segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Algumas considerações sobre testes pré-temporada de Fórmula 1


Durante a pré-temporada, é comum ver até a imprensa que se diz especializada (sem generalizar... falo mais daquelas que tem um setor de automobilismo, não os sites especificamente de automobilismo) exaltando tempos de volta. Mas sabem o que isso quer dizer, né? Já disse e repito: nada. Quase nada, na verdade.

A diferença de tempo do 1º para o 2º na tabela tem que ser muito gritante para, talvez, significar alguma coisa. Carros da Ferrari de 2012 e 2014 lideraram testes com Fernando Alonso e, principalmente no início da temporada, foram um fiasco. Felipe Massa fez o melhor tempo nos testes de 2014, e a Williams esteve atrás da Mercedes e da Red Bull no campeonato. A propósito, em 2011 a Williams fez um dos seus piores carros, o FW33, que liderou uma sessão de testes com Rubens Barrichello. E não me lembro se num teste pós-temporada ou nos da Pirelli feitos esse ano com carros do ano passado, Stoffel Vandoorne liderou com a McLaren-Honda, um dos piores carros do grid, senão o 2º pior, à frente apenas da Manor.

O próprio nome diz: são testes, e não treinos. O que eles valem para o campeonato? Agora sim: nada, nadinha. Então por que as equipes mostrariam agora o que podem fazer? Óbvio que vão esconder o jogo. O contrário disso seria burrice.

Às vezes vão com o tanque cheio para a pista, outras com combustível para poucas voltas. Isso para testar o comportamento do carro, ou a resistência, durabilidade de pneus. Outras fazem sequências de voltas focando-se apenas no funcionamento de uma parte específica do carro, que pode ser até uma inovação ou "pulo do gato" para o campeonato. Ou simplesmente estão checando se está tudo em ordem. Jamais irão pedir ao piloto para tirar leite de pedra.

Além disso, mesmo que corressem pra valer, ainda estão com um acerto muito básico. Ou seja, os carros já vão evoluir até o GP da Austrália. Baseado nos dados coletados nos testes da pré-temporada, inclusive. Afinal, também é para isso que eles servem.

Isso só para falar o básico. Repito, lembrem-se: testes, não treinos. E mesmo nos treinos, escondem muito o jogo, principalmente no começo.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário