sexta-feira, 14 de junho de 2013

Hot Wheels de verdade

Sim, existem carros Hot Wheels de verdade, e eu não estou falando de carros fabricados em série customizados para parecerem HW, como este Punto. Falo de carros únicos, feitos para serem iguais as miniaturas.

Em 1964 a Dodge lançou sua pickup A100. Versão caminhonete de uma van.

Dodge A100 pickup
A montadora então decidir criar concursos de customização do seu mais novo carro. Surgiu o vencedor com um design bem, digamos, ousado para aquela época. Para vocês terem uma ideia, a pickup não tinha portas nas laterais, mas a sua dianteira que se abria para a entrada do motorista. Quanto ao seu nome, este foi dado por um garoto de 13 anos. O americano queria traduzir "golden" para o Espanhol, que seria "de oro", mas ele errou e escreveu "de ora". Juntaram as palavras, e assim nasceu o carro dourado Deora.

Deora
O carro ficou tão legal que a Hot Wheels decidiu fabricar a miniatura em 1968. Sim, o carro real veio antes do HW. Deora foi um sucesso tão grande entre os colecionadores, que foram lançadas várias edições com cores e formatos diferentes. O Deora foi até o carro de um jogo da produtora de miniaturas para o PlayStation 1 (eu tinha esse jogo).

Se com o Deora o carro real virou uma miniatura, décadas depois a história se inverteu com seu sucessor.

Em 2000, foi criado pela Hot Wheels o Deora II, mais moderno e futurista, mantendo a porta dianteira. Nos 35 anos da marca em 2003, foi criado o Deora II real. Entre os responsáveis pelo projeto, de longe um nome se destaca: Chip Foose, que penso não ser necessário dizer quem é. Para quem não sabe, ele pode ser um tema de um post futuro. Também em 2003 a Hot Wheels criou a sua série de animação "World Race", em que o protagonista Vert Wheeler corria com um Deora II, até o mesmo ser destruído na série seguinte "Acceleracers". Vert teve outros carros, e continuou protagonizando as séries, sendo a mais recente "Battle Force 5".

Deora II
Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário