domingo, 8 de novembro de 2015

Sobre a decisão da MotoGP


Este não é um texto para aprofundar muito na corrida de hoje em si, até porquê eu tenho pouca bagagem para tal. Mas da competição como um todo. Eu não aguentei. tinha que expressar sobre, e já vinha querendo fazê-lo há algumas semanas. Não o fiz por medo de escrever bobagem, rs.

O foco aqui nunca foi motociclismo, que raramente aparece nas páginas do AutoblogPV8. Mas não dá para não falar da decisão da MotoGP, que aconteceu hoje, em Valência, galera. A disputa esse ano chamou tanta atenção, que cá estou eu falando sobre. E eu vi pessoas que não acompanham esporte a motor nos lugares que eu frequento, comentando sobre.

Hoje aqui no Brasil, na Stock Car, que começaria um pouco depois da MotoGP, as equipes ainda nos boxes estavam acompanhando a corrida em Valência. 

Resta alguma dúvida sobre o sucesso da temporada 2015 da MotoGP?

Valentino Rossi e Jorge Lorenzo, os pilotos da Yamaha, foram os dois nomes que mais estiveram na boca do público da motovelocidade ao longo do ano todo. Marc Márquez só foi mais falado na reta final, mas não pelos melhores motivos.


Na etapa passada, na Malásia, Márquez - de forma suja - ficou induzindo Rossi ao erro, até que este perdeu a paciência - perfeitamente compreensível. Quando o espanhol ficou lado a lado novamente com o Doutor, como este havia o chamado, e ao aproximar demais a sua cabeça do joelho do italiano (se não chegou a apoiar, ia fazê-lo), este deu um chega pra lá que derrubou o piloto da Honda. Rossi errou? Todos nós faríamos o mesmo ali, mas errou. Porém Marc foi tão errado quanto, senão mais. Se puniram um, o outro também merecia punição. Aí ficou a injustiça, e nasceu uma torcida por Rossi em muitas pessoas que sequer acompanham este esporte.

Há quem diga que Márquez fez o que fez para ajudar o compatriota candidato ao título. Pode até ser, mas isso não necessariamente tira o mérito de Lorenzo. O agora tricampeão mundial (com mais 2 títulos na base) é um piloto de ponta, que perseguiu Valentino do início ao fim do campeonato. O Doutor liderou a temporada quase que por completo, mas acabou sendo ultrapassado nos últimos metros antes da linha de chegada. E Lorenzo foi um monstro neste final de semana.

E olha, não queria aumentar a treta, mas acho muita ingenuidade não querer acreditar que, sim, Márquez foi fiel escudeiro de seu compatriota candidato ao título nesta reta final do campeonato.

De qualquer forma, que prova de Rossi, hein? Hexacampeão "só" na MotoGP (tem mais 3 títulos nas categorias de base), aos 36 anos, com quase 20 anos de carreira e até hoje disputando em pé de igualdade com os talentos de outras gerações. Largou em último, fez uma corrida espetacular de recuperação, até chegar em 4º, beliscando o título.

Só não chegou ao pódio.


Este, foi formado por três espanhóis, com o do topo conquistando seu tricampeonato. E na Espanha. Lorenzo em 1º, o bicampeão consecutivo dos últimos anos, Márquez, em 2º, e Dani Pedrosa em 3º. Pedrosa, da Honda, também fez uma boa temporada. Não é um nome que aparece com muita força com tanta regularidade quanto os outros três, mas nem por isso deixa de ser um bom piloto. Aliás, não só isso, pois quando é o dia dele, rapaz, sai da frente.

Três espanhóis vaiados no pódio na Espanha, enquanto uma multidão exaltava não só a corrida do Doutor, mas quem ele é e tudo o que ele representa. Esse foi provavelmente o melhor pior título de Lorenzo (não tiro o mérito em termos de competência, mas que ficou feio, ficou).


Sim, e Valentino saiu da prova ovacionado, tanto por italianos que lotaram o autódromo de Valência, quanto por espanhóis, entre povos de outras nacionalidades, todos reconhecendo seu grande esforço (ao contrário do que brasileiros - geralmente leigos - fazem com seus atletas em qualquer esporte). Dispensa apresentações, né? Até que nunca viu MotoGP, sabe quem é Valentino Rossi. Minha torcida também foi por ele, mas reconheço o mérito do adversário também.

Valeu, Lorenzo! Valeu, Rossi! Valeu, Márquez! Valeu, Pedrosa! Todos vocês (e os outros também), deram um show especial esse ano! Que ano que vem seja ainda mais disputado, e vença o que se sair melhor entre os melhores.


Página do AutoblogPV8 no Facebook: https://www.facebook.com/Autoblogpv8

Um abraço!
Paulo Vitor

Nenhum comentário:

Postar um comentário