem, que foi aniversário do Ayrton. Então, leiam como se o texto fosse de ontem, por favor. Obrigado. E mais uma vez peço desculpas.
Vamos lá...
Hoje é um dia especial, principalmente para alguém que infelizmente não está mais entre nós. Cinquenta e um anos atrás, nascia Ayrton Senna da Silva, que por mim, e por muitos, é o melhor piloto de todos os tempos! Parabéns Ayrton!
Grande Prêmio da Inglaterra de 1993. Autódromo de Donington Park: Autoridades da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), não concordaram com a escolha deste circuito, dizendo que haviam no máximo dois, ou com muita sorte três pontos de ultrapassagem. No dia da corrida, ali estavam os dois belos carros nas cores branco e vermelho, da McLaren no grid. Uma delas guiada por um piloto de capacete amarelo, com listras azul e verde. Quando é dada a largada, Michael Schumacher joga seu carro para cima da McLaren do piloto de capacete amarelo. McLaren que aliás, usava um motor que não era bom, fabricado pelo Ford. Assim, ele fica com a quinta colocação, mas a situação climática está perfeita para ele fazer uma ótima corrida. Está chovendo! Clima que a grande maioria dos pilotos (inclusive eu no kart), não gosta muito para correr. E antes do final da primeira volta, ele ultrapassa o alemão e mais um piloto e logo em seguida deixa as poderosas Williams de Hill e Prost para trás. Quem era este sujeito? Um brasileiro, e seu nome era Ayrton Senna da Silva. E com certeza ele calou as bocas daquele pessoal da FIA, provando que haviam no mínimo quatro pontos de ultrapassagem, e isso antes de completar a primeira volta. Para muitos, esta é considerada a volta mais perfeita da história da Fórmula 1!
GP de Donington Park de 1993: http://www.youtube.com/watch?v=1BzSSfJ7Gpw
Assim se define o estilo de pilotagem de Senna em pouco tempo, principalmente estando debaixo de chuva, como aconteceu nesta corrida. Senna, era um piloto ousado! Se qualquer piloto fizesse apenas isto (como se fosse pouca coisa, né... - Rsrs) em toda sua carreira, já entraria para a história do automobilismo, mas para Ayrton Senna, foi apenas mais um capítulo de toda uma carreira construída com fantásticos feitos!
Mas vamos ao início desta grande (grande no sentido de espetacular, não no sentido de longa, pois infelizmente, esse cara super gente boa morreu muito cedo, muito jovem) história...
21 de março de 1960, nascia um bebê que anos mais tarde surpreenderia todo o mundo, e que até hoje quase dezessete anos depiois de sua morte, continua surpreendendo. Ainda criança, Ayrton ganhou um kart construído por seu pai, Milton, com um motor de apenas 1cv de potência, fazendo o pequeno 007 (nome do kart, bem visível na dianteira) atingir a velocidade máxima de 10km/h. Será que os pais daquele garotinho, quando o viram pilotar aquele kart pela primeira vez, imaginaram que um dia ele estaria pilotando bólidos a mais de 300km/h? (Rs).
Uma coisa que acho interessante na infancia dele, que é quando ele ia comprar sapatos novos. Chegava na loja, escolhia um modelo, calçava e começava a correr pra lá e pra cá pela loja, e sem mais nem menos, para de uma vez só! Se ele escorregasse só um pouquinho, não levaria aquele par de sapatos para casa. Sabe porque acho interessante? Pilotos devem saber as condições de aderencia de seus pneus, eles analisam isso durante toda a corrida, e Senninha (no diminutivo porque ele era criança) já fazia isso com seus sapatos. (Rs). Outra coisa nesta fase da vida dele que me lembra corridas, são os três "pit-stops" que ele fazia no caminho para a escola. Eram três pastelarias pelo caminho, e ele comprava um pastel em cada uma! (Rsrsrs). Também havia um jogo eletrônico (daquelas máquinas mais antigas e grandes, sabe?), que exigia muito reflexo do jogador, e no grupo de amigos de Béco (um apelido do Ayrton), somente ele conseguia passar de um nível mais avançado. Pelo menos ouvi falar nisso.
Vamos falar de automobilismo agora.
No kart, sua primeira corrida oficial foi em 1973, em Interlagos (no kartódromo, né. - Rsrs) e ele ficou em 1º. Em 1977, 1º lugar no Campeonato Sul-Americano. Campeonatos Mundiais: em 1978 (Le Mans -França), ele ficou em 6º, em 1979 (Estoril - Portugal) em 2º, 1980 (Nivelles - Bélgica) 2º, 1981 (Parma - Itália) 4º e em 1982 (Kalmar - Suécia) 14º.
Rumo a Europa, Ayrton, um pouco mais velho, foi correr na Fórmula Ford 1600. Seu chefe de equipe lhe deu um carro do ano anterior desatualizado em relação aos outros, então Senna, nada satisfeito com isso, fez algo sério, mas de certa forma, também foi engraçado (e não se sabe se foi de propósito). Ele saiu para conhecer o carro, como era o comportamento daquela máquina correndo na pista. Passou um tempo, passou mais tempo, mais tempo, e mais tempo... Agora Béco estava demorando muito mesmo. Provavelmente o pessoal da equipe estava se perguntando "Cadê ele? Cadê?" (Rs). Logo viram de longe Ayrton vindo a pé na direção deles, andando normalmente, e segurando o volante do Ford em uma das mãos. Sim, ele havia batido o carro (Rsrs), e eu desconfio que tenha sido proposital (Rsrs)! Mas acho que até dou razão a ele, pois como era início de carreira, ele devia estar pagando alguma coisa para correr. Então, deveriam ter dado um carro do ano para ele, certo? (Rsrs).
Em 1981 Ayrton Senna foi campeão da Fórmula Ford 1600, e no ano seguinte, foi para a Fórmula Ford 2000, e também foi campeão naquele mesmo ano em que ele entrou naquela categoria! Ah! Em uma das corridas, se não me engano na F-Ford 1600, Senna venceu uma corrida sem os freios (que foram seriamente danificados bem antes do final da corrida).
Após os campeonatos da Ford, Béco foi para a Fórmula 3, categoria pela qual muitos pilotos da Fórmula 1 passam, e mais ou menos nesta época, ele foi apresentado a um bom piloto brasileiro, que já corria na principal categoria do automobilismo mundial, e que é campeão mundial, mais de uma vez. Era o convencido e arrogante Nelson Piquet. Piquet nunca foi de admitir que outros pilotos são bons, tanto é que ele critica muitos deles, principalmente os brasileiros (menos o filho dele, é claro, que não foi bom na F1, e ainda conseguiu ser expulso da categoria fazendo aquela grande besteira em Cingapura). Então, ele não podia deixar de esnobar aquele jovem piloto que ainda estava no "pré-F1", certo? Logo, Nelson foi bem desagradável com Ayrton (e também atrapalhou ele de entrar na F1 já em uma boa escuderia), mas quando o futuro tricampeão do Mundial de Fórmula 1 estava no carro com seu chefe de equipe, voltando para casa, ele disse algo como "Ainda vou vencer este idiota", e de fato, quando Senna chegou na mesma categoria que Piquet ele venceu corridas nas quais o veterano também estava participando, mas como Nelson corria com uma veloz Brabham, e também correu na Willimas, que era muito boa na época, este tipo de coisa também podia acontecer...
Mas vamos ao início desta grande (grande no sentido de espetacular, não no sentido de longa, pois infelizmente, esse cara super gente boa morreu muito cedo, muito jovem) história...
21 de março de 1960, nascia um bebê que anos mais tarde surpreenderia todo o mundo, e que até hoje quase dezessete anos depiois de sua morte, continua surpreendendo. Ainda criança, Ayrton ganhou um kart construído por seu pai, Milton, com um motor de apenas 1cv de potência, fazendo o pequeno 007 (nome do kart, bem visível na dianteira) atingir a velocidade máxima de 10km/h. Será que os pais daquele garotinho, quando o viram pilotar aquele kart pela primeira vez, imaginaram que um dia ele estaria pilotando bólidos a mais de 300km/h? (Rs).
