sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Nova categoria de base no Brasil: Fórmula Inter


Foi oficialmente apresentada ontem, em São Paulo, a Fórmula Inter. Algo entre o kart e a Fórmula 3 Brasil (apesar de que também temos a F-Vee, mas o objetivo lá é outro), para que o piloto não dê um salto tão grande de uma vez, já que não temos mais a Fórmula Futuro Fiat.

Essa é aquela notícia que te deixa feliz, na qual você vê brilhar a esperança para o automobilismo nacional. Mais do que uma categoria de base, a Fórmula Inter será uma desenvolvedora de pilotos profissionais. O nome, é uma homenagem ao Autódromo Internacional José Carlos Pace, que fica em Interlagos, pois a categoria nasceu em São Paulo.



Nascida na iniciativa privada através do empresário Marcos Galassi, a F-Inter fornecerá o carro, mecânicos, engenheiros e todo o pessoal necessário, pneus - Pirelli - e combustível, enfim, tudo para o piloto. É só ele chegar, sentar e correr. Tudo estará pronto esperando o piloto. É o chamado formato "seat and drive".

Obviamente isso tem um preço, que é de R$ 13.990 por etapa (em um total de 11, salvo engano), incluindo treinos livres, classificação e corrida, com tudo que eu já mencionei incluído (mas desde janeiro eles vem dando descontos que, com o passar dos meses, vão ficando menores). Acreditem, esse custo é muito baixo para o que os pilotos terão. Ainda mais para um carro fórmula e tão bem desenvolvido. Excelente custo-benefício.



A F-Inter não é para qualquer um que simplesmente juntará a grana para correr em uma etapa por aventura, não. Pelo menos não a princípio, a não ser que abram mais vagas destinadas á este fim.

O objetivo é mesmo a profissionalização, através da Academia Fórmula Inter. A garotada terá aulas de mecânica, inglês, marketing, pilotagem, como buscar patrocínio, lidar com a mídia, gerenciar a carreira etc., lecionadas por profissionais da área. Entre eles, o ex-piloto de Fórmula 1 e da Indy, Roberto Pupo Moreno.

Então, a ideia é formar jovens, dar suporte aos sonhos deles, para que consigam chegar onde querem.


Estão determinados que, em uma votação realizada no Facebook, uma turma de dez alunos foi eleita. Eles terão todas as aulas a oportunidade de participar de uma corrida. Nisso, vão peneirar cinco que correrão mais uma vez e, o que se destacar mais entre todos, ganhará como prêmio a próxima temporada completa.

Aliás, aqui está a página da F-Inter no Facebook: https://www.facebook.com/formulainter



Quanto ao carro, este foi totalmente projetado e construído aqui mesmo, no Brasil. Inclusive com apoio do pessoal envolvido com a Fórmula SAE. Ele é muito bem feito, moderno e seguro. São 20 unidades ao todo.

Batizado de MG-15, ele traz um motor de 2.0 litros com 16 válvulas e injeção direta de combustível, gerando 191 cv de potência e 21 kgfm de torque a 6.000 rpm. Associado ao câmbio em H de 4 marchas, atinge a velocidade máxima de 245 km/h.

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário