segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Possível corrupção de fiscais da Stock Car


Antes que venha processinho por calúnia pelo uso da palavra "corrupção", usei esta no sentido amplo. Corromper resultados, mais especificamente. Não no sentido penal jurídico. E eu disse apenas "possível", afinal, ninguém pode ser condenado sem julgamento. Também não citei e nem citarei nomes.

Dito isto, brace yourselves, the treta is coming! A informação vem da Folha de São Paulo, que teve acesso a conversas feitas em grupo via WhatsApp, entre os comissários da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) que trabalham na Stock Car.

Nesta conversa, fiscais que atuam há anos na categoria, falam das vezes que pilotos... ok, mais especificamente Cacá Bueno, não foi campeão por conta de penalidades aplicadas por eles. E riem. Em sua defesa, dizem que a conversa era em tom de brincadeira e que não há como punir por razões pessoais, afinal, eles só fiscalizam o cumprimento do regulamento.

Mas por mais que digam isso, brincadeira ou não, sem querer ser muito Hans Kelsen (Positivismo Jurídico), o que está escrito, expresso, positivado, mesmo com os "kkkkk", vai contra eles.

Por outro lado, pilotos e dirigentes que se sentiram injustamente prejudicados, embora também sejam suspeitos por isso, dizem que há artigos com pouca precisão, dando brechas para diferentes interpretações, e que há como provar tecnicamente o erro de um comissário.

Isso levantou uma série de suspeitas sobre a Stock Car, o que por si só não prejudica apenas a sua imagem, como pode causar uma crise dentro da própria categoria. Principalmente caso seja provado que essas punições foram dadas por implicância.

Atualização: com a repercussão do caso nas últimas horas, os comissários suspeitos envolvidos foram afastados pela CBA.

Atualização (01/03): CBA cria comissão de inquérito para investigar o caso nos próximos 30 dias.

Atualização (06/03): Diretor da Vicar, que organiza a Stock Car, Maurício Slaviero disse que seja qual for o resultado das investigações, não tem mais condições dos suspeitos voltarem à categoria.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!

Nenhum comentário:

Postar um comentário