domingo, 30 de março de 2014

Fórmula 1 2014 - GP da Malásia - Felipe Massa #19 vs. Valtteri Bottas #77: problemas na Williams?

(Foto: Reuters - editada)
E aí? Teve ordem de equipe? A Williams ou algum de seus pilotos fez algo errado? Vamos esclarecer os fatos, pelo menos no meu ponto de vista.

Era a 7ª volta, quando Felipe Massa ouviu "is faster than you" pela primeira vez. Mais tarde, Valtteri Bottas ameaçou mais, chegando a tocar o carro do brasileiro, que reclamou, e o finlandês retrucou "tenho mais ritmo". E novamente a Williams repetiu a mensagem. Se a intenção era mandar o Massa desacelerar dar passagem, como foi com Alonso no GP da Alemanha de 2010, não saberemos. Mas eu acredito que não foi bem assim.

Como eu falei no post sobre a corrida, a Fórmula 1 é um campeonato de carros, de equipes, e poucos sabem ou aceitam isso. E a grande adversária da Williams no GP da Malásia foi sem dúvidas a sua conterrânea McLaren. Desde o início da corrida, Massa pressionou o dinamarquês Kevin Magnussen, que acabou sendo superado graças a punição de ficar parado nos boxes que este recebeu. Ao final da prova, o alvo era o campeão Jenson Button, 1 segundo à frente dos carros de Grove.

Valtteri Bottas tinha pneus mais novos, e apresentava melhor ritmo. Poderia alcançar o inglês e ultrapassá-lo. Sendo assim, pelo que eu entendo, o que o Felipe deveria fazer, e parece que foi o que ele ouviu no rádio, é que caso seu companheiro finlandês ameaçasse a sua posição, ele não deveria dificultar a ultrapassagem. O interesse da equipe em conseguir mais pontos é mais importante. É o interesse coletivo. Além disso, ao final de uma boa corrida, a Williams não gostaria de ver seus dois carros indo parar fora da pista após uma disputa interna.

Então, o que o piloto #19 fez? Após ouvir "is faster you" de novo, aumentou o ritmo e mostrou quem era mais rápido. Não foi sujo com o piloto #77, que sequer conseguiu colocar seu FW36 lado a lado com o de seu companheiro, apesar de que mais cedo alegava ter mais ritmo.

Bottas agiu mal? Claro que não. Viu que até então, ele tinha uma chance de alcançar Jenson. Ele como piloto tinha esse direito, e ainda seria bom para a equipe. Mas se ele não conseguiu ultrapassar Felipe, problema dele. Felipe não precisa e nem deve tirar o pé, mas caso seu companheiro iniciasse a manobra, ele agiria corretamente sendo leal, trabalhando em equipe.

Outra coisa, é que essa frase em rádio é algo que assombrava Massa, que agora exorcizou isso. Se lá em 2010 não houve necessidade daquilo no meio do campeonato, agora na segunda corrida é que não havia mesmo. Se o brasileiro foi contratado para cumprir um papel de líder, e ainda está conquistando o seu espaço em Grove, foi até bom ele ter agido assim, para não ficar com aquele maldito rótulo de segundo piloto que persegue brasileiros. E talvez com isso tenha superado de vez o episódio de anos atrás, tanto para ele quanto para os telespectadores.

Há comparações dessa disputa com duas que ocorreram neste mesmo GP da Malásia na temporada passada: Sebastian Vettel contra Mark Webber, e Lewis Hamilton contra Nico Rosberg. Mas são casos bem diferentes. No da Red Bull, a equipe rubro taurina liderava a prova. "Multi 21" era "poupem seus carros, e tragam eles para casa sem fazer bobagem, na ordem em que estão". Estava tudo perfeito, com uma dobradinha. Não havia mais pelo quê brigar. Vettel queria vencer, e sem necessidade, colocou seu interesse à frente, ameaçando a brilhante corrida da equipe Infiniti da indústria de bebidas energéticas. Já na Mercedes AMG, Rosberg tinha mais ritmo e pneus melhores, assim como Bottas, mas a equipe agiu mal em proibi-lo de ultrapassar Hamilton. Mesmo assim eles ainda brigaram um pouco, colocando a corrida em risco.

Hoje, não vi má fé em ninguém. Nem em Felipe Massa, nem em Valtteri Bottas, e nem na Williams Martini Racing. E todos se deram muito bem, no final das contas. Melhor que isso, só se a McLaren, com quem perderam muito tempo, não tivesse escapado deles por pouco.

(Foto: Getty Images)
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário