segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Fórmula 1 2013 / 2014 - Novo piloto da Scuderia Toro Rosso

(Foto: Getty Images)
A Toro Rosso mais uma vez surpreendeu à todos com o anúncio de seu novo piloto. Jean Éric-Vergne permanece como titular com a promoção de Daniel Ricciardo para a Red Bull, e em 2014 terá como novo companheiro de equipe o russo Daniil Kvyat, de apenas 19 anos. Quem era esperado pela maioria das pessoas, era o português António Félix da Costa, do programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e que atualmente corre na World Series by Renault.

Na minha opinião, mesmo conhecendo bem pouco Kvyat, ele é uma boa aposta da Red Bull. No meio do ano passado ele fez um teste com o carro da Toro Rosso em Silverstone, e foi apenas quase 3 segundos menos rápido do que Sebastian Vettel no carro da Red Bull Racing. Isso para quem está por exemplo na GP2 Series, já seria um resultado satisfatório, ainda mais que ele deu poucas voltas. Aí é que vem o detalhe que chamou mais atenção: até então, ele corria apenas na Fórmula Renault Alps, que é uma das categorias mais, digamos, bem da base mesmo do automobilismo na Europa. Corre com motores de 2.0L sem nada de muito especial. Talvez seja inferior à um Fórmula 3. Ah! Aliás, esqueci de mencionar que ele foi campeão da F-Renault Alps de 2012.

Apesar de reconhecer o talento do russo, acho que a Toro Rosso está tentando fazer ele dar um salto maior do que a perna dele pode aguentar. Tudo bem que ele é bom e pode ficar melhor ainda na Fórmula 1. Mas acho que antes ele devia pelo menos passar um ano numa categoria menos distante da maior de todas. No mínimo na Auto GP, que corre com monopostos de 500 cv, mas se possível, seria melhor ele passar pela World Series by Renault, de 550 cv, ou pela GP2 Series, de 600 cv. Atualmente ele está na disputa pelo título da GP3 Series, que corre com um V6 aspirado de 3.5L e gera 400 cv de potência. Na Fórmula 1, a média de potência é de 750 cv. Pelo menos atualmente, já com os novos V6 turbo de 1.6L, não sei se vai fazer muita diferença.

Há boatos, com os quais Luiz Razia concorda, de que esta vaga na equipe menor da Red Bull estava sendo vendida. Pode ser que sim, ou pode ser que não. Patrocínio sempre tem influência, mas eles não devem escolher qualquer piloto. Daniil Kvyat já mostrou que pode ser competente.


Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário