Finalmente a Toyota apresentou oficialmente a nova geração do Corolla que será vendida no Brasil, na última terça-feira. Como da última vez, o nosso segue o modelo europeu. Mas ao contrário deste anterior, que lembrava bastante o que veio ainda antes, o novo Corolla está realmente novo (e agora, Nissan Sentra?).
Ele tem um visual mais robusto, e não é só impressão, pois uma das principais alterações foi que ele cresceu mesmo. Mais largo (1,775 m), mais comprido (4,62 m), mais alto (1,475 m) e com maior espaço entre-eixos (2,70 m). Este último, com a ajuda de bancos mais finos, mas de espuma mais densa e de maior qualidade que apoia melhor o corpo, garante um espaço interno melhor. O porta malas continua do mesmo tamanho, com 470 litros.
O interior, mas especificamente o painel, também mudou, e
radicalmente. O acabamento deste varia de acordo com a versão, que
quanto mais alta, vai deixando a "peça" mais refinada e sofisticada.
Mas vamos ao que provavelmente interessa mais: mecânica. Os motores são os mesmos da geração anterior. 1.8L de 144 cv a 6.000 RPM e 18,4 mkgf de torque a 4.200 RPM, disponível para a versão GLi com câmbio manual. XEi e Altis vem com o 2.0L de 154 cv a 5.800 RPM e 20,3 mkgf de torque a 4.000 RPM, e este conta com um novo câmbio CVT (opcional no GLi). É CVT, mas diz-se que ele simula 7 "marchas", que no Altis podem ser "trocadas" por paddle-shifts (vulgo, "borboletas"). Ambos os motores tem o duplo comando de válvulas VVT-i.
Além do que é básico em carros desse nível no Brasil, como ar-condicionado, vidros elétricos de apenas um toque nas quatro portas etc., a Toyota oferece mimos como banco traseiro bi partido com descanso de braços e porta-copos no centro, direção eletroassistida progressiva, computador de bordo, central multimídia com DVD e conectividade com USB para iPod, e Bluetooth; controle de velocidade de cruzeiro, retrovisores elétricos, comandos no volante, faróis de neblina, faróis com LED com acionamento automático, botão start/stop, regulagem elétrica de retrovisores e para o banco do motorista, entre outros itens.
Os preços variam entre R$ 66.570 (GLi 1.8 manual) e R$ 92.900 (Altis 2.0L CVT, com tudo o que tem direito). O carro deverá começar a ser vendido nas concessionárias brasileiras a partir de amanhã, 14 de março.
Um abraço!
Paulo Vitor
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