quarta-feira, 27 de maio de 2015

Quando a velocidade está no sangue (1): Fittipaldi e Piquet

Barão, Christian, Wilsinho e Emerson Fittipaldi.
Sabem aquele velho ditado, "filho de peixe, peixinho é"? No automobilismo não é muito diferente, e por isso, às vezes verdadeiros clãs são formados no esporte.

Hoje vou falar um pouco disso, e só citando as famílias daqui, pois no exterior tem ainda mais. Por enquanto apenas essas duas famílias, para o post não ficar gigante. Mas depois posso falar de outras.

O primeiro brasileiro na Fórmula 1, ao contrário do que muitos pensam, não foi a lenda Emerson Fittipaldi. Porém foi ele quem começou a despertar mais o interesse pelo esporte à motor mundial no Brasil. É um dos brasileiros com maior trajetória de sucesso sobre as quatro rodas e talvez por isso, somado ao fato de ter corrido junto ao irmão Wilsinho, Fittipaldi seja o nome que tem mais descendentes trilhando esse caminho.

Bem, antes de seguir para as gerações seguintes, é importante lembrar que Emerson e Wilsinho já são a segunda geração. Filhos de Wilson, o Barão Fittipaldi, ex-radialista (narrando o primeiro título de Emerson na F1) e ex-piloto, sempre foi um apaixonado por automobilismo, sendo uma das pessoas mais importantes para o crescimento deste esporte no Brasil, participando inclusive da fundação da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Christian em ação.
Retomando... Começando por Christian Fittipaldi, que muitos devem lembrar dele na Fórmula 1 no início dos anos 90. Ele chegou lá com o título de base da Fórmula 3000, mas saiu depois de 1994, indo correr no automobilismo dos Estados Unidos, onde é atualmente o campeão do United SportsCar Championship (novo nome da Grand-Am).

Pietro e Enzo Fittipaldi.
Fazendo o caminho inverso, recentemente o jovem Pietro Fittipaldi foi campeão de uma categoria de base da NASCAR lá pelos 15 ou 16 anos. Hoje aos 18 anos ele corre na Europa, atualmente no campeonato continental (o único que restou) da Fórmula 3, e é o atual campeão da Fórmula Renault inglesa (título antecipado, com domínio do campeonato). Seu irmão mais novo, Enzo Fittipaldi, de 13 anos (já deve ter feito 14), vem construindo uma carreira de sucesso no kart nos EUA.

Parou por aí? Claro que não. Tem o Emmo! Não o conhece? É o filho mais novo do próprio Emerson. É apenas uma criança que fez sua estreia no kart no final do ano passado, aos 7 anos.

Emmo pai e Emmo filho.
Na geração seguinte de um sobrenome consagrado na Fórmula 1, tivemos Nelson Piquet.

Pedro, Laszlo, Geraldo e Nelsinho Piquet.
O mais velho de seus filhos, Geraldo Piquet, não teve uma carreira planejada, ou talvez nem intenção de se profissionalizar, começando "velho" (lá pelos 20 e tantos anos), como um hobby. Hoje aos 37 anos, é um dos grandes nomes da Fórmula Truck.

Um dos pilotos mais versáteis que conheço, é Nelsinho Piquet. Após uma boa carreira como kartista, sagrou-se campeão da Fórmula 3 Sul-Americana (hoje a Brasil, apenas), e depois da tradicional F3 inglesa. Na GP2 Series, "apenas" um vice-campeonato, para em seguida chegar à Fórmula 1. Bem... deu no que deu.

Primeira vitória de Nelsinho na F-E, em Long Beach, mesmo palco da primeira vitória do pai na F1.
Mudando para os EUA, foi conhecer a NASCAR, onde teve algumas vitórias em diferentes divisões. Passada essa fase, como eu disse, ele é muito versátil: correndo na BMW Brasil Team pelo Blanpain GT Series, no Global RallyCross, e disputando o título da primeira temporada da Formula E.

Um pouco mais novo que o Júnior, temos Laszlo Piquet, que corre de... moto! Supermoto, mais especificamente, correndo em divisões tanto nacionais quanto internacionais.

Agora, um nome que chamou muita atenção no ano passado, foi o de Pedro Piquet. Estreando na Fórmula 3 Brasil aos 16 anos, o garoto fez uma temporada arrasadora, vencendo quase todas as corridas.

Pedro vencendo mais uma na F3 Brasil.
Não satisfeito, no mesmo ano foi inventar de "brincar" de Porsche Cup na preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1, e em sua primeira vez, disputando com gente bem mais velha e experiente, ganhou. Mantendo-se no Brasil até terminar os estudos para aí sim partir para sua carreira internacional, Pedro continua na F3, e já acumula mais vitórias.

Pedro e Nelson zuero até idoso Piquet.
Mas por que falar só de irmãos? Nem todos os filhos de Nelson correm, mas tem um sobrinho que herdou o gene da velocidade: Rodrigo Piquet. Ele optou por seguir carreira no kart, e hoje, aos 41 anos, possui uma respeitável coleção de títulos em diferentes campeonatos.

O kartista Rodrigo Piquet.

Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário