terça-feira, 17 de junho de 2014

Carros de Ayrton Senna em Gran Turismo 6


Eu sei que demorei algumas semanas, mas o lançamento desse pacote de atualizações coincidiu com a minha semana de provas finais na faculdade, e depois tive problemas com a minha Internet para baixar esse novo - e sensacional - conteúdo da Polyphony Digital.

Bem, como já aguardávamos há meses, a produtora do game Gran Turismo 6 para PlayStation 3, disponibilizou sua homenagem ao tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. O que vai um pouco além de carros.


Já usando o macacão do piloto de 1988, pela McLaren, disponível desde o lançamento do simulador, somos convidados a dar uma volta com o kart que Senna usou nas competições europeias. Um carrinho fantástico, diga-se de passagem. Mas antes disso, assim como antes de qualquer passeio nesses bólidos, há uma apresentação de slides contanto a história de Ayrton. E a Polyphony caprichou demais em cada detalhe. Desde as informações, até nas fotografias.

Apresentações feitas, e vamos à pista no modo de jogo mais difícil, não sendo possível usar qualquer tipo de ajuda. Numa pista de kart, devemos fazer um determinado tempo de volta, e dependendo da nossa performance, saímos de lá com o macacão que Senna usava, e com o kart.


Depois, uma volta em Brands Hatch com o carro de Fórmula 3 Inglesa que deu ao "Beco" o título de campeão da categoria em 1983, e a vitória no tradicional Grande Prêmio de Macau. Garantindo ao piloto sua entrada na Fórmula 1.

Esse F3 equipado com motor Toyota, é uma das máquinas mais deliciosas que já experimentei em um simulador. Sério, ele é incrível. Não tenho mais dados técnicos, mas ele tem uma aceleração bem satisfatória, retomadas rápidas, freios brutais, e o que mais me impressionou, que é uma das coisas que eu mais prezo em um carro: a estabilidade. Você pode entrar com tudo numa curva e confiar no bichinho. Você aponta pra dentro da curva, e obedientemente ele vai, sem perder a dianteira ou a traseira. Ele é muito, muito bom mesmo. Para a minha felicidade, modéstia à parte me saí tão bem, que consegui sair do autódromo com ele.


Por último, um Fórmula 1, mas não qualquer um: a Lotus 97T, da temporada de 1985, que deu à Senna sua primeira vitória na categoria, na segunda corrida do ano, naquele dilúvio do GP de Portugal, em Estoril.

Olha, não vou negar: esse foi - muito - difícil pra mim. Mas me deem um desconto, pois não cheguei a rodar muitos quilômetros com ele. Pouco mais de uma volta no circuito de Monza, para ser mais sincero.

O motor V6 de 1.5L turbo da Renault de mais de 800 cv, tem um torque violento, e sem o controle de tração, segurar essa fera nas arrancadas e saídas de curvas é um desafio e tanto. Como tudo num F1, ele é bruto: aceleração, velocidade, freios etc. E segurá-lo na pista é complicado, apesar de eu não ter escapado pra nenhuma caixa de brita. Apenas sorte, pois não tentei extrair muito dele.


Agora, vamos esperar e ver se a Polyphony lança mais alguma coisa. Já ouvi falar que podem ter a McLaren MP4/4, de 1988. Uma besta de pouca aerodinâmica, mas com um motor Honda de 1.200 cv de potência.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário