domingo, 23 de agosto de 2015

Fórmula 1 2015 - Au Revoir, Ligier


As chamadas "garagistas" (times mais independentes, sem uma grande marca por trás) tem sempre o meu maior respeito, e um dos caras mais corajosos que já fundou uma escuderia, se chamava Guy Ligier. E também disputou alguns Grandes Prêmios atrás do volante. Chamava, porque ele se foi hoje, aos 85 anos.

Dando seu próprio nome ao time (assim como o fizeram Williams, McLaren, Sauber e Ferrari, quando esta era garagista), a Ligier era um time de identidade própria, tradicional, nunca abrindo mão da cor azul em seus carros, quaisquer que fossem seus patrocinadores, conquistando a simpatia do público - especialmente os franceses, é claro. Os famosos carros azuis, cor do automobilismo francês, que era a nacionalidade de Guy.

A equipe disputou o mundial de Fórmula 1 entre 1976 e 1996, tendo como melhor resultado na tabela um vice-campeonato, salvo engano, em 1980. Foram 330 Grandes Prêmios e, entre eles, 9 vitórias, 9 pole positions, 45 pódios e 10 voltas mais rápidas.

Descanse em paz, Guy. E pelo visto, os pilotos que estão aí em cima terão agora mais um construtor de carros para eles usarem nas pistas celestes.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário