domingo, 3 de novembro de 2013

Daniil Kvyat conquista o título da GP3 Series!


"Mas Paulo, você nem fala de GP3... por que isso agora?" Acalmem-se, jovens padawans. Realmente é estranho ver algo sobre um pirralho (como se eu fosse muito mais velho do que ele) vencendo em uma categoria de base, mas este não é um pirralho qualquer. Trata-se do russo Daniil Kvyat, membro do programa de desenvolvimento de jovens pilotos da Red Bull, campeão da Fórmula Renault 2.0 Alps e agora da GP3 Series também. Ah, claro! O que mais chama atenção: novo titular da Scuderia Toro Rosso de Fórmula 1 em 2014, com apenas 19 anos.

Quando a equipe italiana da indústria de bebidas energéticas anunciou a contratação do piloto, escrevi este post: http://autoblogpv8.blogspot.com.br/2013/10/formula-1-2013-2014-novo-piloto-da.html

Desde então mudei meu modo de pensar sobre algumas coisas. Sobre a parte de como ele conseguiu a vaga, deixa pra lá. É isso aí que eu já disse.

Antigamente, pilotos de categorias um pouco distantes do nível da Fórmula 1, migravam direto para a categoria maior e se davam bem. De gerações mais recentes, isso também não é incomum: Kimi Raikkonen, Jenson Button, Felipe Massa e Valtteri Bottas, por exemplo. Aliás, Bottas também chegou à Fórmula 1 esse ano como campeão da GP3, e Raikkonen testou o carro da categoria há pouco tempo, avaliando o mesmo como um bom carro de base para um F1. Sendo assim, por que subestimar o garoto?

Eu assisti ele na rodada dupla do GP de Abu Dhabi, na qual na primeira, ele já foi pole, venceu e se tornou campeão. Não acompanhei a temporada toda, mas se não me engano foi ele quem mais venceu (3 vezes) e subiu ao pódio em muitas outras etapas. Ele é rápido e preciso nas manobras. Tem bom controle do carro. Consegui ver seu potencial. Erros na Fórmula 1? É óbvio que vai cometer, e muitos, como qualquer estreante. Mas até os campeões veteranos erram. Com o tempo ele vai aprendendo e pegando o jeito da coisa.

O mais importante agora para Kvyat, é aproveitar a pré-temporada 2014 o máximo possível, para conhecer melhor um carro de Fórmula 1. Ele já tem uma certa (e surpreendente) experiência, eu sei. Mas é bom treinar mais, certo? Se ele não se atrapalhar demais e não ter muitos problemas, vai se dar bem. Esse garoto tem aquele algo a mais que chama a atenção, e pode ter muito sucesso.


Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário