domingo, 23 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - GP da Bélgica - Corrida

(Foto: AP)
Mais uma dobradinha da Mercedes! Onde no ano passado a equipe passou por um de seus momentos mais turbulentos.

O vencedor foi Lewis Hamilton, que só foi ameaçado por Nico Rosberg no final da corrida. Agora sem qualquer assistência na largada, o W06 Hybrid que já não é lá essas coisas neste aspecto, despencou algumas posições com o alemão, que foi se recuperando ao longo da prova, enquanto o inglês teve que conter o ímpeto de Sergio Pérez da Force India, e Daniel Ricciardo da Red Bull.

(Foto: AP)
A propósito, alguns pilotos namoraram o 3º lugar. Parecia que este ficaria com Sebastian Vettel, apesar de que ele vinha sendo fortemente pressionado por Romain Grosjean. Acontece que o tetracampeão havia feito apenas uma parada e, eis que na penúltima volta, seu pneu traseiro direito estourou, fazendo com que o pódio caísse no colo do francês, levando a Lotus de volta ao pódio.

(Foto: AP)
Grosjean disse que foi difícil ver perfeitamente as curvas neste final, já que ele começou a chorar, pois não subia ao pódio desde 2013 e, de lá pra cá, não teve uma vida fácil.

Quanto ao piloto da Ferrari, acabou chegando em 12º. Naturalmente no calor do momento, ficou p*to. Mas depois veio pedir explicações da Pirelli. Menino, você é um espetáculo, mas fique quietinho lá colo do Maurizio Arrivabene, pois você já está grandinho demais para chorar publicamente. O SF15T trata bem os pneus, mas a Scuderia querer completar uma corrida em Spa-Francorchamps com apenas um pit-stop é... demais, não? Por favor...

(Foto: Reuters)
Pelo menos com Kimi Raikkonen, que fez uma boa corrida de recuperação chegando em 7º, a equipe de Maranello marcou pontos.

Outro que foi muito bem em sua escalada pelo grid, considerando o motor Renault que usa, foi Daniil Kvyat, da Red Bull. O garoto russo promoveu um festival de ultrapassagens, fazendo suas vítimas no final da reta oposta, principalmente e, com isso, conquistou o 4º lugar. Outro pupilo rubro-taurino - porém da Toro Rosso - que fez isso, Max Verstappen, que ficou com o 8º lugar. Enquanto seus companheiros de equipe, Daniel Ricciardo e Carlos Sainz Jr., abandonaram por problemas em seus motores.

(Foto: retirada do Twitter de Verstappen)
Sainz deu duas voltas e já havia reclamado da falta de potência na segunda volta de apresentação. Sim, isto porquê a primeira largada foi abortada, devido ao carro de Nico Hulkenberg que teve o mesmo problema ao alinhar no grid, abandonando ali mesmo. A princípio a Force India queria trazê-lo para os boxes, mas depois insistiu em tentar largar. Sainz também foi aos boxes largar de lá, mas não durou muito. Outro que teve este mesmo problema no início, foi Pastor Maldonado. Lembrando que a Lotus e o time indiano são movidos pelos motores Mercedes-Benz.

Mas nem tudo estava perdido para a equipe de Vijay Mallya. Pérez, que por uma fração de segundo sentiu o gostinho de liderar a primeira volta, cruzou a linha de chegada em um consideravelmente bom 5º lugar, logo à frente de Felipe Massa.

(Foto: AP)
O brasileiro da Williams terminou a corrida na mesma posição em que largou, porém é preciso dizer que na largada ele chegou a perder até quatro posições, então, fez o que foi sua obrigação. Não fossem seus estrategistas e mecânicos meio bugados, poderia ter tomado a posição do mexicano. Mas nem podemos reclamar, pois a zica ultimamente tem atingido é Valtteri Bottas, e dessa vez acertou em cheio. Na parada do finlandês, os mecânicos se atrapalharam e colocaram três pneus médios e um pneu macio. Um erro inédito na Fórmula 1. O FW37 saiu dos boxes calçando três botas um tênis - bah dum tss. Se por si só isto já não fosse ruim, desequilibrando o carro, ainda por cima é contra as regras, causando uma passagem extra pelos boxes como punição e depois tendo que voltar mais uma vez para, desta vez, fazer a troca certa de pneus. Com isso, Bottas ficou em 9º e foi superado por Massa na classificação do campeonato.

(Imagem: FOM)
Fechando a zona de pontuação, tivemos Marcus Ericsson, uns bons segundos à frente de seu companheiro Felipe Nasr. Não defendendo por ser brasileiro, mas o rendimento ruim até então foi explicado quando a Sauber identificou uma falha em um dos amortecedores do C34 de Felipe, devidamente substituído antes da prova.

Fernando Alonso e Jenson Button foram, respectivamente, 13º e 14º colocado, tendo conseguido superar na pista apenas os carros da Manor, de Roberto Merhi e Will Stevens, que chegaram nesta ordem. Só não foram ainda piores graças aos abandonos alheios.


Resultados finais do GP da Bélgica 2015, via Corrida F1: http://www.corridadeformula1.com/gp/belgica-2015/

Mundial de Pilotos: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#pilotos

Mundial de Construtores: http://www.corridadeformula1.com/temporada/2015/#equipes


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Um abraço!
Paulo Vitor

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