Uma coisa que acho interessante na infancia dele, que é quando ele ia comprar sapatos novos. Chegava na loja, escolhia um modelo, calçava e começava a correr pra lá e pra cá pela loja, e sem mais nem menos, para de uma vez só! Se ele escorregasse só um pouquinho, não levaria aquele par de sapatos para casa. Sabe porque acho interessante? Pilotos devem saber as condições de aderencia de seus pneus, eles analisam isso durante toda a corrida, e Senninha (no diminutivo porque ele era criança) já fazia isso com seus sapatos. (Rs). Outra coisa nesta fase da vida dele que me lembra corridas, são os três "pit-stops" que ele fazia no caminho para a escola. Eram três pastelarias pelo caminho, e ele comprava um pastel em cada uma! (Rsrsrs). Também havia um jogo eletrônico (daquelas máquinas mais antigas e grandes, sabe?), que exigia muito reflexo do jogador, e no grupo de amigos de Béco (um apelido do Ayrton), somente ele conseguia passar de um nível mais avançado. Pelo menos ouvi falar nisso.
Vamos falar de automobilismo agora.
No kart, sua primeira corrida oficial foi em 1973, em Interlagos (no kartódromo, né. - Rsrs) e ele ficou em 1º. Em 1977, 1º lugar no Campeonato Sul-Americano. Campeonatos Mundiais: em 1978 (Le Mans -França), ele ficou em 6º, em 1979 (Estoril - Portugal) em 2º, 1980 (Nivelles - Bélgica) 2º, 1981 (Parma - Itália) 4º e em 1982 (Kalmar - Suécia) 14º.
Rumo a Europa, Ayrton, um pouco mais velho, foi correr na Fórmula Ford 1600. Seu chefe de equipe lhe deu um carro do ano anterior desatualizado em relação aos outros, então Senna, nada satisfeito com isso, fez algo sério, mas de certa forma, também foi engraçado (e não se sabe se foi de propósito). Ele saiu para conhecer o carro, como era o comportamento daquela máquina correndo na pista. Passou um tempo, passou mais tempo, mais tempo, e mais tempo... Agora Béco estava demorando muito mesmo. Provavelmente o pessoal da equipe estava se perguntando "Cadê ele? Cadê?" (Rs). Logo viram de longe Ayrton vindo a pé na direção deles, andando normalmente, e segurando o volante do Ford em uma das mãos. Sim, ele havia batido o carro (Rsrs), e eu desconfio que tenha sido proposital (Rsrs)! Mas acho que até dou razão a ele, pois como era início de carreira, ele devia estar pagando alguma coisa para correr. Então, deveriam ter dado um carro do ano para ele, certo? (Rsrs).
Em 1981 Ayrton Senna foi campeão da Fórmula Ford 1600, e no ano seguinte, foi para a Fórmula Ford 2000, e também foi campeão naquele mesmo ano em que ele entrou naquela categoria! Ah! Em uma das corridas, se não me engano na F-Ford 1600, Senna venceu uma corrida sem os freios (que foram seriamente danificados bem antes do final da corrida).
Após os campeonatos da Ford, Béco foi para a Fórmula 3, categoria pela qual muitos pilotos da Fórmula 1 passam, e mais ou menos nesta época, ele foi apresentado a um bom piloto brasileiro, que já corria na principal categoria do automobilismo mundial, e que é campeão mundial, mais de uma vez. Era o convencido e arrogante Nelson Piquet. Piquet nunca foi de admitir que outros pilotos são bons, tanto é que ele critica muitos deles, principalmente os brasileiros (menos o filho dele, é claro, que não foi bom na F1, e ainda conseguiu ser expulso da categoria fazendo aquela grande besteira em Cingapura). Então, ele não podia deixar de esnobar aquele jovem piloto que ainda estava no "pré-F1", certo? Logo, Nelson foi bem desagradável com Ayrton (e também atrapalhou ele de entrar na F1 já em uma boa escuderia), mas quando o futuro tricampeão do Mundial de Fórmula 1 estava no carro com seu chefe de equipe, voltando para casa, ele disse algo como "Ainda vou vencer este idiota", e de fato, quando Senna chegou na mesma categoria que Piquet ele venceu corridas nas quais o veterano também estava participando, mas como Nelson corria com uma veloz Brabham, e também correu na Willimas, que era muito boa na época, este tipo de coisa também podia acontecer...
GP da Hungria de 1986 - Senna vs Piquet: http://www.youtube.com/watch?v=OW48kKsXaI8
Mas como viram, não foi fácil para Piquet, ultrapassar Senna. Aliás, Piquet na segunda tentativa, apenas escolheu o lado usado por Senna quando se defendeu na volta anterior, e ele só conseguiu passar na reta, e no final dela. Já percebeu que eu não vou com a cara do Nelson Piquet, né? (Rsrs). Voltando a Fórmula 3, Senna, como sempre, estava tendo um desempenho impressionante...
Matéria da Globo sobre Senna na F3: http://www.youtube.com/watch?v=2yI8vNMrAlQ&playnext=1&list=PL6F00C22AC3F9500D
Gostei do bom humor dele neste vídeo (Rsrs). Ah! Ele falou sobre Silverstone, e agora me lembrei que certa vez, um jornal britânico chamou este autódromo de Silvastone (querendo dizer que Silva - outro sobrenome do Ayrton - dominava as corridas ali - Rs). E ele acabou sendo campeão da F3 naquele ano!
Em 1984, Senna iria para a F1, mas antes disso, naquele ano mesmo, ele participou de uma corrida no autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Um evento realizado pela Mercedes-Benz, onde o novato e não muito famoso Ayrton Senna, em uma corrida de carros (todos iguais) da montadora que realizou o evento, venceu grandes nomes do automobilismo, alguns que eram até mesmo da F1, um deles foi o grande Niki Lauda, piloto que certa vez disse "Ele (Ayrton Senna) foi o melhor piloto que já existiu!". No caminho para F1, antes da temporada de 1984 começar, Ayrton fez testes em algumas equipes. Finalmente ele se sentava pela primeira vez no cockpit de um F1, o carro era a Williams de Keke Rosberg (pai do Nico Rosberg, que corre atualmente na F1 pela Mercedes GP, como companheiro de Schumacher). Mas calma aí, ele não estreou na F1 pela Williams. Foi apenas um teste, um ótimo teste! Pois como sempre, Senna surpreendeu a todos que lá estavam, marcando tempos incríveis no cronômetro! Pra falar a verdade, ele foi melhor do que a Williams nunca havia sido naquele autódromo (está confuso o modo como eu escrevo? - Rs)!
Béco também fez testes em outras equipes, e para ele, valeu mais a pena assinar contrato com a pequena Toleman.
Em 1984, Senna iria para a F1, mas antes disso, naquele ano mesmo, ele participou de uma corrida no autódromo de Nürburgring, na Alemanha. Um evento realizado pela Mercedes-Benz, onde o novato e não muito famoso Ayrton Senna, em uma corrida de carros (todos iguais) da montadora que realizou o evento, venceu grandes nomes do automobilismo, alguns que eram até mesmo da F1, um deles foi o grande Niki Lauda, piloto que certa vez disse "Ele (Ayrton Senna) foi o melhor piloto que já existiu!". No caminho para F1, antes da temporada de 1984 começar, Ayrton fez testes em algumas equipes. Finalmente ele se sentava pela primeira vez no cockpit de um F1, o carro era a Williams de Keke Rosberg (pai do Nico Rosberg, que corre atualmente na F1 pela Mercedes GP, como companheiro de Schumacher). Mas calma aí, ele não estreou na F1 pela Williams. Foi apenas um teste, um ótimo teste! Pois como sempre, Senna surpreendeu a todos que lá estavam, marcando tempos incríveis no cronômetro! Pra falar a verdade, ele foi melhor do que a Williams nunca havia sido naquele autódromo (está confuso o modo como eu escrevo? - Rs)!
Béco também fez testes em outras equipes, e para ele, valeu mais a pena assinar contrato com a pequena Toleman.
Testes de Ayrton Senna para correr na F1: http://www.youtube.com/watch?v=w2wYoKsdtj0&feature=related
Grande Prêmio do Brasil de 1984, autódromo de Jacarepaguá. Estréia de Ayrton Senna na Fórmula 1!
GP do Brasil de 1984 (abertura "estranha" da Globo - Rsrsrs): http://www.youtube.com/watch?v=bgNWUWqxKt8
Mas logo em seu primeiro GP, o Toleman do brasileiro quebrou. Porém, ao longo da temporada, Ayrton conseguiu resultados melhores dos que eram esperados de qualquer piloto que corresse naquele modesto carro. Grande Prêmio de Mônaco de 1984. Uma corrida muito marcante na carreira de Senna, podemos dizer que foi nela que ele "surgiu". Como já disse, Ayrton era ainda mais fantástico pilotando em pista molhada, e em Mônaco estava chovendo muito, e as ruas estavam cheias d'água. Em seu Toleman, que era um carro que com muita sorte terminaria uma corrida em 4º lugar, Senna deu um show de pilotagem no Gran Prix mais glamouroso, encantador, charmoso e difícil de se vencer na Fórmula 1 (outras categorias automobilísicas também correm lá) conquistando um 2º lugar!
2º lugar (injusto, era pra ser 1º) de Ayrton Senna no GP de Mônaco: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/01/1-tunel-do-tempo-ayrton-senna-1.html (Eu escrevi sobre essa corrida, mas aí me lembrei que tinha esse post aqui, que já falava tudo, e fala também sobre o GP do Brasil, sobre o qual escrevi aqui neste post).
Mesmo ficando em 2º, Senna foi demais! (Vou colocar mais links de outros posts que podem me ajudar a terminar este texto mais rápido, pois tenho aula daqui algumas horas, e o texto aqui no papel está grande). Durante o restante da temporada de 1984, Senna continuou com incríveis resultados, isso quando o Toleman não quebrava.
Em 1985, Senna foi até a sede da equipe Toleman, e emocionado se despediu de cada um de lá, e agradeceu a todos os membros da equipe por tudo o que fizeram. Ele estava indo para uma equipe maior, a Lotus, que usava os bons motores fabricados pela Renault, e deixariam Senna ainda mais rápido: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/01/tunel-do-tempo-ayrton-senna-2.html Reparou no clima da primeira vitória de Senna na F1? Chuva, muita chuva! (Rsrs).
Nos tempos de Lotus, outras vitórias foram conquistadas, e Senna conheceu melhor um de seus maiores rivais, Nigel Mansell, que depois de alguns anos, já na McLaren, lhe daria trabalho novamente. Em uma das vitórias de Senna na Lotus, em 1987, quando esta ficou amarela e correu com motores Honda, que foi em Mônaco (Senna era ótimo lá, venceu 6 GP's - poderiam ter sido 8 - foi apelidado de "Rei de Mônaco", e comprou uma casa, ou apartamento lá), após a vitória, Senna deu o tradicional banho de champanhe no pessoal, inclusive no verdadeiro rei de Mônaco, que levou isto apenas na brincadeira mesmo (felizmente - Rsrs) e até deu risadas.
Vamos agora para a temporada de 1988, na McLaren, onde Ayrton Senna foi companheiro de Alain Prost (uma das maiores rivalidades da história da F1, foi entre estes dois grandes campeões), e os dois pilotaram naquele ano, as mostruosas McLaren MP4/4 de aerodinâmica não muito eficiente, mas que corriam com grandes motores Honda turbinados que geravam 1200cv de potência (450cv a mais que na F1 de hoje).
Em 1985, Senna foi até a sede da equipe Toleman, e emocionado se despediu de cada um de lá, e agradeceu a todos os membros da equipe por tudo o que fizeram. Ele estava indo para uma equipe maior, a Lotus, que usava os bons motores fabricados pela Renault, e deixariam Senna ainda mais rápido: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/01/tunel-do-tempo-ayrton-senna-2.html Reparou no clima da primeira vitória de Senna na F1? Chuva, muita chuva! (Rsrs).
Nos tempos de Lotus, outras vitórias foram conquistadas, e Senna conheceu melhor um de seus maiores rivais, Nigel Mansell, que depois de alguns anos, já na McLaren, lhe daria trabalho novamente. Em uma das vitórias de Senna na Lotus, em 1987, quando esta ficou amarela e correu com motores Honda, que foi em Mônaco (Senna era ótimo lá, venceu 6 GP's - poderiam ter sido 8 - foi apelidado de "Rei de Mônaco", e comprou uma casa, ou apartamento lá), após a vitória, Senna deu o tradicional banho de champanhe no pessoal, inclusive no verdadeiro rei de Mônaco, que levou isto apenas na brincadeira mesmo (felizmente - Rsrs) e até deu risadas.
Vamos agora para a temporada de 1988, na McLaren, onde Ayrton Senna foi companheiro de Alain Prost (uma das maiores rivalidades da história da F1, foi entre estes dois grandes campeões), e os dois pilotaram naquele ano, as mostruosas McLaren MP4/4 de aerodinâmica não muito eficiente, mas que corriam com grandes motores Honda turbinados que geravam 1200cv de potência (450cv a mais que na F1 de hoje).
Este post, fala dos três títulos de Senna no Mundial de Fórmula 1, mas tem coisas nele que vou explicar depois do link: http://autoblogpv8.blogspot.com/2011/01/tunel-do-tempo-ayrton-senna-3.html
Em 1989, Prost ficou com raiva de Senna, mas ele mereceu aquilo...(já explico - Rsrs). O que houve em 1989, é que Senna estava em uma situação delicada. Novamente disputando o Título com Alain Prost. Ayrton tinha que vencer o GP de Suzuka de qualquer jeito para continuar na briga pelo campeonato. Mas aí, Prost apronta essa...
GP de Suzuka de 1989 - Senna vs Prost: http://www.youtube.com/watch?v=JuwDr-X4bUc
Para se defender da ultrapassagem de Senna, e se livrar da concorrencia dele, Prost jogou sua McLaren pra cima da McLaren de Senna (e dizia que foi só um acidente). O Professor (apelido de Prost) ficou parado por ali mesmo, já o brasileiro, como viram, teve um empurrãozinho, e cortou um pedaço da pista (passou pela chicane) ali. Foi para os boxes para consertarem seu carro, e ainda por cima venceu! Ele continuou na disputa pelo título? Não. Logo que Prost viu que Senna estava voltando para a corrida, ele correu atrás do "chefão" da FIA, que na época, assim como Prost, era um francês, o Balestre. É claro que Balestre apoiaria Alain. Assim, a vitória de Senna foi anulada, pelo modo como ele voltou a correr, passando pela chicane, e tendo ajuda dos fiscais para ligar o motor de seu carro. De certa forma foi injusto, né? Pois Ayrton ficou ali parado, foi para os boxes para consertarem sua McLaren, teve que ultrapassar tantos pilotos novamente, e venceu. E como se isso fosse pouco (a punição), Senna foi suspenso pelo resto do campeonato (faltava apenas mais uma etapa). Ouvi falar que com isso ele até pensou em sair da Fórmula 1 (já era campeão mesmo, então...), mas ele voltou, e em grande estilo! Dando o troco em Alain Prost, como viram naquele outro post, e sendo bicampeão!
O que Ayrton Senna fez em Suzuka, em 1990, lhe deu a impressão que ele não valorizava muito a vida, já que naquela época os acidentes eram mais graves? (Rs). Pensem bem...
O que Ayrton Senna fez em Suzuka, em 1990, lhe deu a impressão que ele não valorizava muito a vida, já que naquela época os acidentes eram mais graves? (Rs). Pensem bem...
Ayrton Senna salva amigo piloto, que estava em um carro em chamas: http://www.youtube.com/watch?v=SkhbPTfr2EI
Ele interrompeu sua volta para salvar a vida daquele piloto. Gesto muito bonito, que mostra o bom coração que Senna tinha. Não sei quando isso aconteceu, mas já que fugi da linha do tempo, vou contar mais um acontecimento que também não sei quando aconteceu: Já na McLaren, Senna venceu o GP de Mônaco, e ameaçou dar outro banho de champanhe no rei de Mônaco! (Rsrsrsrs) Todos riram (Rsrs). 1991 vocês também viram como foi naquele post. Apesar daquilo em Suzuka em 1991 não ter agradado muito Berger, ele e Senna eram muito amigos! Prost também era muito amigo de Ayrton Senna, eles tinham desentendimentos por causa da rivalidade, mas eram amigos.
Saindo da linha do tempo novamente, vou mostrar algo até engraçado (Rsrs): http://www.youtube.com/watch?v=lmw445ZvmsU Legal, né? (Rsrsrs). Falando em pole-positions, Ayrton Senna foi um piloto que conquistou muitas destas. Muitas vezes sua pilotagem era tão perfeita, que parecia que ele corria por um fio, e para isto, ele e seus mecânicos ajustavam cada mínimo detalhe do carro. Senna passava muito tempo em reuniões com seus mecânicos, cobrando deles melhorias em cada detalhe do carro. Acha que eles não gostavam de Senna por isso? Se sim, pensou errado. Ayrton valorizava (e muito) o trabalho de toda a equipe, e apertava a mão de cada um deles após os treinos e corridas, agradecendo pelo trabalho que estes fizeran com o carro.
Só pra fechar a parte do automobilismo na vida de Béco, vou deixar aqui uns links de vídeos, das vitórias dele em casa (não, não em Mônaco - Rsrs), em Interlagos:
Só pra fechar a parte do automobilismo na vida de Béco, vou deixar aqui uns links de vídeos, das vitórias dele em casa (não, não em Mônaco - Rsrs), em Interlagos:
GP de Interlagos de 1991: http://www.youtube.com/watch?v=s6HLgJ96t9w
Entrevista após a corrida (sim, a de 1991 em Interlagos): http://www.youtube.com/watch?v=a-sl_gEq3HQ
GP de Interlagos de 1993: http://www.youtube.com/watch?v=pbDle-vAXZY
Momentos lindos e felizes, concorda? Não sei se conseguiram ouvir o que Ayrton disse pelo rádio após a vitória de 1991 "AAAAAA... NÃO ACREDITO! PUT* QUE PARI*!" (Rsrsrsrs). Legal também foi quando em 1993 o pessoal das arquibancadas do autódromo de Interlagos invadiu a pista (Rsrs). E os outros pilotos provavelmente pensando "Só no Brasil mesmo, para algo assim acontecer..." e/ou "Como eles amam o Senna!" (Rsrsrs).
Agora sim vou parar de falar sobre o piloto que Ayrton era, para falar sobre a pessoa que Béco (posso tentar explicar a origem do apelido, mas isso em outro dia - Rsrs) era. É claro que Senna teve muitos outros momentos de glória nesta e em outras categorias do automobilismo, e que merecem ser lembrados, mas isto eu vou deixar para os posts "Túnel do Tempo", até porque este post já está ficando exageiradamente grande (Rsrsrs). E não, não vou falar do Senna na Williams, pois todos sabemos o que aconteceu naquele trágico 1º de maio de 1994, no GP de Ímola, na curva Tamburello. Vou falar sobre isto em um post no dia 1º de maio, dia em que completaremos dezessete anos sem Ayrton Senna. Não gosto muito de falar sobre isso, me deixa abalado, e tenho certeza que não sou o único que fica assim. Eu era apenas um bebê na Era Senna, mas quando vejo vídeos, filmes, e leio livros e textos sobre Senna, parece até que eu acompanhei a carreira dele, é como se eu tivesse voltado no tempo. Enfim, Ayrton Senna foi um piloto forte, arrojado, rápido etc. Fora das pistas, o Béco era uma boa pessoa, de ótimo coração, educado, simpático, era um bom cristão, e era caridoso. Doou milhões de sua fortuna para instituiçoes de caridade (fazia muitas destas em segredo, mas que depois foram descobertas). Após sua morte, a família Senna fundou o Instituto Ayrton Senna, com a missão de melhorar a educação de crianças e adolecentes das escolas de nosso país, e isto vem dando certo, milhões de jovens já foram beneficiados. Alain Prost, Nigel Mansell, Gehard Berger, Ron Dennis, Frank Williams, e outros, são alguns dos colaboradores do Instituto Ayrton Senna. Imagino que Rubens Barrichello também seja, pois ele também gostava muito do Ayrton.
Agora sim vou parar de falar sobre o piloto que Ayrton era, para falar sobre a pessoa que Béco (posso tentar explicar a origem do apelido, mas isso em outro dia - Rsrs) era. É claro que Senna teve muitos outros momentos de glória nesta e em outras categorias do automobilismo, e que merecem ser lembrados, mas isto eu vou deixar para os posts "Túnel do Tempo", até porque este post já está ficando exageiradamente grande (Rsrsrs). E não, não vou falar do Senna na Williams, pois todos sabemos o que aconteceu naquele trágico 1º de maio de 1994, no GP de Ímola, na curva Tamburello. Vou falar sobre isto em um post no dia 1º de maio, dia em que completaremos dezessete anos sem Ayrton Senna. Não gosto muito de falar sobre isso, me deixa abalado, e tenho certeza que não sou o único que fica assim. Eu era apenas um bebê na Era Senna, mas quando vejo vídeos, filmes, e leio livros e textos sobre Senna, parece até que eu acompanhei a carreira dele, é como se eu tivesse voltado no tempo. Enfim, Ayrton Senna foi um piloto forte, arrojado, rápido etc. Fora das pistas, o Béco era uma boa pessoa, de ótimo coração, educado, simpático, era um bom cristão, e era caridoso. Doou milhões de sua fortuna para instituiçoes de caridade (fazia muitas destas em segredo, mas que depois foram descobertas). Após sua morte, a família Senna fundou o Instituto Ayrton Senna, com a missão de melhorar a educação de crianças e adolecentes das escolas de nosso país, e isto vem dando certo, milhões de jovens já foram beneficiados. Alain Prost, Nigel Mansell, Gehard Berger, Ron Dennis, Frank Williams, e outros, são alguns dos colaboradores do Instituto Ayrton Senna. Imagino que Rubens Barrichello também seja, pois ele também gostava muito do Ayrton.
E aqui, uma mensagem do Ayrton Senna para você: http://www.youtube.com/watch?v=I_AcuTXCLX8
Também achou estranho quando ele disse "Eu TIVE uma vida muito boa..." ?
Béco, obrigado por tudo! Obrigado por ter dado ao povo brasileiro muitas alegrias! Parabéns, Ayrton Senna da Silva! Valeu campeão! E como o apresentador do programa Top Gear da BBC disse certa vez: "Sempre achei que Gilles Villeneuve (outro grande piloto que morreu durante uma corrida) foi o melhor piloto da Fórmula 1, mas depois de ver horas de vídeos de Senna para fazer o episódio de hoje deste programa, conclui que Villeneuve (não me lembro se Fangio e Schumacher foram citados nesta parte) era fantástico em certos momentos, mas Senna era fantástico em todas as vezes que entrava em um carro de corrida!"
E para finalmente terminar meu texto (Rsrs), aí vai um vídeo que mostra trechos de corridas de Ayrton Senna, ao som de "Simply the Best" ("Simplesmente o Melhor"), música que certa vez foi dedicada a Senna, durante um show da Tina Turner (quem fez esta música), quando ele estava lá assistindo (foi até chamado ao palco): http://www.youtube.com/watch?v=yNCr8PfY3rs
Um abraço!
@paulovitorpv8
PS (pra variar - Rsrs): Como já sabem, não gosto de falar sobre o dia 1º de maio de 1994. Mas qual é mesmo a última lembrança do Ayrton vivo neste dia? A sua Williams na pole-position, e antes de sair da pista e se encontrar com aquele maldito muro da Tamburello, ele liderava a corrida. Lembrem-se da última situação dele em sua última corrida: Ayrton Senna na frente de todos!
Béco, obrigado por tudo! Obrigado por ter dado ao povo brasileiro muitas alegrias! Parabéns, Ayrton Senna da Silva! Valeu campeão! E como o apresentador do programa Top Gear da BBC disse certa vez: "Sempre achei que Gilles Villeneuve (outro grande piloto que morreu durante uma corrida) foi o melhor piloto da Fórmula 1, mas depois de ver horas de vídeos de Senna para fazer o episódio de hoje deste programa, conclui que Villeneuve (não me lembro se Fangio e Schumacher foram citados nesta parte) era fantástico em certos momentos, mas Senna era fantástico em todas as vezes que entrava em um carro de corrida!"
E para finalmente terminar meu texto (Rsrs), aí vai um vídeo que mostra trechos de corridas de Ayrton Senna, ao som de "Simply the Best" ("Simplesmente o Melhor"), música que certa vez foi dedicada a Senna, durante um show da Tina Turner (quem fez esta música), quando ele estava lá assistindo (foi até chamado ao palco): http://www.youtube.com/watch?v=yNCr8PfY3rs
Um abraço!
@paulovitorpv8
PS (pra variar - Rsrs): Como já sabem, não gosto de falar sobre o dia 1º de maio de 1994. Mas qual é mesmo a última lembrança do Ayrton vivo neste dia? A sua Williams na pole-position, e antes de sair da pista e se encontrar com aquele maldito muro da Tamburello, ele liderava a corrida. Lembrem-se da última situação dele em sua última corrida: Ayrton Senna na frente de todos!
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