(Foto: Getty Images) |
Uma vitória brilhante de Nico Rosberg no GP da Austrália! O alemão que largou em 3º, fez uma excelente arrancada, já pulando para a 1ª posição no início da volta 1. Dali em diante, fez que nem Sebastian Vettel em 2011 na mesma pista: um belo passeio, abrindo uma vantagem cada vez maior a cada volta, sem nem se lembrar do pessoal que estava atrás dele. É a 4ª vitória do piloto da Mercedes AMG, tendo conquistado todas elas por esta mesma equipe. Ele ainda fez a melhor volta (e fez isso muitas vezes ao longo da corrida), com 1m,32s,478.
(Foto: Getty Images) |
O piloto da casa, Daniel Ricciardo, aparentemente foi o piloto mais feliz da prova. Só sorrisos de orelha à orelha no pódio. Diante de sua torcida, em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, fez o seu primeiro pódio na Fórmula 1. Largou em 2º, e chegou em 2º. Parece pouco? Vou dizer que foi suado, viu? A Red Bull, aparentemente, se vê obrigada a começar a corrida extraindo menos potência do motor Renault que equipa seu RB10. Mas pelo menos a partir de poucas voltas, pode dar tudo o que o carro tem a oferecer até o final da prova. Para a sorte do australiano, Kevin Magnussen que nas últimas voltas vinha representando uma ameaça verdadeira pela McLaren, teve que diminuir o ritmo para poupar combustível ao motor Mercedes-Benz, e mesmo faltando pouco, Ricciardo pôde guiar num ritmo ainda mais forte para ficar livre do novato dinamarquês.
Atualização: Daniel Ricciardo é desclassificado do resultado final.
Atualização: Daniel Ricciardo é desclassificado do resultado final.
(Foto: Getty Images) |
Por falar nisso, que estreia de Kevin Magnussen, hein? Em sua primeira corrida, conquistou mais pontos do que o seu pai, Jan Magnussen, conquistou em toda a sua carreira (apenas 1). Largou em 4º, e chegou em 3º com seu companheiro de equipe, Jenson Button, que havia largado em 10º, na sua cola. Belos resultados para a tradicional McLaren, mostrando que deu a volta por cima em relação a temporada horrível que fez no ano passado (a 2ª pior de sua história), se comparar com as outras e com a grandeza da equipe.
(Foto: Twitter da Ferrari) |
Um final de semana bem mais ou menos para a Scuderia Ferrari. Não fez tudo o que prometia na classificação, tendo Kimi Raikkonen em 11º e Fernando Alonso em 5º. O finlandês ainda bateu no final do Q2, quando já não via mais esperança, porque "estava brincando com os botões do volante" (sério, sou fã desse Kimi que é demais, bom piloto, e sincero - risos). Na corrida, o espanhol terminou na mesma posição em que largou, e Raikkonen conquistou boas posições, chegando em 8º.
(Foto: Reuters) |
Valtteri Bottas foi, sem sombra de dúvidas, um dos maiores pilotos de hoje. O piloto da Williams salvou a equipe e foi tão sensacional, que devemos até perdoar o erro dele. Bottas conseguiu chegar ao Q3 ontem, mas largou em 15º por ter trocado o câmbio no terceiro treino livre. Fez uma excelente largada, e partiu para o ataque desde as primeiras voltas. Ao entrar na primeira curva, quase foi atingido por Kamui Kobayashi, da Caterham, mas felizmente escapou e seguiu em frente. Devia estar ocupando mais ou menos a 6ª posição quando, perseguindo a Ferrari F14-T de Fernando Alonso, deu uma "traseirada" atingindo um muro. Com isso ele furou o pneu, que poucos metros a frente se soltou completamente da roda. Parecia que ele ia ficar atolado na caixa de brita, mas conseguiu chegar aos boxes. Com isso, obviamente perdeu muitas posições, mas depois conseguiu recuperar todas elas, chegando em 6º.
(Foto: Getty Images) |
Por outro lado, a Williams foi bem infeliz com Felipe Massa, e de forma alguma por culpa do brasileiro. Lembram de Kamui Kobayashi quase atingindo Bottas? Pois é... Passou raspando por um FW36, para atingir com força a traseira do outro. Por esta razão, Massa sequer fez a primeira curva, tendo que abandonar a prova ali mesmo. Lamentável. Acontece que o japonês com seu estilo arrojado demais, deixou pra frear muito em cima da curva, e para piorar, travou as quatro rodas. Sendo assim ficou incontrolável. Ele, é claro, também abandonou, pois destruiu seu eixo dianteiro e atolou na brita.
(Foto: Getty Images) |
Pensando por um lado positivo, vimos que a Williams tem um carrão pela demonstração incrível de seu piloto finlandês. O FW36 tem um desempenho impressionante, ultrapassando muitos carros bons até com uma certa facilidade. Ele atinge uma velocidade mais alta nos finais de reta, e é muito bom mesmo nas retomadas após as curvas. Como se isso fosse pouco, ele apresenta muito pouco desgaste.
Outros pontos altos são sua confiabilidade e sua durabilidade. É constante, podendo andar num ritmo forte de corrida durante todas as voltas, não ficando aquele "bagaço" no final. Acredito que poderemos contar no mínimo com pódios.
Outro que se manteve na mesma posição em que começou, foi Nico Hulkenberg, em 7º. Seu companheiro de equipe na Force India, Sergio Pérez, começou em 16º e terminou em 11º. Aparentemente, a princípio a equipe indiana não tem um carro tão competitivo, mas se mantém como a boa equipe intermediária que é.
Fechando a zona de pontuação, tivemos os dois pilotos da Toro Rosso, com Jean-Éric Vergne na frente do estreante Daniil Kvyat. O russo atual campeão da GP3 Series perdeu duas posições, mas foi muito bem para um novato no carro que tem. Já se mostrou bem rápido ontem na classificação conquistado a 8ª posição, e hoje, apesar do resultado, conseguiu brigar pelas posições. Tem apenas seus 19 anos, e de forma bem alegre falou "Obrigado!" em bom Português à Rubens Barrichello, que o motivou antes da corrida começar. Já está de parabéns por ter conseguido o último pontinho em seu primeiro Grande Prêmio. O francês Vergne terminou na frente, sim, mas perdeu mais posições, pois largou em 6º.
(Foto: Getty Images) |
Na Sauber, Adrian Sutil conquistou uma posição, largando em 13º e chegando em 12º. Esteban Gutiérrez, que só não largou em último porquê as Marussia tiveram que largar dos boxes após uma falha na primeira tentativa, terminou em 13º. Os dois pilotos da equipe suíça foram os únicos que levaram 1 volta. Por último, veio Max Chilton da Marussia, que levou 2 voltas.
Vamos aos abandonos, além de Massa e Kobayashi, que tiveram meia reta de GP. O primeiro depois dos azarados, foi o pole position Lewis Hamilton, por problema no motor de seu W05. A flecha de prata foi facilmente deixada para trás na largada, e estava nitidamente menos veloz do que os outros carros. Hamilton recebeu ordens para abandonar, mas nós sabemos como ele é, e claro que a princípio não quis isso. O motivo era para conservar o motor e não perdê-lo, já que estava defeituoso e nesta temporada o número de unidades de força é ainda mais limitado. O inglês conseguiu convencer a equipe em mantê-lo na corrida, mas logo ele mesmo viu que não valeria a pena permanecer na pista.
(Foto: Getty Images) |
O abandono seguinte foi o de Sebastian Vettel, que já não tinha se dado bem na classificação, não saindo do Q2. O tetracampeão teve um problema bem semelhante ao de Lewis Hamilton. Desde a volta de apresentação, notou que havia uma falta de potência no carro, e por esta razão, logo voltou aos boxes.
Também tiveram problemas e abandonaram: as duas problemáticas Lotus E22, de Romain Grosjean e Pastor Maldonado; a Marussia de Jules Bianchi, que ficou pelo caminho; e a Caterham do estreante Marcus Ericsson com problema de pressão do óleo do motor.
(Foto: Getty Images) |
Resultados finais do GP da Austrália 2014 de Fórmula 1:
(Posição / Piloto / País / Equipe / Motor / Tempo-Diferença)
1 - Nico Rosberg (Alemanha / Mercedes AMG Petronas / Mercedes-Benz) = 57 voltas em 1h,32m,58s,710
2 - Daniel Ricciardo (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +24s,525
3 - Kevin Magnussen (Dinamarca / Mobil 1 McLaren / Mercedes-Benz) = +26s,777
4 - Jenson Button (Inglaterra / Mobil 1 McLaren / Mercedes-Benz) = +30s,027
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +35s,284
6 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes-Benz) = +47s,639
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +50s,718
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +57s,675
9 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,00s,441
10 - Daniil Kvyat (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,03s,585
11 - Sergio Pérez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,25s,916
12 - Adrian Sutil (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
14 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +2 voltas
2 - Daniel Ricciardo (Austrália / Infiniti Red Bull Racing / Renault) = +24s,525
3 - Kevin Magnussen (Dinamarca / Mobil 1 McLaren / Mercedes-Benz) = +26s,777
4 - Jenson Button (Inglaterra / Mobil 1 McLaren / Mercedes-Benz) = +30s,027
5 - Fernando Alonso (Espanha / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +35s,284
6 - Valtteri Bottas (Finlândia / Williams Martini Racing / Mercedes-Benz) = +47s,639
7 - Nico Hulkenberg (Alemanha / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +50s,718
8 - Kimi Raikkonen (Finlândia / Scuderia Ferrari / Ferrari) = +57s,675
9 - Jean-Éric Vergne (França / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,00s,441
10 - Daniil Kvyat (Rússia / Scuderia Toro Rosso / Renault) = +1m,03s,585
11 - Sergio Pérez (México / Sahara Force India / Mercedes-Benz) = +1m,25s,916
12 - Adrian Sutil (Alemanha / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
13 - Esteban Gutiérrez (México / Sauber F1 Team / Ferrari) = +1 volta
14 - Max Chilton (Inglaterra / Marussia F1 Team / Ferrari) = +2 voltas
Mundial de Pilotos: http://www.formula1.com/results/driver/
Mundial de Construtores: http://www.formula1.com/results/team/
A próxima etapa da temporada 2014 da Fórmula 1, será no GP da Malásia, nos dias 28, 29 e 30 de março.
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Um abraço!
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