Qual a relação entre os Toyota GT86 e o Corolla Sprinter Trueno AE86, e o mangá/anime Initial D?
Não, não precisa ter lido/assistido. Você possivelmente sabe que o AE86 é um ícone desse nosso mundo movido... bem, não só a gasolina. Possivelmente até já jogou o jogo desse anime em algum fliperama. Tá aí... farei isso na próxima vez que eu for ao HotZone (o que não faço há anos e até sonhei recentemente, diga-se de passagem) do BH Shopping, caso ainda tenham a máquina.
Mas chega de devaneios...
Primeiramente, entre os carros, o "Toyobaru" (tem um "irmão gêmeo" produzido pela Subaru, chamado BRZ) é claramente um, digamos, sucessor espiritual do AE86. Ou vocês não notaram, por exemplo, a repetição do número 86?
O motor do GT86 é um boxer 2.0L aspirado de 4 cilindros e injeção direta de combustível, que gera 200 cv de potência e 20,9 kgfm de torque, que vai lá para as rodas de trás. O câmbio é manual de 6 marchas. Este aqui, em questão, ganhou alguns upgrades de estabilidade e dirigibilidade.
E o que é o AE86, afinal? Uma figura mítica da cultura automotiva, "apenas", lançado em 1983. Carrega um motor 1.6L de 130 cv e também de tração traseira. Podia ser manual de 5 marchas ou automático de 4 marchas.
Lembram-se dele, por exemplo, no Need for Speed - Underground 2? Era um dos carros iniciais. Mas o porquê disso? Um certo Keiichi Tsuchiya, também conhecido por ter o título de Drift King (pouca coisa, né?), usa um. Mas o dele é modificado, é claro, alcançando aproximadamente 180 cv.
A propósito, sabem aquele pescador que fica debochando do Sean, protagonista de Velozes e Furiosos - Desafio em Tóquio (ou Tokyo Drift) quando o rapaz está aprendendo drift no Mitsubishi Lancer Evolution que ganhou do Han? Então, aquele era o Keiichi fazendo sua participação no filme (além de é claro, ter contribuído nos bastidores).
Mas bem antes das corridas nipônicas chegarem à indústria cinematográfica americana, já tínhamos o Initial D, que como mangá estreou em 1995 e ganhou o anime em 1998. A história é de Takumi Fujiwara, um rapaz que faz entregas de tofu da loja de seu pai em um AE86, o mesmo com o qual à noite ele participa de corridas clandestinas nas touges - aquelas estradinhas sinuosas nas montanhas do Japão, que são paraísos dos praticantes de drift. E o carro de Takumi tem suas modificações inspiradas nas do AE86 do verdadeiro DK.
Percebendo tudo isso, a divisão do Reino Unido da Toyota juntou as pecinhas e no final de junho deste ano (porém eu só soube disso recentemente). apresentou o GT86 Initial D Concept. Um conceito (thank you, captain obvious) inspirado no AE86 de Takumi, até com o adesivo da loja de tofu Fujiwara. E divulgando o novo brinquedo, por que não colocá-lo em disputas contra o carro no qual foi inspirado?
A Toyota UK utiliza o carro para exposições no Reino Unido, mas pelo menos na época, não excluíam a possibilidade de fabricá-lo em série - provavelmente limitada. Caso contrário, não duvido que um otaku (sem a conotação pejorativa) e/ou entusiasta automotivo resolva fazer um desses por conta própria.
Sensacional, não?
Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8
Um abraço!
Nenhum comentário:
Postar um comentário