sexta-feira, 7 de junho de 2013

Nada de final da corrida de Fórmula 1 ao vivo no domingo

Talvez alguns ainda não saibam, então aviso aqui que é bem provável que no Brasil não teremos transmissão ao vivo da corrida de Fórmula 1 no domingo, quando será disputado o GP do Canadá. Pelo menos não até o final, e sim apenas a primeira hora. Isso por causa do jogo entre Brasil e França (esse é o jogo mesmo? Porque mal acompanho este esporte), que começará no meio da prova.

"Paulo, mas no ano passado aconteceu a mesma coisa no GP dos Estados Unidos, e o SporTV transmitiu. Dessa vez não? Mas são três canais!"

Infelizmente, não. Ou pelo menos a corrida não está na programação de nenhum dos três canais SporTV. Se a Globo não pode transmitir, algum canal SporTV poderia. Era isso que eu e muitos esperançosos aguardávamos. Porém, sabe-se que no ano passado foram feitas muitas reuniões para que o sinal fosse liberado. Um contrato entre a FOM (que tem os direitos da F1) e a Globo (emissora com exclusividade da categoria no Brasil) não é tão simples. Talvez consigam fazer isso de última hora como foi no ano passado, ou talvez não. Não depende só da Globo querer ou não transmitir por ela ou por algum dos canais SporTV.

Claro que eu acho isso ruim, mas sejamos justos. Futebol (que está longe de ser meu esporte, mas sou obrigado a respeitar) gera muito mais audiência do que Fórmula 1, e mesmo que tivéssemos um campeão brasileiro líder do campeonato, o mesmo aconteceria. É o esporte mais popular do mundo, acredito eu. Além disso, não é que a Globo deixa o fã da Fórmula 1 de lado. Exemplo disso é que neste mesmo GP de 2011, com a paralisação da prova, o tempo limite da programação da Globo estourou, porque tinha partida de futebol depois da corrida. A Globo, com todo o poder que tem, conseguiu adiar o início dos jogos para continuar transmitindo a F1 ao vivo, e ainda assim não foi o bastante. Pararam de transmitir as imagens de Montreal, e começaram os jogos, mas quando a corrida voltou, pudemos ver o final dela ao vivo pela Globo, quando na última volta Sebastian Vettel escorregou e assim Jenson Button que vinha feroz na sua traseira conquistou a vitória.

Não é a primeira vez e nem a última que nós, fãs da velocidade, teremos este problema. Possivelmente acontecerá o mesmo com o GP dos EUA neste ano novamente, e como é normal o lucro falar mais alto em qualquer empresa, o futebol será prioridade e só será adiado quando isto estiver no controle da Globo como foi em 2011.

Pelo menos podemos ter um pouco de esperança que consigam novamente que a FOM permita a transmissão do SporTV, se não, que durante o jogo a Globo mostre trechos da corrida quando possível. Se mesmo assim não der, a Internet está aí para resolver este tipo de problema, entre outros. No último caso, o jeito será esperar pelo VT da prova, seja à noite na Globo ou no SporTV.


Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário