quarta-feira, 20 de abril de 2011

McLaren MP4-4: O Carro Campeão de Ayrton Senna



No ano de 1988, Ayrton Senna da Silva entra para o time de Ron Dennis, a McLaren.

Em seu primeiro ano em uma equipe de ponta, e ainda tendo como companheiro um grande piloto, já campeão, Alain Prost, o brasileiro conquistou seu primeiro Título no Mundial de Fórmula 1.

Mas você conhece a máquina que o ajudou a ser campeão?

Na imagem, você vê Senna pilotando este bólido, o MP4-4. Eu não posso falar com toda certeza sobre as especificações do motor, alguns blogs dizem que era um Honda de 1500cm³ turbo, que rendia de 670cv à 700cv. Pode até ser isto (ou não), mas como podem ver, quem escreve em blog as vezes não tem certeza do que fala (como eu neste momento, né? - Rsrs). Bem, já li em alguma revista, provavelmente Quatro Rodas, ou Auto Esporte (que são as que eu tenho mais edições aqui), que estes motores Honda eram de 3.0L, e turbinados.

No programa Top Gear, da BBC (que por mim e por muitos, melhor programa automobilístico não há), tem um episódio homenageando Ayrton, e nele fala sobre o MP4-4, e diz que a potência deste carro, é de 1200cv, 450cv a mais que os motores de hoje (o motor mais potente da atual Fórmula 1, é o da Mercedes-Benz, que gera 750cv). Neste episódio de Top Gear, o carro de Senna foi pilotado por um de seus maiores fãs, Lewis Hamilton (já percebeu que o capacete de Lewis é muito parecido com o de Ayrton?).


Lewis Hamilton pilotando a McLaren MP4-4 de Ayrton Senna no Top Gear: http://www.youtube.com/watch?v=T0m4oUNAQgU Leva um tempinho para chegar nesta parte. As legendas não são as melhores, mas neste as imagens estão normais (nos outros vídeos, as imagens eram invertidas).


Bem, acho que isto é tudo.


Um abraço!

@paulovitorpv8

6 comentários:

  1. Esse carro foi o melhor de todos essa Mclaren acertou o blog que fala que esse brinquedo era impulsionado pelo motor 1,5 V6 e 1200 HP, foi o carro imbátivel da temporada 1988, simplesmenete faturaram 15 das 16 corridas daquela temporada 7 vitórias do Prost e 8 do Senna e de quebra o Brasileiro faturou seu primeiro título no GP do Japão de 1988.

    ResponderExcluir
  2. Eita! Então cada um tem 50% de razão rsrs. 50% para os outros blogs, po terem dito que era um Honda V6 1.5L (mas eles diziam que rendia de 670cv a 700cv), e 50% de razão para o pessoal do Top Gear, que disse que na verdade, esse motor gera mostruosos 1200cv de potência. Rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode crer, o rapaz ai se embabanou um pouco com as informações! kkkkkk

      Excluir
  3. Os motores turbo eram padronizados em 1500 cm² podendo ser 4 ou 6 cilindros em linha ou em "V". Quanto à potência variava muito do motor de classificação (1000 cv ou mais!) para o de corrida (em torno de 700cv). Porém nenhum fabricante divulgava (ou divulga) os valores, então estes valores eram estimados!

    ResponderExcluir
  4. Nao podemos esquecer q havia motores de corrida e motores de classificação.. E sem duvidas os de classificação passavam facil dos 1000 cv

    ResponderExcluir
  5. Nao podemos esquecer q havia motores de corrida e motores de classificação.. E sem duvidas os de classificação passavam facil dos 1000 cv

    ResponderExcluir